Inclusão digital e empoderamento na formação de professores
estudo dos programas federais Banda Larga nas Escolas, PROINFO Integrado, Portal do Professor e TV Escola
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.31849Palavras-chave:
Formação de Professores, PROINFO-Integrado, Banda Larga nas Escolas, Portal do Professor, TV EscolaResumo
O artigo discute a relação entre TDIC, empoderamento e formação de professores mediante pesquisa exploratória de quatro programas federais voltados à promoção da inclusão digital: Banda Larga nas Escolas, PROINFO-Integrado, Portal do Professor, TV Escola. Buscou-se uma abordagem metodológica dialética, com o intuito de identificar convergências e divergências, limites e possibilidades, permanências e rupturas desses programas em tela, com vistas a aprofundar a discussão sobre inclusão digital e formação de professores. Os resultados sinalizam que, apesar das históricas dificuldades dos programas investigados, eles contribuem parcialmente para o empoderamento de estudantes e professores das escolas públicas brasileiras, na medida em que concorrem para inclusão digital destes atores sociais. A promoção de políticas públicas de inclusão digital nas escolas é fundamental, desde que tais políticas estejam imbricadas ao projeto pedagógico das escolas e que a formação de professores assuma centralidade nesse processo.
Downloads
Referências
BARRETO, Raquel. Tecnologias na formação de professores: o discurso do MEC. Educ. Pesquisa. São Paulo, v.29, nº 2, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n2/a06v29n2.pdf Acesso em: jul. 2020.
BONILLA, Maria Helena. Políticas públicas para inclusão digital nas escolas. Motrivivência, ano XXII, n. 34, p. 40-60, jun. 2010. Disponível em: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/17135 Acesso em: jul. 2020.
BONILLA, Maria Helena; OLIVEIRA, Paulo Cezar. Inclusão digital: ambiguidade em curso. In: PRETO, Nelson, Maria Helena (orgs.). Inclusão digital: polêmica contemporânea. Salvador: EDUFBA, 2011, p.23-47. Disponível em: https//repositório.ufba.br/ri/4859/1/repositório-inclusão%20digital-polemico-final.pdf Acesso em: jul. 2020.
BRASIL. Presidência da República. Casa civil. Decreto 6.424, de 4 de abril de 2008. Altera e acresce dispositivos ao Anexo do Decreto no 4.769, de 27 de junho de 2003, que aprova o Plano Geral de Metas para a Universalização do Serviço Telefônico Fixo Comutado prestado no Regime Público - PGMU. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=2&data=07/04/2008 Acesso em: 25 ago. 2020.
CERQUEIRA, Giane M. Inclusão digital e formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Pesquisa de iniciação científica em Educação. Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Curso de Pedagogia. Julho de 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
GATTI, Bernadete; SÁ-BARRETTO, Elba. (coord.) Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001846/184682por.pdf Acesso em: jul. 2020.
GATTI, Bernadete et. al. (coord.) Políticas Docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002121/212183por.pdf Acesso em: jun. 2020.
LAVINAS, Lena; VEIGA, Alinne. Desafios do modelo brasileiro de inclusão digital pela escola. Cadernos de Pesquisa. 2013, vol. 43, n. 149, maio de 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v43n149/09.pdf. Acesso em: jul. 2020.
LEMOS, André. et. al. (orgs). Inclusão digital: polêmica contemporânea. Salvador: EDUFBA, 2008.p. 15-24. Disponível em: http://repositorio.ufba.br/ri/bitstrem/ri/4859/1/repositorio-inclusao%20digital-polemica-final.pdf Acesso em: jul. 2020.
PESCE, Lucila. Formação online de educadores sob enfoque dialógico: da racionalidade instrumental à racionalidade comunicativa. Revista Quaestio, v. 12, p. 25-61, jul. 2010. Disponível em: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/quaestio/article/view/177/177. Acesso: 25 ago. 2020.
PESCE, Lucila; LIMA, Valéria. Linha de pesquisa inclusão digital e formação de professores: relato analítico do trabalho desenvolvido no curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo. Revista Contemporaneidade, Educação e Tecnologia, v. 1, n. 2. p. 29-41, 2012. Disponível em: http://revistacontemporaneidadeeducacaoetecnologia02.files.wordpress.com/2012/04/unifesp_2012.pdf Acesso em: out. 2017.
PESCE, Lucila; BRUNO, Adriana R. Educação e inclusão digital: consistências e fragilidades no empoderamento dos grupos sociais. Dossiê - In/exclusão digital e Educação. Educação (PUC RS). v. 38, n. 03, set.-dez. 2015. p. 349-357. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/21779. Acesso em: 25 ago. 2020.
ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.
SILVA, Helena; JAMBEIRO, Othon; LIMA, Jussara. Inclusão digital e educação para a competência informacional: uma questão de ética e cidadania. Ci. Inf., Brasília, v. 34, n. 21, jan.-abr. 2005, p. 28-36. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v34n1/a04v34n1.pdf. Acesso em: 1 out. 2017.
SILVEIRA, Sérgio Amadeu. A noção de exclusão digital diante das exigências de uma cibercidadania. In: HETKOWSKI, Tânia Maria (Org.). Políticas públicas & inclusão digital. Salvador: EDUFBA, 2008.
ZANDONADI, Adriana Nunes. Programas de inclusão digital e formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: estudo exploratório do Programa Banda Larga nas Escolas e do Programa PROINFO Integrado. 2017a. Iniciação Científica. Graduação em Pedagogia. Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.
ZANDONADI, Adriana Nunes. Renovação - Programas de inclusão digital e formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: estudo exploratório dos Programas Portal do Professor e TV Escola. 2017b. Iniciação Científica. Graduação em Pedagogia. Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Adriana Nunes Zandonadi; Júlio César Zandonadi; Lucila Pesce
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.