The Helena Antipoff Foundation and “The Helena School” Polo for integral education

perceptions of integral education, times, spaces, and community participation

Authors

  • Cláudio Magalhães Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil https://orcid.org/0000-0001-7689-2218
  • Elisabeth Gonçalves de Souza Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro – Celso Suckow da Fonseca, Petrópolis, Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0003-4458-1997
  • Amanda Sangy Quiossa Universidade Federal de Juiz de Fora, Centro de Avaliação da Educação, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil https://orcid.org/0000-0002-8984-5119

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.31735

Keywords:

Integrated education, Implementation of public policies, Basic education

Abstract

In this text we discuss the process of implementation of an Integral and Integrated Education Center located in the metropolitan area of Belo Horizonte (MG). We aimed to understand the contributions and the limits generated by the implementation of an Integral Education Center at the Helena Antipoff Foundation to assist students from four schools located in the municipality of Ibirité (MG). We seek to investigate, from interviews with managers, teachers and workshops involved in the implementation process of the implementation of an Integral Education Center, what obstacles and learning can come from such an experience.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Cláudio Magalhães, Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Graduado em Letras (Língua Portuguesa/Inglesa e suas literaturas) pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública (CAED/UFJF). Informações complementares: Técnico da Educação na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Atua na Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores (EFDP) com o Gerenciamento da equipe responsável pelo Livro e Material Didático.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4489345919154323.

Elisabeth Gonçalves de Souza, Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro – Celso Suckow da Fonseca, Petrópolis, Rio de Janeiro

Licenciada em Pedagogia (UNIPAC/Barbacena). Mestre em Educação (UFSJ). Doutora em Estudos Linguísticos (UFMG). Professora EBTT do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro Celso Suckow da Fonseca (Lotada na Licenciatura em Física do Campus Petrópolis). Professora Colaboradora do Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (CAED/UFJF).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3039791823743863.

Amanda Sangy Quiossa, Universidade Federal de Juiz de Fora, Centro de Avaliação da Educação, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil

Graduada em História (UFJF). Mestre em Educação (PPGE/UFJF). Suporte de Orientação (PPGP/CAEd/UFJF).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6424742707545368.

References

BRASIL. Plano Nacional de Educação 2014-2024: Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014. 86 p. (Série legislação, n. 125)

BRASIL. Portaria Normativa Interministerial n° 17, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa Mais Educação que visa fomentar a educação integral de crianças, adolescentes e jovens, por meio do apoio a atividades sócio-educativas no contraturno escolar. Diário Oficial da União, 26 abr. 2007.

BRASIL. Programa Mais Educação: passo a passo. Brasília: MEC/Secad, 2009d. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/passoapasso_maiseducacao.pdf. Acesso em: 1 fev. 2017.

BRASIL. Programa Novo Mais Educação. Brasília: MEC 2016. Disponível em: http://http://portal.mec.gov.br/programa-mais-educacao.pdf. Acesso em: 1 set. 2017.

CAVALIERE, Ana Maria. Escolas de tempo integral versus alunos em tempo integral. Revista em Aberto, Brasília, v. 22, n. 80, p. 51-63, abr. 2009. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/2220/2187. Acesso em: 15 maio 2017.

CENTRO DE REFERÊNCIA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL. O que é Educação Integral. 2017. Disponível em https://educacaointegral.org.br/. Acesso em: 15 maio 2017.

MOLL, Jaqueline. Jaqueline Moll e a Educação Integral. [Entrevista concedida a Yuri Corrêa] Site da Revista UFRGS Ciência. Porto Alegre, 10 Mar. 2017. Disponível em: http://www.ufrgs.br/secom/ciencia/jaqueline-moll-e-a-educacao-integral/

GONÇALVES, Antônio Sérgio. Reflexões sobre educação integral e escola de tempo integral. Cadernos Cenpec | Nova série, [S.l.], v. 1, n. 2, aug. 2006. Disponível em: http://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/136/168. Acesso em: 23 set. 2017.

GUARÁ, I. M. F. R. Educação e desenvolvimento integral: articulando saberes na escola e além da escola. Revista em Aberto, Brasília, v. 22, n. 80, p. 65-81, abr. 2009.

MENDONÇA, Mercês Pietsch Cunha; LOBATO, Iolene Mesquita; FARIA, Cleonice Borges Ribeiro. Educação integral e os espaços educativos: um diálogo necessário. Revista Conjectura: Filos. Educ., Caxias do Sul, v. 18, n. 2, p. 42-52, maio/ago. 2013. Disponível em: www.google.com.br/search?q=Polos+de+Educação+ampliam+ações+da+Educação+Integral+em+MG&ie=utf-8&oe=utf-8&client=firefox-b&gws_rd=cr&ei=duhUWbjRCcGjwATj26zYDg#q=Educação+integral+e+os+espaços+educativos:+um+diálogo+necessário. Acesso em: 21 maio 2017.

MINAS GERAIS. Decreto Nº 44658, de 20 de novembro de 2007. Estabelece o estatuto da Fundação Helena Antipoff – FHA. Disponível em: http://www.almg.gov.br/consulte/legislacao/completa/completa.html?tipo=DEC&num=44658&ano=2007. Acesso em: 3 mar. 2017.

MINAS GERAIS. Documento orientador das ações de educação integral no estado de Minas Gerais: ampliação de direitos, tempos e espaços educativos. Versão II. 2015. 22p.

MINAS GERAIS. Documento orientador das ações de educação integral no estado de Minas Gerais: educação integral e integrada. Versão III. 2017. 78p.

MOLL, Jaqueline (Org.). Caminhos da Educação Integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2014. 504 p.

MOLL, Jaqueline. O PNE e a educação integral: Desafios da escola de tempo completo e formação integral. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 8, n. 15, p. 369-381, jul./dez. 2014. Disponível em: http://www.esforce.org.br. Acesso em: 17 abr. 2017.

RIBEIRO, Darcy. Centros Integrados de Educação Pública: uma nova escola. Revista Estudos Avançados. v. 5, n. 13. São Paulo, set./dez. 1991.

RIBEIRO, Raiana. Educação em tempo integral não é sinônimo de educação integral. Revista Portal Aprendiz. set. 2009. Disponível em: http://portal.aprendiz.uol.com.br/arquivo/2011/09/19/educacao-em-tempo-integral-nao-e-sinonimo-de-educacao-integral/. Acesso em: 15 set. 2017.

Published

2021-06-03

How to Cite

Magalhães, C., Souza, E. G. de ., & Quiossa, A. S. (2021). The Helena Antipoff Foundation and “The Helena School” Polo for integral education: perceptions of integral education, times, spaces, and community participation. Pesquisa E Debate Em Educação, 11(1), 1–16, e31735. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.31735

Issue

Section

Applied research