Bakhtin e a formação de professor/a da área de Ensino de Ciências

alguns enunciados discursivos

Autores

  • Joice Menezes Lupinetti Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Instituto de Física, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil https://orcid.org/0000-0002-5027-8487
  • Adriana Marques de Oliveira Universidade Federal da Grande Dourados, Programa de Pós-Graduação de Ensino de Ciências e Matemática; Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, e Programa de Pós-Graduação de Educação Científica e Matemática, Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil https://orcid.org/0000-0002-3030-9645

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.43960

Palavras-chave:

Formação do professor, Mikhail Bakhtin, Constituição do discurso

Resumo

Neste artigo realizamos uma revisão bibliográfica entre os anos de 2009 e 2019.  O intento foi investigar como a perspectiva deste referencial teórico contribui na/para a formação de professores da área de Ensino de Ciências. Neste viés, buscamos compreender como foram tecidas as pesquisas publicizadas nos periódicos mencionados. A pesquisasse caracteriza como qualitativa do tipo bibliográfica. Os trabalhos analisados demonstraram a importância da interação dialógica na construção do conhecimento, ressaltando a necessidade de uma formação docente que promova a reflexão crítica, a autonomia intelectual e a ética profissional. Diante disso, emergem possibilidades para aprofundar o conhecimento nessa área. Uma linha de pesquisa poderia explorar as interações dialógicas entre professores/as e alunos/as e a influência do processo de ensino e aprendizagem em disciplinas específicas, como física, biologia ou química.

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Biografia do Autor

Joice Menezes Lupinetti, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Instituto de Física, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil

Graduada em Química Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Doutoranda em Ensino de Ciências, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Instituto de Física, Programa de Pós-graduação, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0619067382301431  

Adriana Marques de Oliveira, Universidade Federal da Grande Dourados, Programa de Pós-Graduação de Ensino de Ciências e Matemática; Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, e Programa de Pós-Graduação de Educação Científica e Matemática, Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil

Graduada em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Doutora do Programa de Pós-Graduação Educação para Ciência da Unesp, Campus de Bauru. Professora no campo da Educação Química da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1049234433381122

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Publicado

2024-09-12

Como Citar

Lupinetti, J. M., & Oliveira, A. M. de . (2024). Bakhtin e a formação de professor/a da área de Ensino de Ciências: alguns enunciados discursivos. Pesquisa E Debate Em Educação, 14, 1–14, e43960. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.43960

Edição

Seção

Pesquisa aplicada