O processo de universalização do voto dos estudantes do Ensino Fundamental na escolha de diretores no município de Vitória-ES

Autores

  • Fátima Dias da Motta Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, Brasil
  • Eduardo Augusto Moscon Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo, Programa de Pós-graduação Profissional em Educação (PPGPE), Vitória, Espírito Santo, Brasil https://orcid.org/0000-0001-9435-8967
  • Charla Barbosa de Oliveira Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Programa de Pós-graduação em Educação, Lisboa, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.45105

Palavras-chave:

Gestão Democrática, Participação, Universalização do voto, Cidadania

Resumo

Dentre os mecanismos de gestão democrática nas escolas municipais do <omitido para revisão cega>, estão o conselho escolar e a eleição direta para função gratificada de diretores. Desde 1992, a eleição direta para diretores é garantida pela lei orgânica do município e outros dispositivos legais como decretos e portarias. A partir do processo eleitoral de 2017, instituiu-se a universalização do voto dos estudantes a partir do primeiro ano do ensino fundamental. Tal normativa do Conselho Municipal de Educação <omitido para revisão cega> incluiu as crianças a partir de seis anos de idade no processo eleitoral. O presente artigo resgata o percurso histórico deste movimento e os olhares sobre a participação das crianças tendo como principal desafio o trabalho pedagógico dos conselheiros escolares e comissões eleitorais com as crianças no sentido de incluí-las no processo de escolha do diretor escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fátima Dias da Motta, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, Brasil

Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal de Espírito Santo (UFES). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia - Administração Escolar, Supervisão Escolar e Orientação Educacional, pela Faculdades Integradas Espírito-Santenses FAESA, Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP/MG), Especialista em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA/MG), Especialista em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora de Informática Educativa na Rede Municipal de Educação de Vitória-ES. Pesquisadora na área de Políticas Públicas Educacionais, Gestão Educacional, Formação de Professores e Docência na Educação Básica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em informática educativa, supervisão escolar, Conselho Escolar (Gestão Participativa), espaços de participação dos Colegiados Estudantis e organização dos processos formativos dos profissionais do magistério do município de Vitória/ES.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8274007754438386

Eduardo Augusto Moscon Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo, Programa de Pós-graduação Profissional em Educação (PPGPE), Vitória, Espírito Santo, Brasil

Graduado em História (UFES). Mestre em Educação (UFES). Doutor em Educação (UFBA). Professor da Universidade Federal do Espírito Santo. Pesquisador na área de Políticas Públicas, Gestão da Educação, formação de professores e Docência na Educação Básica. Vinculado ao projeto de extensão permanente Laboratório de Gestão da Educação Básica do Espírito Santo - LAGEBES/UFES. Professor do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação (PPGMPE) da Ufes e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - Mestrado Profissional e Doutorado do IFES (EDUCIMAT). Chefe do Departamento de Educação Política e Sociedade do Centro de Educação da UFES.

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/3246701331584528    

Charla Barbosa de Oliveira, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Programa de Pós-graduação em Educação, Lisboa, Portugal

Graduada em pedagogia (UFES). Especialista em Educação Infantil e Psicopedagogia(FABRA). Mestra em Educação (UFES). Doutora em Educação (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa). Professor(a). Foi presidente do Conselho Municipal de Educação de Vitória-COMEV (2020)

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/5628970833006102    

 

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade / organização Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.

NASCIMENTO, Anelise Monteiro do. A infância na escola e na vida: uma relação fundamental. In: Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica. Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília. 2006. Leograf –Gráfica e Editora Ltda.

PARO, Vitor Henrique. Eleição de diretores: a escola pública experimenta a democracia. 2ª Ed. São Paulo. Editora Xamã. 2003.

PARO, Vitor Henrique. Por dentro da escola púbica. São Paulo: Xamã, 1995.

ROMÃO, José Eustáquio. PADILHA, Paulo Roberto. Diretores Escolares e Gestão Democrática da Escola. In: GADOTTI, M. ROMÃO, J.E. (orgs.) Autonomia da escola: Princípios e propostas. 4ª ed. São Paulo: Cortez. 2001.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Crianças: educação, culturas e cidadania activa. Revista Perspectiva, Florianópolis, v. 23, n. 01, p. 17-40, jan./jul. 2005a. Disponível em https://www.deolhonosplanos.org.br/wp-content/uploads/2015/01/SARMENTO-Manuel-Jacinto.-Crian%C3%A7as-educa%C3%A7%C3%A3o-culturas-e-cidadania-activa.-Perspectiva-Florian%C3%B3polis.pdf. Acesso 31 jul 2022.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Gerações e alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância. Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 91, p. 361-378, maio/ago. 2005b. Disponível em <https://www.scielo.br/j/es/a/3PLsn8PhMzxZJzvdDC3gdKz/?lang=pt> acesso 01 jul 2022.

