Composição do IDEB

uma proposta de ponderação por fatores associados ao desempenho

Autores

  • Abner Nunes Emerich de Paula Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Santarém, Pará, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.42811

Palavras-chave:

Indicadores educacionais, nível socioeconômico, desempenho educacional, IDEB, avaliação educacional

Resumo

Este estudo apresenta uma contextualização da utilização de indicadores educacionais e realiza uma reflexão sobre uma dimensão ausente nesse indicador: a ponderação pelos fatores externos à escola. A motivação da reflexão é a constatação de que há fatores que não são controlados pela escola e que afetam o desempenho acadêmico dos estudantes, sobretudo os relacionados à vulnerabilidade social. Como forma de proposição, faremos um paralelo entre a estrutura do IDEB e do IDE, indicador utilizado pela Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo para medir a qualidade das escolas estaduais. O IDE destaca-se por considerar os fatores externos que afetam o desempenho dos estudantes e, portanto, das unidades escolares.

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Biografia do Autor

Abner Nunes Emerich de Paula, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Santarém, Pará, Brasil

Abner Nunes Emerich de Paula

Graduado em Licenciatura em Pedagogia (CLARETIANO - CENTRO UNIVERSITÁRIO). Especialista em Gestão Educacional Integrada (ISEAC). Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública (CAEd/UFJF). Professor da Educação Básica Técnica e Tecnológica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, campus Santarém.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5149740046799898

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Publicado

2024-08-21

Como Citar

Paula, A. N. E. de. (2024). Composição do IDEB: uma proposta de ponderação por fatores associados ao desempenho. Pesquisa E Debate Em Educação, 14, 1–16, e42811. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.42811

Edição

Seção

Pesquisa aplicada