Políticas educativas para estudiantes sordos

avances, desafíos y perspectivas para la inclusión

Autores/as

  • Osilene Maria Sá e Silva da Cruz Instituto Nacional de Educação de Surdos, Departamento de Ensino Superior, Programa de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil https://orcid.org/0000-0001-6566-8966
  • Catia Cilene Barreto de Jesus Instituto Nacional de Educação de Surdos, Departamento de Ensino Superior, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil https://orcid.org/0009-0007-0114-788X
  • Sabrina Ceia Lima Instituto Nacional de Educação de Surdos, Departamento de Ensino Superior, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil https://orcid.org/0009-0001-7131-4723
  • Tâmora Bianca Fidélis Ferreira Secretaria Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, Programa de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2025.v15.47125

Palabras clave:

Educación de sordos, Políticas públicas y educativas, Libras y portugués escrito, Accesibilidad lingüística

Resumen

La educación de las personas sordas viene superando muchos desafíos desde la antigüedad y, en Brasil, uno de los principales avances ocurrió con la legalización de la Lengua Brasileña de Señas (Libras) por la Ley nº 10.432/2002, una de las principales acciones para consolidar y Ampliar los derechos educativos y lingüísticos para el acceso y permanencia en los contextos escolares desde la Educación Infantil hasta la Educación Superior. Este artículo se basó en una investigación bibliográfica y documental y tiene como objetivo reflexionar sobre las políticas educativas dirigidas a los estudiantes sordos, ancladas en la perspectiva de la enseñanza bilingüe (Libras y portugués escrito), en los derechos lingüísticos, identitarios y culturales, en la formación profesional de profesores y traductores, intérpretes y la importancia de contar con materiales didácticos adaptados a las demandas de este público objetivo. Como resultado, la investigación muestra la trayectoria de la educación de los sordos en Brasil y sus principales enfoques de enseñanza y aprendizaje y los principales documentos legales que sustentan los derechos lingüísticos y educativos.

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Biografía del autor/a

Osilene Maria Sá e Silva da Cruz, Instituto Nacional de Educação de Surdos, Departamento de Ensino Superior, Programa de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Graduada Letras Português/Inglês (AEDB). Especialista em Atualização Pedagógica (CEP/UFRJ). Mestra em Estudos Linguísticos e Estudos da Tradução (UFMG). Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC SP). Pós-Doutoranda em Letras (UNIFESP). Professora do Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Atua como professora formadora e professora conteudista do Curso de Pedagogia do INES. Atua como professora permanente do curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão - UFF/CMPDI e professora visitante do Programa de Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão - UFF/PPGCTIN.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8086836093429390

Catia Cilene Barreto de Jesus, Instituto Nacional de Educação de Surdos, Departamento de Ensino Superior, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Graduanda em Pedagogia Bilíngue (INES). Bolsista de pesquisa PIC INES e Integrante do grupo de pesquisa "Compreensão e Produção Escrita em Língua Portuguesa como Segunda Língua: desafios, perspectivas e possibilidades". Tem domínio de Libras e tem interesse por pesquisas sobre a temática – ensino de Libras para crianças ouvintes.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5448824914463109

Sabrina Ceia Lima, Instituto Nacional de Educação de Surdos, Departamento de Ensino Superior, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Graduanda em Pedagogia Bilíngue (INES). Atualmente, atuo como professora e intérprete de Libras e sou pesquisadora na área de educação para surdos. Os objetivos de pesquisa envolvem analisar, discutir e elaborar estratégias, recursos e metodologias acessíveis para o processo de aprendizagem do aluno surdo, com ênfase no uso do par linguístico. Este projeto está inserido no contexto teórico e metodológico do grupo de pesquisa "Compreensão e Produção Escrita em Língua Portuguesa como Segunda Língua: desafios, perspectivas e possibilidades", do qual é pesquisadora e bolsista PIC. Atua também em elaboração de materiais didáticos e planejamento e elaboração de cursos de extensão voltados              para        graduandos          e              pós-graduandos                surdos.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8395846993481263

Tâmora Bianca Fidélis Ferreira, Secretaria Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, Programa de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Graduada em Pedagogia Bilíngue pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (DESU- INES), Pós-graduada em Neuropsicopedagogia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI) e Mestranda no Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense (CMPDI-UFF). Atua como professora da Educação Básica e na rede pública municipal do Rio de Janeiro. É pesquisadora na área da inclusão e na educação de surdos e atualmente trabalha como uma das profissionais responsáveis pelo Programa Reforço Rio, da Secretaria Municipal de Educação da cidade do Rio de janeiro. É integrante do grupo de pesquisa "Compreensão e Produção Escrita em Língua Portuguesa como Segunda Língua: desafios, perspectivas e possibilidades".

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7013691202703139

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Publicado

2025-09-09

Cómo citar

Cruz, O. M. S. e S. da, Jesus, C. C. B. de, Lima, S. C., & Ferreira, T. B. F. (2025). Políticas educativas para estudiantes sordos: avances, desafíos y perspectivas para la inclusión. Pesquisa E Debate Em Educação, 15, p. 1–15, e47125. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2025.v15.47125

Número

Sección

Pesquisa aplicada