Crianças e o ensino remoto no contexto da pandemia

alguns estudos

Autores

  • Ana Lucia Rodrigues Cardoso Abrantes Universidade de São Caetano do Sul, Mestrado Profissional em Educação, São Caetano do Sul, São Paulo, Brasil https://orcid.org/0000-0002-2024-1763
  • Maria Fátima Ramos de Andrade Universidade de São Caetano do Sul, São Caetano do Sul, São Paulo, Brasil. Universidade Presbiteriana Mackenzie. https://orcid.org/0000-0003-4945-8752

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.41249

Palavras-chave:

Educação, Ensino remoto emergencial, Escuta de crianças

Resumo

O presente artigo por objetivo investigar como as crianças foram ouvidas no período do ensino remoto, instituído pelo setor educacional durante a pandemia de covid-19, nos anos de 2020 e 2021. Trata-se de um estudo bibliográfico realizado a partir de levantamento de pesquisas e artigos científicos que abordaram a temática no período. Foram encontrados quatorze trabalhos, entre eles um que ouviu as crianças. Concluiu-se que a suspensão das aulas afetou os diversos segmentos da comunidade escolar e influenciou o aprendizado das crianças. O setor privado estava melhor preparado que o público, e as crianças com maior vulnerabilidade econômica foram mais prejudicadas. Assim, observaram-se desafios na adaptação dos segmentos que compõem a escola e constataram-se dificuldades enfrentadas pelas crianças. A partir dos resultados da pesquisa, ressalta-se a importância da escuta das crianças, a fim de estruturar ações que superem obstáculos como os surgidos ao longo da vigência do ensino remoto

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Lucia Rodrigues Cardoso Abrantes, Universidade de São Caetano do Sul, Mestrado Profissional em Educação, São Caetano do Sul, São Paulo, Brasil

Graduada em Psicologia (UMESP), Graduada em Pedagogia (UNIABC). Pós-graduada em Psicopedagogia (Uni-A), Pós-graduada em Educação Infantil (FAQ). Mestra em Educação (USCS).  Professora de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental na Secretaria de Educação de Santo André – SP.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1084222212901640 

Maria Fátima Ramos de Andrade, Universidade de São Caetano do Sul, São Caetano do Sul, São Paulo, Brasil. Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Graduada em Pedagogia (PUC-SP). Mestra em Educação (USP). Doutora em Comunicação e Simiótica (PUC/SP). Tem pós-doutorado em Políticas e Práticas da Educação Básica e Formação de Professores (FCC). Atua em cursos de graduação e pós-graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: base de conhecimento para o ensino, desenvolvimento profissional da docência, aprendizagem profissional da docência, (multi) letramentos e práticas pedagógicas.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2272192785424412  

Referências

BEHAR, Patrícia Alejandra. O ensino remoto emergencial e a educação a distância. UFRGS, 6 jul. 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia. Acesso em: 19 abr. 2022.

BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Educação. Ano letivo e Ensino Remoto Emergencial. Brasília: Consed, 2021. Disponível em: https://consed.info/ensinoremoto/. Acesso em: 22 set. 2021.

BRASIL, Lei nº 13.979, de 06 de fevereiro de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento de emergência de saúde pública de importância Internacional decorrente do coronavírus e responsável pelo surto de 2019. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2020.

BRITO, Cosma Maria de; ALVES, Francisca Ivoneide Benicio Malaquias. A Educação Infantil no Contexto da Pandemia: O Processo Ensino e Aprendizagem fora das Escolas. Id on Line Rev. Psic., v. 15, n. 57, p. 808-815, out. 2021.

CALDERAN, Andréa; CALDERAN, Andre Mafra. Educação em tempos de pandemia: a (in)visibilidade da Infância na realização do Ensino Remoto Emergencial na Educação Infantil. Ipê Roxo, [S. l.], v. 2, n. 1, 2021.

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS. Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados para o Brasil e a África Lusófona. Síntese de Evidências FGV Clear Pandemia de covid-19: o que sabemos sobre os efeitos da interrupção das aulas sobre os resultados educacionais? São Paulo, 2021. Disponível em: http://fgvclear.org/site/wp-content/uploads/sintese-de-evidencias-clear-lemann.pdf. Acesso em: 21 set. 2021.

FERENHOF, Helio Aisenberg; FERNANDES, Roberto Fabiano. Desmistificando a revisão de literatura como base para redação científica: método SF. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, SC, v. 21, n. 3, p. 550-563, ago. /nov. 2016.

