Projeto de arquitetura dos Centros de Educação Infantil (CEI)
proposta de programa de necessidades
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2025.v15.46858Palavras-chave:
Centro de Educação Infantil, Estudos de caso de creches, Programa de necessidades, Espaços para a primeira infânciaResumo
Esta pesquisa aborda questões sobre o projeto arquitetônico dos Centros de Educação Infantil (CEIs) na cidade de São Paulo, com o objetivo de analisar as tipologias existentes, as necessidades de cada componente do programa e apresentar um programa fundamentado nessas análises. Estes resultados são parte de uma pesquisa maior que resultará em um projeto arquitetônico com várias opções para diferentes situações de implantação, elaborado com elementos pré-fabricados de concreto armado. Os procedimentos metodológicos incluem revisão da bibliografia, levantamentos de campo em CEIs, consulta a arquivos municipais e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), redesenhos, análises gráficas e tectônicas de projetos existentes e a proposta de um programa completo com seus dimensionamentos. Os resultados apresentam diretrizes para o programa de necessidades e seus pré-dimensionamentos, que serão basilares para a pesquisa, o ensino e a prática projetual.
Downloads
Referências
CAMARU, Juliana dos Santos. O cuidar e o educar na proposta e na programação de atendimento da creche da rede direta paulistana (1970-1982). In: PANIZZOLO, Claudia; CRUZ, José Ildon Gonçalves da. (org). Infância, cultura, história: a produção e os percursos da pesquisa. São Paulo: EFCLH-USP, 2024. p. 36-56. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/items/d29c5871-df31-4f90-ba88-8cf508b96c69. Acesso em: 24 nov. 2024.
CMSP. CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO. Semana de Debates sobre o atendimento à criança de zero a sete anos. São Paulo, 1974, p. 10.
ESTÚDIO FOLHA. Com fila zerada, creches de SP têm atendimento integral e 5 refeições ao dia. São Paulo, abr. 2024. Disponível em: https://estudio.folha.uol.com.br/prefeitura-de-saopaulo/2024/04/com-fila-zerada-acesocreches-de-sp-tem-atendimento-integral-e-5-refeicoes-ao-dia.shtml. Acesso em: 3 jun. 2024.
FUNDAÇÃO ABRINQ. Cenário da Infância e Adolescência no Brasil. São Paulo: Abrinq, 2024.
FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (Brasil). Diretoria de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais. Elaboração de projetos de edificações escolares: educação infantil / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Diretoria de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais. Brasília: FNDE, 2017. (Manual de Orientações Técnicas; v. 2). Disponível em: https://www.mprj.mp.br/documents/20184/1232335/volume_2elaboracao_de_projetos_ed._escolares_ed._infantil.pdf. Acesso em: 25 nov. 2024.
FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (FNDE). Disponível em: https://www.gov.br/fnde/pt-br. Acesso em: 15 ago. 2024.
FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (FNDE). Disponível em: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/proinfancia/projetos-arquitetonicos-para-construcao/projeto-tipo-1. Acesso em: 08 dez. 2024.
MAGISTÉRIO. Secretaria Municipal de Educação. Magistério, São Paulo, SME / COPED, Edição especial, n. 3., 2017. Disponível em: https://acervodigital.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/07/Rev-Magisterio-das-Creches.pdf. Acesso em: 3 jun. 2024.
MARCÍLIO, Maria Luiza. A roda dos expostos e a criança abandonada na história do Brasil: 1726-1950. História social da infância no Brasil. São Paulo: Cortez, 2016. Disponível em: https://biblio.fflch.usp.br/Marcilio_ML_56_2785923_ARodaDosExpostosEACriancaAbandonadaNaHistoriaDoBrasil1726-1950.pdf. Acesso em: 08 nov. 2024.
PREFEITURA DA CIDADE DE SÃO PAULO. Cidade de São Paulo Infraestrutura Urbana e Obras. 2022. Disponível em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/obras/empreendimentos/index.php?p=324097. Acesso em: 22 nov. 2024.
PREFEITURA DA CIDADE DE SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Educação Infantil Parcerias da Educação Infantil. [s.d]. Disponível em: http://dados.prefeitura.sp.gov.br/pt_PT/dataset/parcerias-ed-infantil. Acesso em: 10 out. 2024.
SANTOS, M. C. T. História dos Centros de Educação Infantil. Revista Gestão & Educação, ago. 2023, p. 64-71. Disponível em: http://revista.faconnect.com.br/index.php/GeE/article/view/404/383. Acesso em: 07 fev. 2024.
SCAVONE, Darci Terezinha de Luca. Marcas da história da creche na cidade de São Paulo: as lutas no cotidiano (1976-1984). Dissertação (mestrado) em Educação da Universidade São Francisco. Orientação de: Moysés Kuhlmann Junior. Itatiba, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rafael Antonio Cunha Perrone; Maria Augusta Justi Pisani; Rafael Patrick Schimidt

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.















