Políticas educacionais para alunos surdos

avanços, desafios e perspectivas de inclusão

Autores

  • Osilene Maria Sá e Silva da Cruz Instituto Nacional de Educação de Surdos, Departamento de Ensino Superior, Programa de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil https://orcid.org/0000-0001-6566-8966
  • Catia Cilene Barreto de Jesus Instituto Nacional de Educação de Surdos, Departamento de Ensino Superior, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil https://orcid.org/0009-0007-0114-788X
  • Sabrina Ceia Lima Instituto Nacional de Educação de Surdos, Departamento de Ensino Superior, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil https://orcid.org/0009-0001-7131-4723
  • Tâmora Bianca Fidélis Ferreira Secretaria Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, Programa de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2025.v15.47125

Palavras-chave:

Educação de surdos, Políticas públicas e educacionais, Libras e português escrito, Acessibilidade linguística

Resumo

A educação de pessoas surdas vem superando muitos desafios desde a Antiguidade e, no Brasil, um dos principais avanços ocorreu com a legalização da Língua Brasileira de Sinais (Libras) pela Lei nº 10.436/2002, uma das principais ações para consolidar e ampliar direitos educacionais e linguísticos para o acesso e a permanência em contextos escolares desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. Este artigo se pautou em uma pesquisa bibliográfica e documental e tem como objetivo refletir sobre políticas educacionais voltadas para aprendizes surdos, ancoradas na perspectiva bilíngue de ensino (Libras e português escrito), em direitos linguísticos, identitários e culturais, na formação profissional de docentes e tradutores intérpretes e na importância de materiais didáticos adequados às demandas desse público-alvo. Como resultados, a pesquisa mostra a trajetória da educação de surdos no Brasil e suas principais abordagens de ensino e aprendizagem e os principais documentos jurídicos que amparam os direitos linguísticos e educacionais.

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Biografia do Autor

Osilene Maria Sá e Silva da Cruz, Instituto Nacional de Educação de Surdos, Departamento de Ensino Superior, Programa de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Graduada Letras Português/Inglês (AEDB). Especialista em Atualização Pedagógica (CEP/UFRJ). Mestra em Estudos Linguísticos e Estudos da Tradução (UFMG). Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC SP). Pós-Doutoranda em Letras (UNIFESP). Professora do Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Atua como professora formadora e professora conteudista do Curso de Pedagogia do INES. Atua como professora permanente do curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão - UFF/CMPDI e professora visitante do Programa de Programa de Pós-Graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão - UFF/PPGCTIN.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8086836093429390

Catia Cilene Barreto de Jesus, Instituto Nacional de Educação de Surdos, Departamento de Ensino Superior, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Graduanda em Pedagogia Bilíngue (INES). Bolsista de pesquisa PIC INES e Integrante do grupo de pesquisa "Compreensão e Produção Escrita em Língua Portuguesa como Segunda Língua: desafios, perspectivas e possibilidades". Tem domínio de Libras e tem interesse por pesquisas sobre a temática – ensino de Libras para crianças ouvintes.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5448824914463109

Sabrina Ceia Lima, Instituto Nacional de Educação de Surdos, Departamento de Ensino Superior, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Graduanda em Pedagogia Bilíngue (INES). Atualmente, atuo como professora e intérprete de Libras e sou pesquisadora na área de educação para surdos. Os objetivos de pesquisa envolvem analisar, discutir e elaborar estratégias, recursos e metodologias acessíveis para o processo de aprendizagem do aluno surdo, com ênfase no uso do par linguístico. Este projeto está inserido no contexto teórico e metodológico do grupo de pesquisa "Compreensão e Produção Escrita em Língua Portuguesa como Segunda Língua: desafios, perspectivas e possibilidades", do qual é pesquisadora e bolsista PIC. Atua também em elaboração de materiais didáticos e planejamento e elaboração de cursos de extensão voltados              para        graduandos          e              pós-graduandos                surdos.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8395846993481263

Tâmora Bianca Fidélis Ferreira, Secretaria Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, Programa de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Graduada em Pedagogia Bilíngue pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (DESU- INES), Pós-graduada em Neuropsicopedagogia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI) e Mestranda no Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense (CMPDI-UFF). Atua como professora da Educação Básica e na rede pública municipal do Rio de Janeiro. É pesquisadora na área da inclusão e na educação de surdos e atualmente trabalha como uma das profissionais responsáveis pelo Programa Reforço Rio, da Secretaria Municipal de Educação da cidade do Rio de janeiro. É integrante do grupo de pesquisa "Compreensão e Produção Escrita em Língua Portuguesa como Segunda Língua: desafios, perspectivas e possibilidades".

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7013691202703139

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Publicado

2025-09-09

Como Citar

Cruz, O. M. S. e S. da, Jesus, C. C. B. de, Lima, S. C., & Ferreira, T. B. F. (2025). Políticas educacionais para alunos surdos: avanços, desafios e perspectivas de inclusão. Pesquisa E Debate Em Educação, 15, p. 1–15, e47125. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2025.v15.47125

Edição

Seção

Pesquisa aplicada