Experimentation as an evaluative approach in Chemistry teaching

a study of the literature

Authors

  • Elivelton Santos da Silva Universidade Federal da Grande Dourados, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Dourados, MS, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4215-9004
  • Ademir de Souza Pereira Universidade Federal da Grande Dourados, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Dourados, MS, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-3635-7349
  • Vivian dos Santos Calixto Universidade Federal da Grande Dourados, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Dourados, MS, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-5521-0633

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.39939

Keywords:

Experimentation, Science lab, Formative assessment, Diagnostic evaluation, Summative evaluation

Abstract

The present work consists of presenting the results of a bibliographical survey of the annals published at the National Meeting of Research in Science Education (ENPEC) between the years 2015 to 2019, with the purpose of addressing their perceptions regarding the evaluation and use of experimentation as a evaluative instrument. The research is qualitative and follows principles of literature review studies. The survey of works on such a didactic strategy was outlined with the following research question: “How have experimental activities in science teaching been presented, as an evaluative instrument in ENPEC works, between the years 2015 and 2019?”. 8 works were analyzed. It was possible to verify that few works are aligned with formative and diagnostic evaluation, which points to reflections that the evaluation instrument carried out in experimental activities, mostly, is the traditional report.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Elivelton Santos da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Dourados, MS, Brasil.

Licenciado em Química (UFGD). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECMat-UFGD)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3225582846066870

Ademir de Souza Pereira, Universidade Federal da Grande Dourados, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Dourados, MS, Brasil.

Licenciado em Química pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Mestre em Ensino de Ciências/Ensino de Química pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp/Bauru). Pós-doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Docente da Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECMat) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6682304697461367

Vivian dos Santos Calixto, Universidade Federal da Grande Dourados, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Dourados, MS, Brasil.

Licenciada em Química pela (FURG). Mestre em Educação em Ciências pela (FURG). Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática pela (UEM). Professora Adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECMat/UFGD). Líder, em conjunto de Adriana Marques de Oliveira, do Grupo de Estudos e Pesquisa Horizontes Compreensivos na Educação em Ciências e Química - GEPHCECQ. Docente da Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECMat) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3349356611596263 

References

ALVES, Wanderson Ferreira. A formação de professores e as teorias do saber docente: contexto, dúvidas e desafios. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 33. n. 2. p. 263-280.

BATISTA, Selton Jordan Vital.; PEREIRA, Ademir de Souza. Experimentos investigativos sobre proteínas e ácidos nucleicos na formação inicial de professores de química. Revista Educação Química en Punto de Vista, v. 7, n. [S.I.], p. 167–182, 2023.

BOGDAN, Robert Charles.; BIKLEN, Sara Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução: Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.

BOGDAN, Robert Charles.; BIKLEN, Sara Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 2006.

BOZZATO, Carla Vargas; GARCIA, Rosana Nunes; GOULARTE, Ligia Beatriz. Um olhar investigativo para Avaliação da Aprendizagem na Pedagogia de Projetos na busca da qualificação do Ensino de Ciências. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências XI ENPEC, 2017, Florianópolis. Anais do XI ENPEC. Florianópolis: XI ENPEC, 2017.

COSTA, Hawbertt Rocha; MARTINS, Lídia Santos Pereira; SILVA, Adilson Luís Pereira. Contextualização e experimentação na seção experimentação no ensino de química da revista química nova na escola: uma análise de 2009-2015. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências XI ENPEC, 2017, Florianópolis. Anais [...] ENPEC, 2017.

DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André. Metodologia no ensino de ciências. 2ª edição. São Paulo: Cortez, 1994.

DRIVER, Rosalind; ASOKO, Hilary; LEACH, John.; MORTIMER, Eduardo; SCOTT, Philip. Constructing Scientific Knowledge in the Classroom. Educational Researcher, 1994.

FERREIRA, Luciana Nobre de Abreu; PAZ, Cleane. O Diagrama Heurístico como Instrumento Avaliativo em Atividades Experimentais de Química. In: Atas do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (X ENPEC), 2015, Águas de Lindóia, SP. Anais [...] São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 24-27 nov. 2015.

FRANÇA, Laêssa Fernanda Rosa; FRANCISCO, Welington. Avaliação e aceitação de uma proposta de ensino envolvendo jogos com atividades de escrita e reescrita orientada. In: Atas do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (X ENPEC), 2015, Águas de Lindóia, SP. Anais [...] São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 1 – 8, 2015.

GALIAZZI, Maria do Carmo. Seria tempo de repensar as atividades experimentais no ensino de Ciências? Educação, ano XXIII, n. 40, PUCRS, 2000.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Editora Atlas, 1999,

GIORDAN, Marcelo. O papel da experimentação no Ensino de Ciências. Química Nova na Escola, n. 10, 1999.

LEITE, Laurinda. Trabalho laboratorial e a avaliação das aprendizagens dos alunos. In: SEQUEIRA, M. (org.). Trabalho prático e experimental na educação em ciências. Braga: Universidade do Minho, p. 91-108, 2000.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 1999.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 2001.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MALDANER, Otávio Aloisio. A Pesquisa como perspectiva de formação continuada de professores de química. Química Nova, v. 22, n. 2, p. 289-292, 1999.

MENDES, Maria Olenir. Avaliação formativa no ensino superior: reflexões e alternativas possíveis. In: VEIGA, Ilma P. A.; NAVES, Marisa L. de P. (Orgs.). Currículo e avaliação na educação superior. Araraquara: Junqueira & Marin, 2005.

MESSEDER NETO, Hélio da Silva; MORADILLO, E. F. Construindo Asas mais fortes para o voo de Ícaro: elementos da psicologia histórico-cultural para pensar a Experimentação no Ensino de Química. In: Atas do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (X ENPEC), 2015, Águas de Lindóia, SP. Anais [...] São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 24-27 nov. 2015.

PEREIRA, Ademir de Souza.; CONCEIÇÃO, Nancy Camila Paixão da. Um estudo sobre laboratórios multidisciplinares de ciências da natureza em escolas públicas da região Oeste do Pará. Revista Exitus, v. 9, n. 5, p. 331–360, 11 dez. 2019.

PIRES, Diogo Ricardo. Gaspar; SA, Luciana Passos. Motivação no ensino de Química: relatos sobre uma aula experimental. In: Atas do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (X ENPEC), 2015, Águas de Lindóia, SP. Anais [...] ENPEC, 1-8,. 2015.

SANTOS, José Carlos dos; DICKMAN, Adriana Gomes. Experimentos reais e virtuais: proposta para o ensino de eletricidade no nível médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 41, p. e20180161 – e20180161-12, 2018.

SANTOS, Monique Aline Ribeiro; SILVA, Ariane Suelen Freitas; QUADROS, Ana Luiza de. A experimentação no Ensino de Química e a apropriação do conhecimento científico. In: Atas do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (X ENPEC), 2015, Águas de Lindóia, SP. Anais [...] São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 24-27 nov. 2015.

SILVA, Thanielle Souza; MARQUES, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira. O discurso de professores de Química sobre a implementação de aulas experimentais. In: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 2019, Natal. Anais [...] ENPEC, 2019.

Published

2024-06-03

How to Cite

Silva, E. S. da, Pereira, A. de S. ., & Calixto, V. dos S. (2024). Experimentation as an evaluative approach in Chemistry teaching: a study of the literature. Pesquisa E Debate Em Educação, 14, 1–14, e39939. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2024.v14.39939

Issue

Section

Applied research