Impacto Econômico da Nova Doença do Corona-Vírus (Covid-19) nos Trabalhadores Migrantes, na Economia Rural e no Turismo na Índia

  • MD. SHAHNAWAZ ABDIN DEPARTMENT OF MANAGEMENT, SMBS, JAMIA HAMDARD, NEW DELHI
  • RAHUL KUMAR JAMIA HAMDARD, NEW DELHI

Resumo

O mundo atual está afetado pela pandemia de COVID-19, que causou inúmeros danos econômicos e custou milhares de vidas de pessoas em todo o mundo. Há tanto medo entre as massas, atividades econômicas estão fechadas, medidas preventivas estão sendo tomadas em todo o mundo. O mundo testemunhou muitas epidemias e pandemias no passado também, mas é a primeira vez na história que as economias estão em completo “bloqueio” em todo o mundo. O bloqueio ou fechamento de economias está causando inúmeros danos econômicos em todo o mundo. O presente artigo tem como objetivo analisar o impacto do COVID-19 no total da economia indiana em geral e na economia rural da Índia em particular, seu impacto sobre os assalariados diários e os trabalhadores migrantes. Além disso, o artigo também tenta analisar o impacto do COVID-19 no estudo de viagens e turismo na Índia, bem como em todo o mundo. A principal conclusão tirada do estudo é que a economia indiana está passando por um dos piores momentos e isso colocou os trabalhadores migrantes em uma situação incerta. Os setores de turismo, hotelaria, transporte, manufatura, agricultura etc. estão testemunhando enormes danos econômicos. A indústria do turismo foi a mais afetada na Índia e em todo o mundo devido ao surto da pandemia COVID-19 e cerca de 100 milhões de empregos diretos no turismo estão em risco. A taxa de crescimento do PIB na Índia deve cair para cerca de 2% no ano financeiro de 2020-21. Isso realmente será um grande motivo de preocupação e esforços econômicos drásticos serão necessários de todos os quadrantes para restaurar o equilíbrio da economia indiana.

Biografia do Autor

MD. SHAHNAWAZ ABDIN, DEPARTMENT OF MANAGEMENT, SMBS, JAMIA HAMDARD, NEW DELHI

* Ph.D. in Management/Jamia Hamdard, India (2017). Master of Business Administration/Jamia Hamdard, India (2002). Bachelor of Science/Science College, Patna University, India (1999). Full time Senior Assistant Professor and Researcher at the Department of Management, SMBS, Jamia Hamdard, New Delhi, India. Accredited Management Teacher (2011) and Web of Science Certified (2020). Resource person at BPST, New Delhi, India and NCGG (erstwhile NIAR), Mussoorie, India for MDPs and training. Reviewer for reputed journals. Areas of interest are Marketing Management, Consumer Behaviour, Green Marketing, Rural Marketing, Telecommunications and Digital Marketing. ORCID ID: https://orcid.org/0000-0003-2254-3156 [ msabdin76@gmail.com ]

RAHUL KUMAR, JAMIA HAMDARD, NEW DELHI

Master in Commerce/University of Delhi, India (2017). Degree in Commerce/University of Delhi, India (2015). He has worked as an Assistant Professor at University of Delhi, India where he taught the papers like Business Mathematics & Statistics, Economic Development and Policy, Business Organisation & Management, Computer Applications in Business at undergraduate level. Presently he is pursuing PhD in Management Studies from Department of Management, SMBS, Jamia Hamdard New Delhi, India. His area of study is Rural Marketing and Consumer Behaviour. ORCID ID:  https://orcid.org/0000-0003-0118-4203 [ rahulkumarr274@gmail.com ]

Publicado
2020-10-07