Contribuições do Peer Instruction para o ensino de Ciências

uma revisão sistemática da literatura

Autores

  • Cíntia Moralles Camillo Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Pós-graduação Educação em Ciências, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil https://orcid.org/0000-0003-2876-9156
  • Karine Gehrke Graffunder Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Pós-graduação Educação em Ciências, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil https://orcid.org/0000-0001-8860-9889

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2022.v12.34042

Palavras-chave:

Alfabetização científica, Aprendizagem conceitual, Atitude científica, Instrução por pares, Metodologias ativas

Resumo

Esta pesquisa objetivou mapear artigos nas plataformas Scielo e Google Acadêmico, no período entre 2010 e março de 2021, o qual buscou identificar e analisar as contribuições da metodologia de ensino Peer Instruction no ensino de Ciências. Trata-se de uma pesquisa exploratória a partir de uma Revisão Sistemática da Literatura, com análise do nível de ensino; região; disciplina; conteúdo abordado; ferramentas e recursos tecnológicos; avaliação e, contribuições. Os resultados da pesquisa indicam que a maioria dos artigos tiveram como público-alvo o Ensino Médio, mas afirma-se que o Peer Instruction está em ascensão, principalmente no Ensino Superior. Conclui-se que é necessário investir na formação inicial do professor para que este mude toda uma cadeia de ensino e aprendizagem que a muito tempo vem formatando o professor na sua formação. Diante disso, o Peer Instruction se mostrou capaz de agir em prol da promoção de atitudes científicas e de uma aprendizagem conceitual.

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Biografia do Autor

Cíntia Moralles Camillo, Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Pós-graduação Educação em Ciências, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Graduada em Matemática Licenciatura Plena (FURG). Especialista em Estatística e Modelagem Quantitativa (UFSM). Especialista em Educação a Distância (Unopar). Mestra em Tecnologias Educacionais em Rede (UFSM). Doutoranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFSM).

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/0169085366614773

Karine Gehrke Graffunder, Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Pós-graduação Educação em Ciências, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil

Graduado(a) em Biologia Licenciatura (IFFar). Mestra em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFSM. Doutoranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFSM).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9555709065462072 

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Publicado

2022-07-20

Como Citar

Camillo, C. M., & Graffunder, K. G. (2022). Contribuições do Peer Instruction para o ensino de Ciências: uma revisão sistemática da literatura. Pesquisa E Debate Em Educação, 12(2), 1–20, e34042. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2022.v12.34042

Edição

Seção

Pesquisa aplicada