Gestão da educação a distância em Moçambique
aperfeiçoando as unidades académicas a partir do perfil do estudante
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.45357Palavras-chave:
Perfil do estudante, Educação a Distância, MoçambiqueResumo
Neste artigo procuramos refletir sobre o perfil do estudante de Ensino a Distância e sua relação com a gestão de unidades académicas dessa modalidade de ensino, em Moçambique, com a finalidade de alertar aos idealizadores e implementadores das políticas públicas sobre a importância de estruturar tais instituições em função das características e necessidades de seu alunado. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, estabelecida na identificação, análise e reflexão dos pressupostos teóricos sobre a Educação a Distância (EaD). A partir das leituras realizadas compreendemos o quanto as instituições de ensino devem acompanhar as dinâmicas das áreas de tecnologia enquanto ferramenta de gestão, sabendo ajustá-las ao contexto de cada sociedade, em especial no que se refere a seu público, o aluno. Nesse sentido, concluímos pela necessidade de repensar as ações de Educação a Distância nas instituições de ensino presencial Moçambicanas, de maneira a que ela se constitua, de fato, em instrumento de democratização do acesso à educação de qualidade no país.
Downloads
Referências
BROOKE, Nigel.; SOARES, José Francisco. Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
Coleman, J. S.; Campbell, E.Q.; Hobson, C. J.; McPartland, J.; Mood, A.M.; Weinfeld, F.D.; York, R.L. (1966). Equality of educational opportunity. U.S. Government Printing Office Washington. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED012275.pdf. Acesso: 29 nov. 2024.
DELORS, Jaques et al. Educação: um Tesouro a Descobrir: Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. (J. C. Eufrázio, Trad.). Cortez Editora, 1998. Disponível em: http://dhnet.org.br/dados/relatorios/a_pdf/r_unesco_educ_tesouro_descobrir.pdf. Acesso em: 24 abr. 2023.
GÓMEZ, M. B. Educação moçambicana: história de um processo (1962-1984). Maputo: Livraria Universitária, 1999.
LIMA, D. Democratização do Ensino e Nova Realidade Docente. In: SIMPÓSIO DE HISTÓRIA, 27., 2013. Anais [...], 2013. Disponível em: Acesso em: 20 maio 2023.
MATENDE, Conceição. Crianças com necessidades especiais sem acesso à escola. DW Global Media Forum. Disponível em: https://www.dw.com/pt-002/crian%C3%A7as-com-necessidades-especiais-no-niassa-sem-acesso-%C3%A0-escola/a-60310975. Acesso em: 24 abr. 2023.
MOÇAMBIQUE. Lançamento da Estratégias da Educação Inclusiva e Desenvolvimento da Criança com Deficiência 2020-2029. 2021. Disponível em: https://www.unicef.org/mozambique/comunicados-de-imprensa/lan%C3%A7amento-da-estrat%C3%A9gia-da-educa%C3%A7%C3%A3o-inclusiva-e-desenvolvimento-da-crian%C3%A7a. Acesso em: 24 abr. 2023.
MOÇAMBIQUE. Diploma Ministerial n. 49/2006: Aprova o Estatuto Orgânico do Instituto Nacional de Educação a Distância. Boletim da República de Moçambique, 16 set. [I série, n. 111].
MOÇAMBIQUE. Instituto de Educação Aberta e à distância. Aproveitamento Pedagógico do Programa de Ensino a Distância 1 e 2. Maputo, 2022.
MOMBASSA, Aires Zarina Bonifácio.; ARRUDA, Eucídio Pimenta. História da educação a distância em Moçambique: perspectivas atuais e as contribuições do Brasil. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 13, n. 3, 2018. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/11014. Acesso em: 24 abr. 2023.
MOMBASSA, Aires Zarina Bonifácio. Organização e gestão da educação a distância em moçambique: uma análise a partir do perfil do estudante. 2020. [Tese de Doutorado em Educação, UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais]. Repositório da UFMG. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/34701. Acesso em: 24 mar. 2023.
NÓVOA, António. As organizações escolares em análise. Lisboa: Editora Dom Quixote, Lda, 1992.
NZILA. Moçambique é o 5º país com a internet mais barata. Disponível em: https://ndzila.co.mz/mocambique-e-o-quinto-pais-da-sadc-com-internet-mais-barata/. Acesso em: 16 jun. 2023.
PINTO, M. P. P.; COLARES, M. F. A. O estudante universitário: os desafios de uma educação integral. Medicina, Ribeirão Preto, v. 48, n. 3, p. 273-81, 2015. Disponível em: https://www.periodicos.usp.br/rmrp/article/view/104320/102968. Acesso em: 29 nov. 2024.
PETERS, Otto. Didática do ensino a distância. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2006.
PONTES, L. A. F. Indicadores educacionais no Brasil e no mundo: as diversas faces da educação. In: Avaliação e Indicadores Educacionais e Políticas Públicas e Legislação em Educação Profissional.v.1, Juiz de Fora: CAED, 2012. p. 11-31.
STÖTER, Joachim.; BULLEN, Mark.; ZAWACKI-RICHTER, Olaf. From the back door into the mainstream: the characteristics of lifelong learners. In: ZAWACK-RICHTER, Olaf.; ANDERSON, Terry. (Ed.). Online distance education: towards a research agenda. Athabasca: AU Press, pp. 421-457, 2014.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA. Indicadores educacionais, suas classes e sua relevância. Juiz de Fora: Editora: CAED, 2013.
UNWIN, T. et al. Digital Learning management systems in Africa: myths and realities. Open Learning, v. 25, 2010. Disponível em: https://www.ejmste.com/download/a-decade-of-lms-acceptance-and-adoption-research-in-sub-sahara-african-higher-education-a-systematic-5115.pdf. Acesso em: 16 jun. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Pesquisa e Debate em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.