Projeto de arquitetura dos Centros de Educação Infantil (CEI)

proposta de programa de necessidades

Autores

  • Rafael Antonio Cunha Perrone Universidade Presbiteriana Mackenzie, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Maria Augusta Justi Pisani Universidade Presbiteriana Mackenzie, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, São Paulo, São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0002-0467-2854
  • Rafael Patrick Schimidt Universidade Presbiteriana Mackenzie, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, São Paulo, São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0001-8564-3707

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2025.v15.46858

Palavras-chave:

Centro de Educação Infantil, Estudos de caso de creches, Programa de necessidades, Espaços para a primeira infância

Resumo

Esta pesquisa aborda questões sobre o projeto arquitetônico dos Centros de Educação Infantil (CEIs) na cidade de São Paulo, com o objetivo de analisar as tipologias existentes, as necessidades de cada componente do programa e apresentar um programa fundamentado nessas análises. Estes resultados são parte de uma pesquisa maior que resultará em um projeto arquitetônico com várias opções para diferentes situações de implantação, elaborado com elementos pré-fabricados de concreto armado. Os procedimentos metodológicos incluem revisão da bibliografia, levantamentos de campo em CEIs, consulta a arquivos municipais e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), redesenhos, análises gráficas e tectônicas de projetos existentes e a proposta de um programa completo com seus dimensionamentos. Os resultados apresentam diretrizes para o programa de necessidades e seus pré-dimensionamentos, que serão basilares para a pesquisa, o ensino e a prática projetual.

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Biografia do Autor

Rafael Antonio Cunha Perrone , Universidade Presbiteriana Mackenzie, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, São Paulo, São Paulo, Brasil

Graduado em arquitetura e urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP,1974) mestre em Administração Pública pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP, 1983) doutor pela FAUUSP (1993) e livre-docente pela FAUUSP (2008). Professor de Projeto na graduação e pós-graduação na FAUUSP e na Universidade Presbiteriana Mackenzie (FAUMACK).
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3627961063335220

Maria Augusta Justi Pisani, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, São Paulo, São Paulo, Brasil

Graduada em Arquitetura e Urbanismo na Faculdade Farias Brito (1979) especialista em restauro pela FAUUSP (1982), mestra e doutora pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP,1998). Professora de Projeto no Instituto federal de São Paulo (IFSP,1985-2008). Professora do programa de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUMACK.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6763009040782062

Rafael Patrick Schimidt, Universidade Presbiteriana Mackenzie, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, São Paulo, São Paulo, Brasil

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2009). Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (FAUMACK, 2016). Professor de Projeto na FAUMACK.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5852315500215152

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Publicado

2025-12-10

Como Citar

Perrone , R. A. C., Pisani, M. A. J., & Schimidt, R. P. (2025). Projeto de arquitetura dos Centros de Educação Infantil (CEI) : proposta de programa de necessidades. Pesquisa E Debate Em Educação, 15, 1–17, e46858. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2025.v15.46858

Edição

Seção

Dossiê: Educação e espaços de ensino e aprendizagem: projeto e gestão