Aproximações entre as metodologias ativas e as teorias da aprendizagem

Autores

  • Thiago Jovane Nascimento Instituto Federal Catarinense, Programa de Pós-Graduação em Educação, Camboriú, SC, Brasil https://orcid.org/0000-0003-4055-940X
  • Marilane Maria Wolff Paim Graduada em Pedagogia (UNIPLAC). Mestra em Educação (UNC). Doutora em Educação (UNISINOS). Pesquisadora e líder do Grupo de Pesquisa Educação, Formação Docente e Processos Educativos. Diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal Catarinense. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8450316676913597 https://orcid.org/0000-0002-0733-6573

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2022.v12.34655

Palavras-chave:

metodologias ativas, teorias da aprendizagem, processos educativos

Resumo

Este artigo trata das metodologias ativas e das teorias da aprendizagem. Com o objetivo de compreender as bases teóricas que fundamentam as metodologias denominadas peer instruction, mapas mentais/conceituais e a aprendizagem baseada em problemas/projetos, realizou-se uma pesquisa bibliográfica (FACHIN, 2006). Foram identificadas as seguintes teorias que embasam as metodologias ativas em questão, respectivamente: behaviorismo (teoria comportamentalista), epistemologia genética (teoria piagetiana) e abordagem sociointeracionista (teoria histórico-cultural), sendo esta última  também próxima da pedagogia freiriana. O confronto de tais metodologias com suas bases teóricas, ao lado da análise do papel do professor e da avaliação nos processos educativos, apontam para um posicionamento epistemológico contrário à abordagem multimetodológica na educação. Conclui-se salientando para uma compreensão das teorias que sustentam os métodos, pois o uso de métodos e técnicas de maneira isolada e aleatória pode ser prejudicial para o sucesso dos processos educativos.

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Biografia do Autor

Thiago Jovane Nascimento, Instituto Federal Catarinense, Programa de Pós-Graduação em Educação, Camboriú, SC, Brasil

Graduado(a) em Letras (UNIVALI). Especialista em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura  (UNIASSELVI). Mestre em Educação (IFC). Professor efetivo da rede pública municipal de Itajaí-SC.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9464108448781202

Marilane Maria Wolff Paim, Graduada em Pedagogia (UNIPLAC). Mestra em Educação (UNC). Doutora em Educação (UNISINOS). Pesquisadora e líder do Grupo de Pesquisa Educação, Formação Docente e Processos Educativos. Diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal Catarinense. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8450316676913597

Graduada em Pedagogia (UNIPLAC). Mestra em Educação (UNC). Doutora em Educação (UNISINOS). Pesquisadora e líder do Grupo de Pesquisa Educação, Formação Docente e Processos Educativos. Diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal Catarinense.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8450316676913597  

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Publicado

2022-06-20

Como Citar

Nascimento, T. J., & Paim, M. M. W. (2022). Aproximações entre as metodologias ativas e as teorias da aprendizagem . Pesquisa E Debate Em Educação, 12(1), 1–16, e34655. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2022.v12.34655

Edição

Seção

Pesquisa aplicada