Prácticas curriculares obligatorias
aportes a la culminación de cursos técnicos en el Centro Federal de Educación Tecnológica de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2023.v13.38250Palabras clave:
educación profesional, educación integrada, relación teoría-práctica, educación y trabajo, enseñanza integradaResumen
La pasantía obligatoria es una oportunidad para adquirir habilidades para el trabajo y para contextualizar el aprendizaje dentro del plan de estudios. Este texto tiene como objetivo analizar la normativa de <omitido para revisión ciega> sobre la práctica curricular obligatoria y verificar la práctica profesional supervisada obligatoria y su relación con los conceptos de Educación Profesional y Tecnológica (EPT) en la visión de los estudiantes de los cursos técnicos de Edificaciones, Informática y Mecatrónica, inscritos en el Seminario de Terminación de Cursos Técnicos en Educación Profesional y Tecnológica (SECLEPT), de 2017 a 2019. La investigación se caracteriza como cuali-cuantitativa, descriptiva y exploratoria, utilizando análisis de documentos. Los análisis mostraron que el internado debe tener como principio educativo el trabajo y, para los estudiantes, es una etapa importante en su formación integral. Sin embargo, es necesario alinear las normas de la institución en relación con el tratamiento dado a la pasantía para adaptarlas a la Ley nº. 11.788/2008. Además, verificamos un aumento en el tiempo para la conclusión de cursos técnicos más allá de lo previsto en la normativa de la institución.
Descargas
Citas
BRASIL. Lei n. 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996; revoga as Leis nos 6.494, de 7 de dezembro de 1977, e 8.859, de 23 de março de 1994, o parágrafo único do art. 82 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e o art. 6o da Medida Provisória no 2.164-41, de 24 de agosto de 2001; e dá outras providências. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm. Acesso em: 23 maio 2021.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CEB n. 1, de 5 de janeiro de 2021. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Tecnológica. 2021. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=167931-rcp001-21&category_slug=janeiro-2021-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 23 maio 2021
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Parecer CNE/CEB n. 35/2003. Aprova Projeto de Resolução que estabelece Diretrizes Nacionais para a organização e a realização de Estágio de alunos da Educação Profissional e do Ensino Médio. 2003. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pceb35_03.pdf. Acesso em: 23 maio 2021.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CEB Nº 1, de 21 de janeiro de 2004. Estabelece Diretrizes Nacionais para a organização e a realização de Estágio de alunos da Educação Profissional e do Ensino Médio, inclusive nas modalidades de Educação Especial e de Educação de Jovens e Adultos. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=12979. 2004. Acesso em: 23 maio 2021.
CEFET-MG. Resolução CD-069/08, de 02 de junho de 2008. Aprova o Estatuto do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Belo Horizonte, CEFET-MG, 2008. Disponível em: https://www.dedc.cefetmg.br/wp-content/uploads/sites/79/2022/01/RESOLUCAO-CD-069-08-ESTATUTO-CEFET-MG.pdf. Acesso em: 7 jun. 2022.
CEFET-MG. Resolução CEPE-01/14, de 24 de janeiro de 2014. Aprova as Normas Acadêmicas dos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Belo Horizonte, CEFET-MG, 2014. Disponível em: https://www.demdv.cefetmg.br/wp-content/uploads/sites/54/2017/05/Normas-Acad%c3%aamicas-Cursos-T%c3%a9cnicos.pdf. Acesso em: 7 jun. 2022.
CEFET-MG. Resolução CEPE-07/16, de 09 de maio de 2016. Aprova as Diretrizes Político-Pedagógicas para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio do CEFET-MG. Belo Horizonte, CEFET-MG, 2016a. Disponível em: https://www.dept.cefetmg.br/orientacoes-para-elaboracao-de-ppc/. Acesso em: 7 jun. 2022.
CEFET-MG. Edital nº 84, de 17 de junho de 2016. Convocação de discentes para regularização de situação em cursos de EPTNM. CEFET-MG, 2016b. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=3&pagina=23&data=13/07/2016. Acesso em: 11 jun. 2022.
