Gestão da educação a distância em Moçambique

aperfeiçoando as unidades académicas a partir do perfil do estudante

Autores

  • Aires Zarina Bonifácio Mombassa Universidade Eduardo Mondlane, Faculdade de Educação, Departamento de Organização e Gestão da Educação, Maputo, Moçambique https://orcid.org/0000-0003-3678-2596
  • Eliane Medeiros Borges Professora Titular Faculdade de Educação /UFJF. Professora PPGE e PPGP FACED/UFJF

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.45357

Palavras-chave:

Perfil do estudante, Educação a Distância, Moçambique

Resumo

Neste artigo procuramos refletir sobre o perfil do estudante de Ensino a Distância e sua relação com a gestão de unidades académicas dessa modalidade de ensino, em Moçambique, com a finalidade de alertar aos idealizadores e implementadores das políticas públicas sobre a importância de estruturar tais instituições em função das características e necessidades de seu alunado. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, estabelecida na identificação, análise e reflexão dos pressupostos teóricos sobre a Educação a Distância (EaD). A partir das leituras realizadas compreendemos o quanto as instituições de ensino devem acompanhar as dinâmicas das áreas de tecnologia enquanto ferramenta de gestão, sabendo ajustá-las ao contexto de cada sociedade, em especial no que se refere a seu público, o aluno. Nesse sentido, concluímos pela necessidade de repensar as ações de Educação a Distância nas instituições de ensino presencial Moçambicanas, de maneira a que ela se constitua, de fato, em instrumento de democratização do acesso à educação de qualidade no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aires Zarina Bonifácio Mombassa, Universidade Eduardo Mondlane, Faculdade de Educação, Departamento de Organização e Gestão da Educação, Maputo, Moçambique

Graduado em Administração e Gestão da Educação pela Universidade de Maputo (UPM). Mestre em Gestão e Avaliação da Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).Professor do Departamento de Organização e Gestão da Educação, Faculdade de Educação, da Universidade Eduardo Mondlane.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5544037476264395

Eliane Medeiros Borges, Professora Titular Faculdade de Educação /UFJF. Professora PPGE e PPGP FACED/UFJF

Graduada em Ciências Sociais pela UFRJ. Mestre em Multimeios pela UNICAMP. Doutora em Educação pela UNICAMP. Professora Titular do Departamento de Educação da Faculdade de Educação da UFJF. Coordenadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFJF. Coordenadora do PPGP/CAED/UFJF.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3647402438436233  

Referências

BROOKE, Nigel.; SOARES, José Francisco. Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

Coleman, J. S.; Campbell, E.Q.; Hobson, C. J.; McPartland, J.; Mood, A.M.; Weinfeld, F.D.; York, R.L. (1966). Equality of educational opportunity. U.S. Government Printing Office Washington. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED012275.pdf. Acesso: 29 nov. 2024.

DELORS, Jaques et al. Educação: um Tesouro a Descobrir: Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. (J. C. Eufrázio, Trad.). Cortez Editora, 1998. Disponível em: http://dhnet.org.br/dados/relatorios/a_pdf/r_unesco_educ_tesouro_descobrir.pdf. Acesso em: 24 abr. 2023.

GÓMEZ, M. B. Educação moçambicana: história de um processo (1962-1984). Maputo: Livraria Universitária, 1999.

LIMA, D. Democratização do Ensino e Nova Realidade Docente. In: SIMPÓSIO DE HISTÓRIA, 27., 2013. Anais [...], 2013. Disponível em: Acesso em: 20 maio 2023.

MATENDE, Conceição. Crianças com necessidades especiais sem acesso à escola. DW Global Media Forum. Disponível em: https://www.dw.com/pt-002/crian%C3%A7as-com-necessidades-especiais-no-niassa-sem-acesso-%C3%A0-escola/a-60310975. Acesso em: 24 abr. 2023.

MOÇAMBIQUE. Lançamento da Estratégias da Educação Inclusiva e Desenvolvimento da Criança com Deficiência 2020-2029. 2021. Disponível em: https://www.unicef.org/mozambique/comunicados-de-imprensa/lan%C3%A7amento-da-estrat%C3%A9gia-da-educa%C3%A7%C3%A3o-inclusiva-e-desenvolvimento-da-crian%C3%A7a. Acesso em: 24 abr. 2023.

MOÇAMBIQUE. Diploma Ministerial n. 49/2006: Aprova o Estatuto Orgânico do Instituto Nacional de Educação a Distância. Boletim da República de Moçambique, 16 set. [I série, n. 111].

MOÇAMBIQUE. Instituto de Educação Aberta e à distância. Aproveitamento Pedagógico do Programa de Ensino a Distância 1 e 2. Maputo, 2022.

MOMBASSA, Aires Zarina Bonifácio.; ARRUDA, Eucídio Pimenta. História da educação a distância em Moçambique: perspectivas atuais e as contribuições do Brasil. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 13, n. 3, 2018. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/11014. Acesso em: 24 abr. 2023.

MOMBASSA, Aires Zarina Bonifácio. Organização e gestão da educação a distância em moçambique: uma análise a partir do perfil do estudante. 2020. [Tese de Doutorado em Educação, UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais]. Repositório da UFMG. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/34701. Acesso em: 24 mar. 2023.

NÓVOA, António. As organizações escolares em análise. Lisboa: Editora Dom Quixote, Lda, 1992.

NZILA. Moçambique é o 5º país com a internet mais barata. Disponível em: https://ndzila.co.mz/mocambique-e-o-quinto-pais-da-sadc-com-internet-mais-barata/. Acesso em: 16 jun. 2023.

PINTO, M. P. P.; COLARES, M. F. A. O estudante universitário: os desafios de uma educação integral. Medicina, Ribeirão Preto, v. 48, n. 3, p. 273-81, 2015. Disponível em: https://www.periodicos.usp.br/rmrp/article/view/104320/102968. Acesso em: 29 nov. 2024.

PETERS, Otto. Didática do ensino a distância. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2006.

PONTES, L. A. F. Indicadores educacionais no Brasil e no mundo: as diversas faces da educação. In: Avaliação e Indicadores Educacionais e Políticas Públicas e Legislação em Educação Profissional.v.1, Juiz de Fora: CAED, 2012. p. 11-31.

STÖTER, Joachim.; BULLEN, Mark.; ZAWACKI-RICHTER, Olaf. From the back door into the mainstream: the characteristics of lifelong learners. In: ZAWACK-RICHTER, Olaf.; ANDERSON, Terry. (Ed.). Online distance education: towards a research agenda. Athabasca: AU Press, pp. 421-457, 2014.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA. Indicadores educacionais, suas classes e sua relevância. Juiz de Fora: Editora: CAED, 2013.

UNWIN, T. et al. Digital Learning management systems in Africa: myths and realities. Open Learning, v. 25, 2010. Disponível em: https://www.ejmste.com/download/a-decade-of-lms-acceptance-and-adoption-research-in-sub-sahara-african-higher-education-a-systematic-5115.pdf. Acesso em: 16 jun. 2023.

Downloads

Publicado

2024-12-27

Como Citar

Mombassa, A. Z. B., & Borges, E. M. (2024). Gestão da educação a distância em Moçambique: aperfeiçoando as unidades académicas a partir do perfil do estudante. Pesquisa E Debate Em Educação, 14, 1–15, e45357. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.45357

Edição

Seção

Pesquisa aplicada