Interações e afetividade entre professor e aluno no EAD

relações para a permanência nos estudos em instituições de ensino superior

Autores

  • Ana Shirley de França Moraes Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro, Grupo de Trabalho de Educação, Estudos e Pesquisas CRA-RJ; Faculdade Unyleya, Rio de Janeiro, RJ, Brasil https://orcid.org/0000-0002-0485-0972

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.32847

Palavras-chave:

Interações, Professor, Aluno, Permanência, Educação a Distância

Resumo

O estudo é parte da pesquisa “Laços, pertencimento e interações entre pessoas – ações para minimizar a não permanência na educação a distância”, desenvolvida em uma Universidade de grande porte nacional, em pesquisa e produtividade, cujo objetivo foi estudar como os relacionamentos mais afetivos, a partir de interações, por meio de ferramentas tecnológicas da Educação a Distância – EAD, constroem relações mais duráveis, com vistas à permanência nos estudos acadêmicos ou corporativos. Assim, neste estudo, quanto à coleta de dados, a pesquisa é bibliográfica e documental e, quanto aos objetivos, é exploratória.

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Biografia do Autor

Ana Shirley de França Moraes, Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro, Grupo de Trabalho de Educação, Estudos e Pesquisas CRA-RJ; Faculdade Unyleya, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Graduada em Administração (Universidade Estácio de Sá). Licenciatura em Letras (FINES). Especialista em Gestão EAD (UNISEB). Mestra em Educação – em Política e Administração da Educação Superior (UERJ). Professora na Faculdade Unyleya. Avaliadora Inep/MEC. Conselheira Suplente do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro (2021-2024). Integrante do Grupo de Trabalho em Educação e Pesquisa do CRA-RJ. Representante de Cursos de Administração do Estado do Rio de Janeiro pela Angrad. Autora de livros na Gen/Atlas. Colunista de Educação, no Jornal Cidade da Barra. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2394769203085077

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Publicado

2021-08-01

Como Citar

Moraes, A. S. de F. (2021). Interações e afetividade entre professor e aluno no EAD: relações para a permanência nos estudos em instituições de ensino superior . Pesquisa E Debate Em Educação, 11(2), 1–18, e32847. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.32847

Edição

Seção

Pesquisa aplicada