Bakhtin e a formação de professor/a da área de Ensino de Ciências
alguns enunciados discursivos
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.43960Palavras-chave:
Formação do professor, Mikhail Bakhtin, Constituição do discursoResumo
Neste artigo realizamos uma revisão bibliográfica entre os anos de 2009 e 2019. O intento foi investigar como a perspectiva deste referencial teórico contribui na/para a formação de professores da área de Ensino de Ciências. Neste viés, buscamos compreender como foram tecidas as pesquisas publicizadas nos periódicos mencionados. A pesquisasse caracteriza como qualitativa do tipo bibliográfica. Os trabalhos analisados demonstraram a importância da interação dialógica na construção do conhecimento, ressaltando a necessidade de uma formação docente que promova a reflexão crítica, a autonomia intelectual e a ética profissional. Diante disso, emergem possibilidades para aprofundar o conhecimento nessa área. Uma linha de pesquisa poderia explorar as interações dialógicas entre professores/as e alunos/as e a influência do processo de ensino e aprendizagem em disciplinas específicas, como física, biologia ou química.
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