As mídias nos documentos oficiais do Ensino Médio

sugestões práticas para a promoção da Alfabetização científica-midiática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.41039

Palavras-chave:

Mídias, Letramento científico, Letramento midiático, Ensino Médio

Resumo

A investigação teve como objetivo central verificar como os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio, as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular inserem o uso das mídias no processo educacional do campo das ciências naturais. Diante disso, a investigação é qualitativa e, como procedimento técnico-analítico, utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin. Verifica-se que, nos documentos, a utilização das mídias e o seu uso crítico são apontados, contudo, não é apresentado os conhecimentos necessários que os estudantes precisam construir para julgarem a credibilidade e confiabilidade das informações disseminadas nas mídias. Dessa forma, ao identificar essas ausências, sugere-se que o estudo das questões sobre o consenso científico, a expertise, a credibilidade, as credenciais e os conflitos de interesses do porta-voz são fundamentais para que os estudantes saibam julgar a confiabilidade e credibilidade de uma afirmação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samanda Nunes Sales, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Ciências Naturais - Biologia pela Universidade Federal do Maranhão (2019) e mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Maranhão (2022). Atuou como monitora na disciplina de Vetores e Geometria Analítica na UFMA em 2017, Campus Codó-MA, bolsista do PIBID (2016 - 2018), voluntária do EXPERQUI (2017 - 2018) e Bolsista do PIBIC (2018-2019). Tem experiência na área de Biologia, Matemática, Química e Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, comunidade científica, diversidade e alfabetização científica funcional.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9483629564803210

Sabrina Nunes Sales, Universidade Federal do Maranhão

Graduada do curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Biologia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Mestra em Ensino de Ciências e Matemática (PPECEM-UFMA). Foi bolsista PIBID (2016 - 2018), voluntária do projeto de Biotecnologia da UFMA (2018 - 2018), residente na escola Renê Bayma e participante do grupo de pesquisa Mídias no Ensino de Ciências (CNPq).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0854067434949490

Referências

ALLCHIN, Douglas. Ten competencies for the Science misinformation crisis. Science Education, v. 74, p. 1-14, 2022. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/sce.21746. Acesso em: 28 abr. 2023

ALLCHIN, Douglas; ZEMPLÉN, Gábor Á. Finding the place of argumentation in science education: Epistemics and Whole Science. Science Education, v. 104, p. 907–933, 2020. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/sce.21589. Acesso em: 28 abr. 2023

ARROIO, Agnaldo; GIORDAN, Marcelo. O vídeo educativo: aspectos da organização do ensino. Química nova na escola, v. 24, n. 1, p. 8-11, 2006. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc24/eqm1.pdf. Acesso em: 28 abr. 2023

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BÉVORT, E.; BELLONI, M. L. Media education: concepts, history and perspectives. Educação & Sociedade, v. 30, n. 109, p. 1081-1102, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/5pBFdjL4mWHnSM5jXySt9VF/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 28 abr. 2023

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 12. ed. Porto: Porto editora, 1994.

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica - Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: Parte III – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf. Acesso em: 21 abr. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecnológica (SEMTEC). PCN + Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf. Acesso em: 21 abr. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Orientações curriculares para o Ensino Médio. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, v. 2. Brasília: Secretaria de Educação Básica, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf. Acesso em: 21 abr. 2023.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB 3/2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Diário Oficial da União, Brasília, 22 de novembro de 2018, Seção 1, pp. 21-24. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/novembro-2018-pdf/102481-rceb003-18/file. Acesso em: 28 abr. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 21 abr. 2023

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 21 abr. 2023.

FÁVERO, Altair Alberto; CENTENARO, Junior Bufon. A pesquisa documental nas investigações de políticas educacionais: potencialidades e limites. Contrapontos, v. 19, n. 1, p. 170-184, 2019. Disponível em: https://anais.uel.br/portal/index.php/SGPP/article/view/1230/1023. Acesso em: 21 abr. 2023.

