A Fundação Helena Antipoff e o polo de educação integral “Escola de Helena”

percepções obre educação integral, tempos, espaços e participação comunitária

Autores

  • Cláudio Magalhães Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil https://orcid.org/0000-0001-7689-2218
  • Elisabeth Gonçalves de Souza Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro – Celso Suckow da Fonseca, Petrópolis, Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0003-4458-1997
  • Amanda Sangy Quiossa Universidade Federal de Juiz de Fora, Centro de Avaliação da Educação, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil https://orcid.org/0000-0002-8984-5119

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.31735

Palavras-chave:

Educação integral, Implementação de políticas públicas, Educação Básica

Resumo

Discutimos, neste texto, o processo de implementação de um Polo de Educação Integral e Integrada, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG). Nosso objetivo era compreender quais as contribuições e os limites gerados pela implementação de um Polo de Educação Integral na Fundação Helena Antipoff para atendimento de alunos de quatro escolas situadas no município de Ibirité (MG). Buscamos investigar, a partir de entrevistas com gestores, professores e oficineiros envolvidos no processo de implementação do polo, quais os obstáculos e aprendizados podem advir de uma experiência como esta.

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Biografia do Autor

Cláudio Magalhães, Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Graduado em Letras (Língua Portuguesa/Inglesa e suas literaturas) pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública (CAED/UFJF). Informações complementares: Técnico da Educação na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Atua na Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores (EFDP) com o Gerenciamento da equipe responsável pelo Livro e Material Didático.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4489345919154323.

Elisabeth Gonçalves de Souza, Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro – Celso Suckow da Fonseca, Petrópolis, Rio de Janeiro

Licenciada em Pedagogia (UNIPAC/Barbacena). Mestre em Educação (UFSJ). Doutora em Estudos Linguísticos (UFMG). Professora EBTT do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro Celso Suckow da Fonseca (Lotada na Licenciatura em Física do Campus Petrópolis). Professora Colaboradora do Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (CAED/UFJF).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3039791823743863.

Amanda Sangy Quiossa, Universidade Federal de Juiz de Fora, Centro de Avaliação da Educação, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil

Graduada em História (UFJF). Mestre em Educação (PPGE/UFJF). Suporte de Orientação (PPGP/CAEd/UFJF).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6424742707545368.

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Publicado

2021-06-03

Como Citar

Magalhães, C., Souza, E. G. de ., & Quiossa, A. S. (2021). A Fundação Helena Antipoff e o polo de educação integral “Escola de Helena”: percepções obre educação integral, tempos, espaços e participação comunitária. Pesquisa E Debate Em Educação, 11(1), 1–16, e31735. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.31735

Edição

Seção

Pesquisa aplicada