SARMENTO, Manuel Jacinto. FERNANDES, Natália. TOMÁS, Catarina. Políticas públicas e participação infantil. Educação, Sociedade & Culturas, n. 25, 2007. p. 183-206. Disponível em: https://www.fpce.up.pt/ciie/revistaesc/ESC25/ManuelJacintoSarmento.pdf. Acesso em: 28 jun. 2022.

TEIXEIRA, Ana Moscon de Assis Pimentel. TAVARES, Célia Maria Vilela. QUADROS, Denise Pinheiro. SILVA, Keila Bárbara Ribeiro da. SMIDERLE, Marcia Sagrillo. SOUZA, Zoraide Barboza de. Eleição de diretores: possibilidades e desafios da participação de crianças. 2017, p.258. In ALMEIDA, Mariangela Lima de. PANTALEÃO, Edson. VIEIRA, Alexandro Braga (Orgs). Política e Gestão Educacional: Implicações para os Conselhos Municipais de Educação. São Carlos: Pedro & João Editores, 2017.

TOMÁS, Catarina. Há muitos mundos no mundo: cosmopolitismo, participação e direitos da criança. Porto: Afrontamento. 2011.

VITÓRIA. Lei Orgânica do Município de Vitória. Publicado dia 05 de abril de 1990. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/lei-organica-vitoria. Acesso em: 14 abr. 2024.

VITÓRIA. Prefeitura Municipal de Vitória. Lei 6.794/2006. Dispõe sobre a organização dos Conselhos de Escola das Unidades de Ensino como Unidades Executoras dos recursos financeiros e dá outras providências. Disponível em: http://sistemas. www.vitoria.es.gov.br/webleis/consulta.cfm?id=149597. Acesso em: 2 nov. 2023.

VITORIA. Secretaria Municipal de Educação. Relatório de Gestão 2017-2020. Gerência de Gestão Escolar (GGE), 2022.

VITÓRIA. Secretaria Municipal de Educação. Relatório da Comissão Eleitoral Central - Eleições gerais para Função Gratificada de Diretor Escolar. Gerência de Gestão Escolar (GGE), 2017.

VITÓRIA. Conselho Municipal de Educação. Ata da 3ª Reunião Ordinária da Comissão de Legislação e Normas - CLN. Realizada em 21 mar 2017a.

VITÓRIA. Conselho Municipal de Educação. Ata da 1ª Sessão Plenária Extraordinária COMEV 2017. Realizada em 19 abr 2017.

VITÓRIA. Conselho Municipal de Educação. Ata da 2ª Sessão Plenária Extraordinária COMEV 2017. Realizada em 20 abr 2017.

VITÓRIA. Prefeitura Municipal de Vitória. Portaria SEME 029/2014. Homologa a Resolução Nº 07/2014, do Conselho Municipal de Educação de Vitória – COMEV, que dispõe sobre o processo de eleição para provimento da Função Gratificada de Diretor(a) das Unidades de Ensino da Rede Pública Municipal de Vitória, no triênio 2015/2018. Disponível em https://diariooficial.vitoria.es.gov.br/ExibirArquivo.aspx?qs=nnmrXIDe5L4hR81FZwDXlD95Q%2fWHOCtXgeCw%2fnRIrFMxQA7S5mwuf0RM3mOCPGtiwqKwtsQd8WTWmli6Dukj2QgpVJsvkidT. Acesso em: 19 maio 2023.

VITÓRIA. Prefeitura Municipal de Vitória. Portaria SEME Nº 19/2017. Homologa a Resolução Nº 02/2017, do Conselho Municipal de Educação de Vitória, que dispõe sobre o processo de eleição para provimento da Função Gratificada de Diretor(a) nas Unidades de Ensino da Rede Pública Municipal de Vitória. 2017b. Disponível em: https://diariooficial. vitoria.es.gov.br/ExibirArquivo.aspx?qs=nnmrXIDe5L4hR81FZwDXlD95Q%2fWHOCtXgeCw%2fnRIrFMxQA7S5mwuf0RM3mOCPGtiwqKwtsQd8WTWmli6Dukj2cRfblKWwUqteNHJzOwSjOI%3d. Acesso em: 19 maio 2024.

Downloads

Publicado

2024-10-04

Como Citar

Motta, F. D. da, Oliveira, E. A. M., & Oliveira, C. B. de. (2024). O processo de universalização do voto dos estudantes do Ensino Fundamental na escolha de diretores no município de Vitória-ES. Pesquisa E Debate Em Educação, 14, 1–15, e45105. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.45105

Edição

Seção

Pesquisa aplicada