Digital inclusion and empowerment in teacher training

study of federal programs Banda Larga nas Escolas, PROINFO Integrado, Portal do Professor e TV Escola

Authors

  • Adriana Nunes Zandonadi Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Araraquara, São Paulo, Brasil
  • Júlio César Zandonadi Instituto Federal São Paulo, Coordenadoria de Ensino Médio Integrado ao Técnico em Informática, Cubatão, São Paulo, Brasil
  • Lucila Pesce Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Educação, Guarulhos, São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0002-2562-2012

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.31849

Keywords:

Teachers training, PROINFO-Integrado, Banda Larga nas Escolas, Portal do Professor, TV Escola

Abstract

The article discusses the relationship between DICT, empowerment, and teacher training through exploratory research of four federal programs of digital inclusion: Banda Larga nas Escolas, PROINFO-Integrado, Portal do Professor, TV Escola. It used a dialectical methodological approach, to identify convergences and divergences, limits and possibilities, stays and ruptures of these programs on screen, to strengthen the discussion on digital inclusion and teacher training. The results indicate that, despite the historical difficulties of these programs, they partially contribute to the empowerment of students and teachers in Brazilian public schools, as they contribute to the digital inclusion of these social actors. The promotion of public policies for digital inclusion in schools is important if such policies are intertwined with the schools' pedagogical project and that teacher training takes center stage in this process.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Adriana Nunes Zandonadi, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Araraquara, São Paulo, Brasil

Graduada em Pedagogia (UNIFESP - Guarulhos). Mestranda em Educação Escolar (UNESP - Araraquara).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5334110822862522.

Júlio César Zandonadi, Instituto Federal São Paulo, Coordenadoria de Ensino Médio Integrado ao Técnico em Informática, Cubatão, São Paulo, Brasil

Graduado em Geografia (UNESP – Presidente Prudente). Mestre em Geografia (UNESP – Presidente Prudente). Doutor em Geografia (UNICAMP). Pós-Doutor em Geografia (UNESP – Presidente Prudente). Professor EBTT – Área de Geografia, Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de São Paulo - IFSP, Campus Cubatão-SP.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8325100287493334.    

Lucila Pesce, Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Educação, Guarulhos, São Paulo, Brasil

Graduada em Letras (Mackenzie – São Paulo). Mestra em Educação - Currículo (PUC – São Paulo). Doutora em Educação (PUC – São Paulo). Pós-Doutora em Educação (UNICAMP). Professora Associada 2 do Departamento de Educação, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus Guarulhos – SP.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4867232275873194.

References

BARRETO, Raquel. Tecnologias na formação de professores: o discurso do MEC. Educ. Pesquisa. São Paulo, v.29, nº 2, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v29n2/a06v29n2.pdf Acesso em: jul. 2020.

BONILLA, Maria Helena. Políticas públicas para inclusão digital nas escolas. Motrivivência, ano XXII, n. 34, p. 40-60, jun. 2010. Disponível em: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/17135 Acesso em: jul. 2020.

BONILLA, Maria Helena; OLIVEIRA, Paulo Cezar. Inclusão digital: ambiguidade em curso. In: PRETO, Nelson, Maria Helena (orgs.). Inclusão digital: polêmica contemporânea. Salvador: EDUFBA, 2011, p.23-47. Disponível em: https//repositório.ufba.br/ri/4859/1/repositório-inclusão%20digital-polemico-final.pdf Acesso em: jul. 2020.

BRASIL. Presidência da República. Casa civil. Decreto 6.424, de 4 de abril de 2008. Altera e acresce dispositivos ao Anexo do Decreto no 4.769, de 27 de junho de 2003, que aprova o Plano Geral de Metas para a Universalização do Serviço Telefônico Fixo Comutado prestado no Regime Público - PGMU. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=2&data=07/04/2008 Acesso em: 25 ago. 2020.

CERQUEIRA, Giane M. Inclusão digital e formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Pesquisa de iniciação científica em Educação. Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Curso de Pedagogia. Julho de 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

GATTI, Bernadete; SÁ-BARRETTO, Elba. (coord.) Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001846/184682por.pdf Acesso em: jul. 2020.

GATTI, Bernadete et. al. (coord.) Políticas Docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0021/002121/212183por.pdf Acesso em: jun. 2020.

LAVINAS, Lena; VEIGA, Alinne. Desafios do modelo brasileiro de inclusão digital pela escola. Cadernos de Pesquisa. 2013, vol. 43, n. 149, maio de 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v43n149/09.pdf. Acesso em: jul. 2020.

LEMOS, André. et. al. (orgs). Inclusão digital: polêmica contemporânea. Salvador: EDUFBA, 2008.p. 15-24. Disponível em: http://repositorio.ufba.br/ri/bitstrem/ri/4859/1/repositorio-inclusao%20digital-polemica-final.pdf Acesso em: jul. 2020.

PESCE, Lucila. Formação online de educadores sob enfoque dialógico: da racionalidade instrumental à racionalidade comunicativa. Revista Quaestio, v. 12, p. 25-61, jul. 2010. Disponível em: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/quaestio/article/view/177/177. Acesso: 25 ago. 2020.

PESCE, Lucila; LIMA, Valéria. Linha de pesquisa inclusão digital e formação de professores: relato analítico do trabalho desenvolvido no curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo. Revista Contemporaneidade, Educação e Tecnologia, v. 1, n. 2. p. 29-41, 2012. Disponível em: http://revistacontemporaneidadeeducacaoetecnologia02.files.wordpress.com/2012/04/unifesp_2012.pdf Acesso em: out. 2017.

PESCE, Lucila; BRUNO, Adriana R. Educação e inclusão digital: consistências e fragilidades no empoderamento dos grupos sociais. Dossiê - In/exclusão digital e Educação. Educação (PUC RS). v. 38, n. 03, set.-dez. 2015. p. 349-357. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/21779. Acesso em: 25 ago. 2020.

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.

SILVA, Helena; JAMBEIRO, Othon; LIMA, Jussara. Inclusão digital e educação para a competência informacional: uma questão de ética e cidadania. Ci. Inf., Brasília, v. 34, n. 21, jan.-abr. 2005, p. 28-36. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v34n1/a04v34n1.pdf. Acesso em: 1 out. 2017.

SILVEIRA, Sérgio Amadeu. A noção de exclusão digital diante das exigências de uma cibercidadania. In: HETKOWSKI, Tânia Maria (Org.). Políticas públicas & inclusão digital. Salvador: EDUFBA, 2008.

ZANDONADI, Adriana Nunes. Programas de inclusão digital e formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: estudo exploratório do Programa Banda Larga nas Escolas e do Programa PROINFO Integrado. 2017a. Iniciação Científica. Graduação em Pedagogia. Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.

ZANDONADI, Adriana Nunes. Renovação - Programas de inclusão digital e formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: estudo exploratório dos Programas Portal do Professor e TV Escola. 2017b. Iniciação Científica. Graduação em Pedagogia. Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.

Published

2021-03-14

How to Cite

Zandonadi, A. N., Zandonadi, J. C., & Pesce, L. (2021). Digital inclusion and empowerment in teacher training: study of federal programs Banda Larga nas Escolas, PROINFO Integrado, Portal do Professor e TV Escola. Pesquisa E Debate Em Educação, 11(1), 1–16, e31849. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.31849

Issue

Section

Applied research