FONTELLES, Mauro José et al. Metodologia da Pesquisa Científica: Diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa. Revista Paraense de Medicina, v. 23, n 3, p 1-8, 2009.

FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. Educação escolar em tempos de pandemia. São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.fcc.org.br/fcc/educacao-pesquisa/educacao-escolar-em-tempos-de-pandemia. Acesso em: 26 set. 2021.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Gov.br [s.d]. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb#:~:text=O%20Sistema%20de%20Avalia%C3%A7%C3%A3o%20da,interferir%20no%20desempenho%20do%20estudante. Acesso em: 31 maio 2024.

INSTITUTO PENÍNSULA. Sentimento e percepção dos professores brasileiros nos diferentes estágios do coronavírus no Brasil. São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.institutopeninsula.org.br/wp-content/uploads/2020/03/Pulso-Covid-19_-Instituto-Peni%CC%81nsula.pdf. Acesso em: 21 set. 2021.

LOPES, Amanda da Silva et al. Infância e Educação em Tempos de Pandemia. 2020. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=_O8OEAAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA59&dq=Inf%C3%A2ncia+e+Educa%C3%A7%C3%A3o++em+Tempos+de+Pandemia&ots=ypjryrUWhb&sig=lEH-5ZzYVT-B1cQeQULHa2Qri1c#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 20 out. 2022.

MANZOLI, Iris. Anos iniciais do ensino fundamental em tempos de isolamento social. 2021. Disponível em: https://estudogeral.sib.uc.pt/handle/10316/96535. Acesso em: 23 out. 2022.

MELO, Maria Luciana Alves de. Covid-19 Experiência do Ensino Remoto Emergencial com crianças pequenas. In: SANTANA, Onélia Maria Moreira Leite de et al. (org.). Educação do Ceará em tempos de pandemia: experiências Municipais. Ceará: Seduc, EduECE, 2021. p. 104-111. Disponível em: https://www.seduc.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/37/2021/10/educacao_do_ceara_em_tempos_de_pandemia_experiencias_municipaisv2.pdf#page=101. Acesso em: 23 out. 2022.

RAMOS, Tuany Inoue Pontalti. O cotidiano das crianças em tempos de pandemia: (des) construções. 2021. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade Católica Dom Bosco. Campo Grande, 2021.

ROSA, André; TADEU, Vinicius. Brasil encerra 2021 com 412.880 mortes no ano por Covid-19. CNN Brasil, 01 jan. 2022. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/brasil-encerra-2021-com-412-880-mortes-por-covid-19/. Acesso em: 31 maio 2024.

SALDANHA, Luís Cláudio Dallier. O discurso do Ensino Remoto Emergencial durante a pandemia de COVID-19. Revista educação e cultura contemporânea. Rio de Janeiro. v. 17, n 50, 2020. Acesso em: 18 dez. 2021.

SÃO PAULO. Secretaria do Estado de São Paulo. O impacto da Pandemia na Educação - Avaliação Amostral da aprendizagem das Crianças. São Paulo, 2021. Disponível em: https://www.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2021/04/Apresenta%C3%A7%C3%A3o-Estudo-Amostral.pdf. Acesso em: 27 set. 2021.

SILVA, Ana Carolina Oliveira; SOUZA, Shirliane de Araújo; MENEZES, Jones Baroni Ferreira de. O Ensino Remoto Emergencial na percepção discente: desafios e benefícios. Dialogia, São Paulo, n. 36, p. 298-315, set./dez. 2020.

SOUZA, Wendell Ricardo de. Ensino Remoto Emergencial de Emergência: percepção do impacto emocional nas crianças, pais e professores do ensino fundamental II. 2021. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação. Educação e Tecnologias digitais) – Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2021.

UNIVERSIDADE DE SÃO CAETANO DO SUL; UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO. Políticas e estratégias dos sistemas municipais de ensino do ABC paulista durante a pandemia de covid-19. São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.uscs.edu.br/noticias/ppge-pesquisa-pandemia. Acesso em: 28 out. 2021.

Downloads

Publicado

2024-06-21

Como Citar

Abrantes, A. L. R. C., & Andrade, M. F. R. de . (2024). Crianças e o ensino remoto no contexto da pandemia: alguns estudos. Pesquisa E Debate Em Educação, 14, 1–16, e41249. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.41249

Edição

Seção

Pesquisa aplicada