IDEB e o SAEB

an analysis and interpretation of their results

Authors

  • Alessandra Cristina Pacheco Santos Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Programa de Pós-graduação em Educação, Diamantina, Minas Gerais, Brasil https://orcid.org/0000-0002-8612-1641
  • Stella Maris Lemos Nunes Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Departamento de Matemática e Estatística-DME/FACET, Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia, Diamantina, Minas Gerais, Brasil https://orcid.org/0000-0003-0920-1012
  • Adriana Assis Ferreira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Departamento de Educação a Distância, Programa de Pós-graduação em Educação, Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia, Diamantina, Minas Gerais, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2022.v12.34598

Keywords:

External evaluations, IDEB, SAEB, Pedagogical interpretation

Abstract

The purpose of this article is to discuss and exemplify how to interpret the results of IDEB and SAEB from a school, considering that such analysis can contribute to the improvement of the teaching and learning process. Especially with the results of IDEB, we have perceived, through the media, governments and secretariat, the dissemination of rankings among schools, as if this were the main objective of the evaluation system, to the detriment of the substantive analysis of the meaning of that index for that school. Through a qualitative approach, we use document analysis as an instrument for data production. We understand that the analysis of the results of these evaluations can allow pedagogical interpretations, providing opportunities for the improvement of education for all students, as prescribed by the Brazilian Constitution.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Alessandra Cristina Pacheco Santos, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Programa de Pós-graduação em Educação, Diamantina, Minas Gerais, Brasil

Graduada em Matemática (UEMG). Especialista em Educação Inclusiva (UCB). Mestre em Educação (UFVJM).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7242941909834682     

Stella Maris Lemos Nunes, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Departamento de Matemática e Estatística-DME/FACET, Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia, Diamantina, Minas Gerais, Brasil

Graduada em Matemática (UEMG). Mestre em Estatística (UFMG). Doutora em Educação (UFMG). Professora do Departamento de Matemática e Estatística da Faculdade de Ciências Exatas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – Campus Diamantina.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4977272255797542

Adriana Assis Ferreira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Departamento de Educação a Distância, Programa de Pós-graduação em Educação, Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia, Diamantina, Minas Gerais, Brasil

Graduada em Matemática (UFMG). Mestre em Educação (UFMG). Doutora em Educação (UFMG) com período sanduíche em Universidad de Granada – Espanha. Professora do Departamento de Educação a Distância da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8323623000571390

References

ALMEIDA, C. L; DALBEN, A.; FREITAS, L. C. de. O Ideb: limites e ilusões de uma política educacional. Educação & Sociedade, Campinas, v. 34, n. 125, p. 1153-1174. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v34n125/08.pdf. Acesso em: 20 mar. 2021.

ALVES, M. T. G; SOARES, J. F. Contexto escolar e indicadores educacionais: condições desiguais para a efetivação de uma política de avaliação educacional. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 1, p. 177-194, jan./mar.2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/PkVXrTbnCJDktQxLZNK7dDj/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 mar. 2021.

ALVES, M. T. G; FERRÃO, M. E. Uma década da Prova Brasil: evolução do desempenho e da aprovação. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 30, n. 75, p. 688-720, set./dez. 2019. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/eae/article/view/6298/3901. Acesso em: 20 mar. 2021.

BONAMINO, A.; ALVES, F.; FRANCO, C.; CAZELLI, S. Os efeitos das diferentes formas de capital no desempenho escolar: um estudo à luz de Bourdieu e de Coleman. RBE - Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 15, n. 45, p. 487-594, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/GbzRVcsL7L6PVNx3mxtdFkQ/?lang=pt. Acesso em: 20 mar. 2021.

BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. A Reprodução. Petrópolis: Vozes, 2009.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2021]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 1 mar. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. PDE/SAEB: Plano de Desenvolvimento da Educação 2011. Brasília, DF: MEC, 131. p. 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/saeb_matriz2.pdf. Acesso em: 20 mar. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. PDE/Prova Brasil: Plano de Desenvolvimento da Educação Básica. Brasília, DF: MEC/; SEB; INEP, 2008b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7619-provabrasil-matriz-pdf&category_slug=fevereiro-2011-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 20 mar. 2021.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: linha de base. Brasília, DF: Inep, 2015. 404 p. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/informacao-da-publicacao/-/asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/493812. Acesso em: 20 mar. 2021.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação PNE e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 6 mai. 2021.

BROOKE, N.; SOARES, J. F. Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008.

