Potencial democrático da Internet

Autores

  • Mauricio dos Reis Brasão Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação, Uberlândia, MG, Brasil https://orcid.org/0000-0002-4514-453X

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2022.v12.35998

Palavras-chave:

Educação, Internet, Andrew Feenberg, Filosofia da tecnologia

Resumo

Esta produção trata sobre a revisão de literatura realizada em pesquisa de doutoramento com a temática “Educação e Tecnologia”, para demonstrar que a Internet possui implicações políticas significativas. O estudo possui natureza teórica, com abordagem qualitativa e fundamentação fenomenológica baseadas nas contribuições de Bicudo (2011), cujo recorte teórico perpassa as obras de Feenberg (1986; 1995; 2010; 2017), Feenberg e Barney (2003), Feenberg e Friesen (2012) e Marx (2004; 2008). Nota-se que a ação humana, e não a tecnologia, decidirá o futuro da Internet, pois, quando as tecnologias são entendidas como terrenos de luta, e não como elementos fixos e acabados, elas são desqualificadas e expostas a críticas e transformações. Desse modo, o aspecto mais inovador da Internet é a capacidade de apoiar uma reflexão coletiva sobre os interesses dos participantes em todos os domínios da vida.

 

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Biografia do Autor

Mauricio dos Reis Brasão, Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação, Uberlândia, MG, Brasil

Graduado em Letras Português/Inglês (UFU), Pedagogia (UNICESUMAR); Especialista em Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar (PROMINAS); Linguística (UFU), Informática em Educação (UFLA); Mestre e Doutor em Educação (UNIUBE); Pós-doutorado em Educação (UFU).

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Publicado

2022-09-15

Como Citar

Brasão, M. dos R. (2022). Potencial democrático da Internet. Pesquisa E Debate Em Educação, 12(2), 1–12, e35998. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2022.v12.35998

Edição

Seção

Pesquisa aplicada