Vínculos entre Turismo, Eventos e o Patrimônio Imaterial em Juiz de Fora, Minas Gerais: uma reflexão sobre processo de registro do “Miss Brasil Gay”

  • Graziela Dias Pereira Universidade Federal de Juiz de Fora / UFJF
  • Edwaldo Sérgio dos Anjos Junior Universidade Federal de Juiz de Fora / UFJF
Palavras-chave: Cultura. Patrimônio histórico-cultural. Turismo de eventos. Miss Brasil Gay. Juiz de Fora/MG.

Resumo

A utilização do Patrimônio Cultural pelo turismo é cada vez mais frequente, o que pode contribuir para a preservação e resgate de tradições locais, que, de outro modo, tenderiam a desaparecer. Desta forma, o patrimônio cultural imaterial pode surgir como importante atrativo para o desenvolvimento do turismo cultural e turismo de eventos, com ênfase nos eventos culturais, já que as manifestações culturais, tidas aqui como eventos, podem ser de grande interesse para possíveis visitantes, bem como ser alvo de orgulho dos próprios anfitriões. Nesse sentido, o Miss Brasil Gay, evento realizado anualmente em Juiz de Fora, Minas Gerais se destaca por ser uma celebração tradicional que acontece há mais de trinta anos na cidade, o que possibilitou que fosse instituído o quarto Registro Imaterial do município. Portanto, este trabalho tem o objetivo de perceber as repercussões do registro deste evento sob a ótica dos atores que o promovem. E se justifica por ser uma pesquisa que discute como o processo de registro pode ou não favorecer mudanças em uma dada manifestação cultural; por contribuir com o debate acerca da relação entre bens registrados/tombados e o turismo. Além disso, dar-se-á voz aos principais organizadores do evento, com o intuito de analisar se, após o registro, houve alterações na realização dessa manifestação, o que, a princípio, parece se confirmar. 

Biografia do Autor

Graziela Dias Pereira, Universidade Federal de Juiz de Fora / UFJF
Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF.
Edwaldo Sérgio dos Anjos Junior, Universidade Federal de Juiz de Fora / UFJF
Mestre em Cultura & Turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz, Bahia. Professor Assistente do Departamento de Turismo.
Publicado
2012-05-08
Seção
RESULTADOS DE PESQUISA EMPÍRICA / EMPIRICAL RESEARCH RESULTS / RESULTADOS DE INVESTIGACIÓN EMPÍRICA