Itens digitais para avaliação da oralidade em Língua Portuguesa

considerações sobre design de itens digitais na plataforma TAO

Autores

  • Fabiano Santos Saito Universidade do Estado de Minas Gerais, Departamento de Educação, Linguística e Letras, Carangola, Minas Gerais, Brasil; Universidade Federal de Juiz de Fora, Fundação Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil https://orcid.org/0000-0002-6750-5885

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2022.v12.33452

Palavras-chave:

Itens digitais, Avaliação, Oralidade em Língua Portuguesa, Design, Plataforma TAO

Resumo

O objetivo desta pesquisa aplicada é apresentar considerações teóricas e práticas sobre a produção de itens digitais voltados para a avaliação da oralidade em Língua Portuguesa.  Esta pesquisa faz parte do projeto “Do papel para a tela: proposição de novas formas de avaliar a proficiência em Língua Portuguesa com itens produzidos para plataformas digitais”, financiado pela Fundação Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação/Universidade Federal de Juiz de Fora (doravante Fundação CAEd/UFJF) e desenvolvido ao longo do ano de 2020. Como suporte teórico, parte-se dos pressupostos da oralidade em Língua Portuguesa, bem como os princípios de design de itens de avaliação e de itens digitais, bem como a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Metodologicamente esta é uma pesquisa aplicada, de abordagem exploratória e qualitativa. Para a produção experimental dos protótipos de itens digitais foi utilizada a plataforma TAO (Testing Assisté par Ordinateur). A partir da produção dos protótipos de itens digitais, realizou-se uma análise qualitativa sobre o design de itens digitais e sua possibilidade de aplicação em avaliações de larga escala. Como resultados parciais, aponta-se que a produção de itens digitais permite a exploração de suportes multimídia e hipermídia, que permitem a avaliação de habilidades de compreensão da escuta, que não são consideradas em instrumentos de avaliação impressos.

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Biografia do Autor

Fabiano Santos Saito, Universidade do Estado de Minas Gerais, Departamento de Educação, Linguística e Letras, Carangola, Minas Gerais, Brasil; Universidade Federal de Juiz de Fora, Fundação Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil

Graduado em Letras: Português-Inglês pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras “Prof.ª Nair Fortes Abu-Merhy” (FAFI-PRONAFOR) da Fundação Educacional de Além Paraíba (FEAP). Especialista em Televisão, Cinema e Mídias Digitais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Doutor em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professor de Língua Inglesa do Departamento de Educação, Linguística e Letras (DELL) da Unidade Carangola, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Pesquisador da área de Língua Portuguesa na Fundação Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação/Universidade Federal de Juiz de Fora (Fundação CAEd/UFJF).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8956595732434668

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Publicado

2022-07-05

Como Citar

Saito, F. S. . (2022). Itens digitais para avaliação da oralidade em Língua Portuguesa: considerações sobre design de itens digitais na plataforma TAO. Pesquisa E Debate Em Educação, 12(2), 1–19, e33452. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2022.v12.33452

Edição

Seção

Pesquisa aplicada