FERNANDES, R. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Brasília: INEP, 2007. (Texto para discussão, n. 26). Disponível em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/485287/%C3%8Dndice+de+Desenvolvimento+da+Educa%C3%A7%C3%A3o+B%C3%A1sica+%28Ideb%29/26bf6631-44bf-46b0-9518-4dc3c310888b?version=1.4. Acesso em: 2 abr. 2021.

FERNANDES, R.; GREMAUD, A. P. Avaliação educacional em larga escala e accountability: uma breve análise da experiência brasileira. Revista Pesquisa e Debate em Educação, Juiz de Fora, v. .10, n. 1, p. 1103-1137, jan./jun. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.34019/2237-9444.2020.v10.32023. Acesso em: 2 abr. 2021.

FONTANIVE, N. S.; ELLIOT, L. G.; KLEIN, R. Os desafios da apresentação dos resultados da avaliação de sistemas escolares a diferentes públicos. REICE - Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, Madri, v. 5, n. 2e, p. 262-273, Jan. 2007. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/28154294_Os_Desafios_da_Apresentacao_dos_Resultados_da_Avaliacao_de_Sistemas_Escolares_a_Diferentes_Publicos. Acesso em: 2 abr. 2021.

FRANCO, C. O SAEB - Sistema de Avaliação da Educação Básica: potencialidades, problemas e desafios. Espaço Aberto - Rev. Bras. Educ. n.17, ago. 2001.

FREITAS, L. C. de. Eliminação adiada: o ocaso das classes populares no interior da escola e a ocultação da (má) qualidade do ensino. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, p. 965-987, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/h8RgCZ6JvYpJNLr8MXxvNMf/abstract/?lang=pt. Acesso em: 2 abr. 2021.

GOVERNO DO CEARÁ, 2020. Ceará lidera ranking nacional do IDEB 2019. Disponível em: https://www.ceara.gov.br/2020/09/15/ceara-lidera-ranking-nacional-do-ideb-2019/. Acesso em: 22 set. 2021.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Nota técnica: índice de desenvolvimento da educação básica-Ideb. Brasília, 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/portal_ideb/o_que_e_o_ideb/Nota_Tecnica_n1_concepcaoIDEB.pdf. Acesso em: 21 abr. 2021.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sistema de Avaliação da Educação Básica: documentos de referência. Brasília, 2021a. Versão preliminar. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_basica/saeb_documentos_referencia_versao_preliminar.pdf. Acesso em: 07 mai. 2021.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. SAEB: resultados finais: boletim. Brasília, 2021b. Portal no INEP. Disponível em: http://saeb.inep.gov.br/saeb/resultado-final-externo/boletim?anoProjeto=2019&coEscola=31023787. Acesso em: 20 abr. 2021.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. IDEB por escola: EE Matta Machado. Brasília, 2021c. Portal INEP. Disponível em: http://idebescola.inep.gov.br/ideb/escola/dadosEscola/31023787. Acesso em: 20 abr. 2021.

ORTIGÃO, M. I. R. O ensino de matemática e as avaliações sistêmicas: o desafio de

apresentar os resultados a professores. In: DALBEN, A.; LEAL, L.; SANTOS, L. (org.).

Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 630-646.

PACHECO, A. C. Fatores associados ao desempenho da Escola Estadual Matta Machado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). 2017. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2017. Disponível em: http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/1618. Acesso em: 2 abr. 2021.

SOARES, J. F.; COLLARES, A. C. M. Recursos familiares e o desempenho cognitivo dos alunos do ensino básico brasileiro. Dados: Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, Brasil, v. 49, n. 3, p. 615-650, out. 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0011-52582006000300007. Acesso em: 2 abr. 2021.

SOARES, J. F.; Alves, M. T. G. Desigualdades raciais no sistema brasileiro de educação básica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, n. 1, p. 147-165, jan./jun. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/JDpHpqdd5J57TxPhXW8mLcg/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 2 abr. 2020.

SOARES, J. F.; XAVIER, F. P. Pressupostos educacionais e estatísticos do Ideb. Educação & Sociedade, Campinas, v. 34, n. 124, p. 903-923, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v34n124/13.pdf. Acesso em: 20 abr. 2021.

Published

2022-08-10

How to Cite

Santos, A. C. P. ., Nunes, S. M. L. ., & Ferreira, A. A. . (2022). IDEB e o SAEB: an analysis and interpretation of their results. Pesquisa E Debate Em Educação, 12(2), 1–19, e34598. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2022.v12.34598

Issue

Section

Applied research