Crianças e o ensino remoto no contexto da pandemia
alguns estudos
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.41249Palavras-chave:
Educação, Ensino remoto emergencial, Escuta de criançasResumo
O presente artigo por objetivo investigar como as crianças foram ouvidas no período do ensino remoto, instituído pelo setor educacional durante a pandemia de covid-19, nos anos de 2020 e 2021. Trata-se de um estudo bibliográfico realizado a partir de levantamento de pesquisas e artigos científicos que abordaram a temática no período. Foram encontrados quatorze trabalhos, entre eles um que ouviu as crianças. Concluiu-se que a suspensão das aulas afetou os diversos segmentos da comunidade escolar e influenciou o aprendizado das crianças. O setor privado estava melhor preparado que o público, e as crianças com maior vulnerabilidade econômica foram mais prejudicadas. Assim, observaram-se desafios na adaptação dos segmentos que compõem a escola e constataram-se dificuldades enfrentadas pelas crianças. A partir dos resultados da pesquisa, ressalta-se a importância da escuta das crianças, a fim de estruturar ações que superem obstáculos como os surgidos ao longo da vigência do ensino remoto
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