CEFET-MG. Resolução CEPT- 18/16, de 08 de julho de 2016. Aprova a substituição do Regulamento de Estágio Curricular Obrigatório dos cursos da Educação Profissional e Tecnológica do CEFET-MG, aprovado pela Resolução CEPT-19/14, de 22 de dezembro de 2014, e alterado pela Resolução CEPT-24/15, de 27 de agosto de 2015. Belo Horizonte, CEFET-MG, 2016c. Disponível em: https://www.dept.cefetmg.br/wp-content/uploads/sites/80/2018/02/Res-CEPT-18_16-Aprova-a-substitui%c3%a7%c3%a3o-do-Regulamento-de-Est%c3%a1gio_Alterado.pdf. Acesso em: 8 jun. 2022.
CEFET-MG. Resolução CEPT- 01/20, de 31 de janeiro de 2020. Altera, ad referendum, o Regulamento de Estágio Supervisionado dos Cursos da Educação Profissional e Tecnológica do CEFET-MG, aprovado pela Resolução CEPT-19/14, de 22 de dezembro de 2014, e alterado pela Resolução CEPT-24/15, de 27 de agosto de 2015, e pela Resolução CEPT-18/16, de 08 de julho de 2016. Belo Horizonte, CEFET-MG, 2016. Disponível em: https://www.dept.cefetmg.br/wp-content/uploads/sites/80/2020/01/Res-CEPT-01_20-Altera-o-regulamento-de-Est%C3%A1gio-Supervisionado-EPT.pdf. 2016. Acesso em: 11 jun. 2022.
CIAVATTA, Maria. RAMOS. Marise. Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil: Dualidade e fragmentação. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 5, n. 8, p. 27-41, jan./jun. 2011. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/45/42. Acesso em: 25 maio 2022.
FERNANDES, R.L. Ensino médio integrado ao técnico, no CEFET-MG Unidade Varginha: o trabalho como princípio educativo. 2022. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas, Poços de Caldas, 2022.
FRIGOTTO, G.; ARAUJO, R.M.L. Práticas Pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão. Natal: UFRN, v. 52, n.38. mai/ago. p. 61-80, 2015. DOI | 10.21680/1981-1802.2015v52n38ID7956. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7956/5723. Acesso em: 25 maio 2022.
IBGE. Painel de Indicadores. IBGE explica desemprego. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/explica/desemprego.php. Acesso em: 8 jun. 2022.
MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.M. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
NOSELLA, P. Ensino Médio: em busca do princípio pedagógico. Educação e Sociedade. SP, v. 32, n. 117, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/wFtvf3SFQR6y5qfVvNPmY8s/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 jun. 2022.
RAMOS, M.N. O" novo" ensino médio à luz de antigos princípios: trabalho, ciência e cultura. Boletim Técnico do Senac, v. 29, n. 2, p. 18-27, maio/ago. 2003. Disponível em: https://www.bts.senac.br/bts/article/view/522. Acesso em: 15 jun. 2022.
RAMOS, M.N. Concepção do Ensino Médio Integrado. Texto apresentado em seminário promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Pará nos dias 08-09/maio/2008. Disponível em: http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org.br.go/files/concepcao_do_ensino_medio_integrado5.pdf. Acesso em: 15 jun. 2022.
RAMOS, M.N. História e política da educação profissional. Coleção Formação Pedagógica. Volume V. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. Disponível em: https://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2016/05/Hist%C3%B3ria-e-pol%C3%ADtica-da-educa%C3%A7%C3%A3o-profissional.pdf. Acesso em: 25 maio 2022.
SARAIVA, A. Desemprego fica em 11,8%, com recorde no emprego sem carteira. Agência IBGE Notícias. Editoria Estatísticas Sociais. 31 de out. de 2019. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/25815-desemprego-fica-em-11-8-com-recorde-no-emprego-sem-carteira. Acesso em: 7 dez. 2019.
SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação. v. 12, n. 34, p. 152-180, jan./abr. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/wBnPGNkvstzMTLYkmXdrkWP/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 7 jun. 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Roger Lourenço Fernandes; Sueli Machado Pereira de Oliveira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.