HODSON, Derek. Science education as a call to action. Canadian Journal of Science, Mathematics and Technology Education, v. 10, p. 197–206, 2010. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1080/14926156.2010.504478. Acesso em: 10 abr. 2023.

HÖTTECKE, Dietmar; ALLCHIN, Douglas. Reconceptualizing nature‐of‐science education in the age of social media. Science Education. p. 641–666, 2020. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/sce.21575. Acesso em: 10 abr. 2023.

JUNGES, Alexandre Luis; MASSONI, Neusa Teresinha. O consenso científico sobre aquecimento global antropogênico: Considerações históricas e epistemológicas e reflexões para o ensino dessa temática. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 455-491, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4761. Acesso em: 28 abr. 2023.

KELLNER, Douglas; SHARE, Jeff. Educação para a leitura crítica da mídia, democracia radical e a reconstrução da educação. Educação & Sociedade, v. 29, n. 104, p. 687-715, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/hcZr4mDdbgTfSy3NWt8RptQ/abstract/?lang=pt. Acesso em: 28 abr. 2023.

KOLSTØ, Stein D. Scientific literacy for citizenship: Tools for dealing with the Science dimension of controversial socioscientific issues. Science Education, v. 85, p. 291–300, 2001. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/sce.1011. Acesso em: 28 abr. 2023.

LARROYD, Letícia Medeiros; DUSO, Leandro. Os Documentos Curriculares Nacionais e o Ensino de Ciências e Biologia. Revista Insignare Scientia-RIS, v. 5, n. 3, p. 174-191, 2022. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12387. Acesso em: 26 mai. 2024.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

NASCIMENTO, Fabrício do; FERNANDES, Hylio Laganá; MENDONÇA, Viviane Melo de. O ensino de ciências no brasil: história, formação de professores e desafios atuais. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 39, p. 225- 249, 2010. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639728. Acesso em: 17 abr. 2023.

OLIVEIRA, Eduardo Augusto Moscon et al. Parâmetros curriculares nacionais do ensino médio, formação docente e a gestão escolar. In: Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação, v. 26, p. 1-13, 2021. Disponível em: https://www.anpae.org.br/simposio26/1comunicacoes/EduardoAugustoMosconOliveira-ComunicacaoOral-int.pdf. Acesso em: 26 mai. 2024.

ORESKES, Naomi. Why trust Science? Princeton: Princeton University Press, 2019.

ORESKES, Naomi; CONWAY, Erik M. Merchants of doubt: how a handful of scientists obscured the truth on issues from tobacco smoke to global warming. New York: Bloomsbury, 2010.

OSBORNE, Jonathan et al. Science Education in an Age of Misinformation. Stanford University, 2022.

PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel; SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto; BAZZO, Walter Antonio. Ciência, Tecnologia e Sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do Ensino Médio. Ciência & Educação, v. 13, n. 1, p. 71-84, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/S97k6qQ6QxbyfyGZ5KysNqs/abstract/?lang=pt. Acesso em: 17 abr. 2023.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MORTIMER, Eduardo Fleury. Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de ciências. Ciência & Educação, v. 7, n. 1, p. 95-111, 2001. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/ciedu/v07n01/v07n01a07.pdf. Acesso em: 22 abr. 2023.

SOARES JÚNIOR, Néri Emílio; ROMEIRO, Ana Cristina Viera Lopes. AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO: uma análise da área da linguagem. Revista Espaço do Currículo, v. 13, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/45466. Acesso em: 22 maio 2024.

TOUMEY, Chris et al. Science in the service of citizens & consumers: The NSF Workshop on Public Knowledge of Science. Columbia, SC: University of South Carolina Nanocenter, 2010.

Downloads

Publicado

2024-05-30

Como Citar

Sales, S. N., & Sales, S. N. (2024). As mídias nos documentos oficiais do Ensino Médio: sugestões práticas para a promoção da Alfabetização científica-midiática . Pesquisa E Debate Em Educação, 14, 1–16, e41039. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.41039

Edição

Seção

Pesquisa aplicada