A experimentação como abordagem avaliativa no ensino de química

um estudo da literatura

Autores

  • Elivelton Santos da Silva Universidade Federal da Grande Dourados, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Dourados, MS, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4215-9004
  • Ademir de Souza Pereira Universidade Federal da Grande Dourados, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Dourados, MS, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-3635-7349
  • Vivian dos Santos Calixto Universidade Federal da Grande Dourados, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Dourados, MS, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5521-0633

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.39939

Palavras-chave:

Experimentação, Laboratório de ciências, Avaliação formativa, Avaliação diagnóstica, Avaliação somativa

Resumo

O presente trabalho consiste em apresentar os resultados de um levantamento bibliográfico dos anais publicados no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) entre os anos de 2015 a 2019, com finalidade de abordar suas percepções quanto à avaliação e a utilização da experimentação como instrumento avaliativo. A pesquisa é qualitativa e segue princípios de estudos de revisão de literatura. O levantamento dos trabalhos sobre tal estratégia didática foi delineado com a seguinte questão de pesquisa: “Como as atividades experimentais no ensino de ciências têm sido apresentadas, enquanto instrumento avaliativo em trabalhos do ENPEC, entre os anos de 2015 e 2019?”. Foram analisados 8 trabalhos. Foi possível verificar que poucos trabalhos estão alinhados com a avaliação formativa e diagnóstica, o que aponta para reflexões que o instrumento avaliativo realizado em atividades experimentais, majoritariamente, é o relatório tradicional.

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Biografia do Autor

Elivelton Santos da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Dourados, MS, Brasil.

Licenciado em Química (UFGD). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECMat-UFGD)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3225582846066870

Ademir de Souza Pereira, Universidade Federal da Grande Dourados, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Dourados, MS, Brasil.

Licenciado em Química pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Mestre em Ensino de Ciências/Ensino de Química pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp/Bauru). Pós-doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Docente da Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECMat) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6682304697461367

Vivian dos Santos Calixto, Universidade Federal da Grande Dourados, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Dourados, MS, Brasil.

Licenciada em Química pela (FURG). Mestre em Educação em Ciências pela (FURG). Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática pela (UEM). Professora Adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECMat/UFGD). Líder, em conjunto de Adriana Marques de Oliveira, do Grupo de Estudos e Pesquisa Horizontes Compreensivos na Educação em Ciências e Química - GEPHCECQ. Docente da Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECMat) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3349356611596263 

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Publicado

2024-06-03

Como Citar

Silva, E. S. da, Pereira, A. de S. ., & Calixto, V. dos S. (2024). A experimentação como abordagem avaliativa no ensino de química: um estudo da literatura. Pesquisa E Debate Em Educação, 14, 1–14, e39939. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.39939

Edição

Seção

Pesquisa aplicada