Vínculos entre Turismo, Eventos e o Patrimônio Imaterial em Juiz de Fora, Minas Gerais: uma reflexão sobre processo de registro do “Miss Brasil Gay”
Palavras-chave:
Cultura. Patrimônio histórico-cultural. Turismo de eventos. Miss Brasil Gay. Juiz de Fora/MG.Resumo
A utilização do Patrimônio Cultural pelo turismo é cada vez mais frequente, o que pode contribuir para a preservação e resgate de tradições locais, que, de outro modo, tenderiam a desaparecer. Desta forma, o patrimônio cultural imaterial pode surgir como importante atrativo para o desenvolvimento do turismo cultural e turismo de eventos, com ênfase nos eventos culturais, já que as manifestações culturais, tidas aqui como eventos, podem ser de grande interesse para possíveis visitantes, bem como ser alvo de orgulho dos próprios anfitriões. Nesse sentido, o Miss Brasil Gay, evento realizado anualmente em Juiz de Fora, Minas Gerais se destaca por ser uma celebração tradicional que acontece há mais de trinta anos na cidade, o que possibilitou que fosse instituído o quarto Registro Imaterial do município. Portanto, este trabalho tem o objetivo de perceber as repercussões do registro deste evento sob a ótica dos atores que o promovem. E se justifica por ser uma pesquisa que discute como o processo de registro pode ou não favorecer mudanças em uma dada manifestação cultural; por contribuir com o debate acerca da relação entre bens registrados/tombados e o turismo. Além disso, dar-se-á voz aos principais organizadores do evento, com o intuito de analisar se, após o registro, houve alterações na realização dessa manifestação, o que, a princípio, parece se confirmar.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo desta revista (ABET), entre 2011 e 2018, foi licenciado por Creative Commons, Atribuição Não Comercial / Sem Derivações / 4.0 / Internacional (CC BY-NC-ND 4.0). A partir de 2019, o tipo de licença que a revista passou a adotar é Creative Commons 4.0 / Internacional (CC BY 4.0).
Portanto, os autores concordam que as obras publicadas nesta revista estão sujeitas aos seguintes termos:
1. A Universidade Federal de Juiz de Fora, por meio do seu Observatório Econômico e Social do Turismo (OEST), aqui denominado como o editorial, conserva os direitos patrimoniais (direitos autorais) das obras publicadas.
© Observatório Econômico e Social do Turismo (OEST), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2019.
2. Pode-se copiar, usar, difundir, modificar, transmitir, expor publicamente, e inclusive usar para fins comerciais, desde que: i) seja citada a autoria e a fonte original de sua publicação (revista, editorial e URL da obra); ii) seja mencionada a existência e as especificações desta licença de uso.
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.









