Inclusão digital e empoderamento na formação de professores

estudo dos programas federais Banda Larga nas Escolas, PROINFO Integrado, Portal do Professor e TV Escola

Autores

  • Adriana Nunes Zandonadi Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Araraquara, São Paulo, Brasil
  • Júlio César Zandonadi Instituto Federal São Paulo, Coordenadoria de Ensino Médio Integrado ao Técnico em Informática, Cubatão, São Paulo, Brasil
  • Lucila Pesce Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Educação, Guarulhos, São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0002-2562-2012

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.31849

Palavras-chave:

Formação de Professores, PROINFO-Integrado, Banda Larga nas Escolas, Portal do Professor, TV Escola

Resumo

O artigo discute a relação entre TDIC, empoderamento e formação de professores mediante pesquisa exploratória de quatro programas federais voltados à promoção da inclusão digital: Banda Larga nas Escolas, PROINFO-Integrado, Portal do Professor, TV Escola. Buscou-se uma abordagem metodológica dialética, com o intuito de identificar convergências e divergências, limites e possibilidades, permanências e rupturas desses programas em tela, com vistas a aprofundar a discussão sobre inclusão digital e formação de professores. Os resultados sinalizam que, apesar das históricas dificuldades dos programas investigados, eles contribuem parcialmente para o empoderamento de estudantes e professores das escolas públicas brasileiras, na medida em que concorrem para inclusão digital destes atores sociais. A promoção de políticas públicas de inclusão digital nas escolas é fundamental, desde que tais políticas estejam imbricadas ao projeto pedagógico das escolas e que a formação de professores assuma centralidade nesse processo.

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Biografia do Autor

Adriana Nunes Zandonadi, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Araraquara, São Paulo, Brasil

Graduada em Pedagogia (UNIFESP - Guarulhos). Mestranda em Educação Escolar (UNESP - Araraquara).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5334110822862522.

Júlio César Zandonadi, Instituto Federal São Paulo, Coordenadoria de Ensino Médio Integrado ao Técnico em Informática, Cubatão, São Paulo, Brasil

Graduado em Geografia (UNESP – Presidente Prudente). Mestre em Geografia (UNESP – Presidente Prudente). Doutor em Geografia (UNICAMP). Pós-Doutor em Geografia (UNESP – Presidente Prudente). Professor EBTT – Área de Geografia, Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de São Paulo - IFSP, Campus Cubatão-SP.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8325100287493334.    

Lucila Pesce, Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Educação, Guarulhos, São Paulo, Brasil

Graduada em Letras (Mackenzie – São Paulo). Mestra em Educação - Currículo (PUC – São Paulo). Doutora em Educação (PUC – São Paulo). Pós-Doutora em Educação (UNICAMP). Professora Associada 2 do Departamento de Educação, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus Guarulhos – SP.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4867232275873194.

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Publicado

2021-03-14

Como Citar

Zandonadi, A. N., Zandonadi, J. C., & Pesce, L. (2021). Inclusão digital e empoderamento na formação de professores: estudo dos programas federais Banda Larga nas Escolas, PROINFO Integrado, Portal do Professor e TV Escola. Pesquisa E Debate Em Educação, 11(1), 1–16, e31849. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.31849

Edição

Seção

Pesquisa aplicada