Colocando a engenharia sobre a mesa

uma atividade STEAM de engenharia reversa e matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2023.v13.38877

Palavras-chave:

Engenharia reversa, Solução de problemas, Sustentabilidade, Educação STEAM, Ensino fundamental

Resumo

Explora-se a engenharia reversa como estratégia didática para a interdisciplinaridade entre engenharia e matemática no ensino fundamental. Numa primeira parte, fundamenta-se teoricamente a educação STEAM e a Aprendizagem Baseada em Design (ABD) no sentido de engenharia reversa. Numa segunda parte, apresenta-se o planejamento didático de uma atividade STEAM em que os alunos fazem engenharia reversa de uma mesa e selecionam materiais de um catálogo com demandas contraditórias de medidas, preço e sustentabilidade. A descrição dessa atividade é acompanhada dos resultados da sua execução a 23 alunos de uma escola espanhola. Demonstrou-se que essa atividade é pedagogicamente potente em termos de aprendizagem de matemática e engenharia. Sua simplicidade e reprodutibilidade (fornecemos a guia de aprendizagem em formato editável) ajudam os professores a entenderem que a engenharia não se restringe a abordagens complexas e caras.

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Biografia do Autor

Jefferson Rodrigues-Silva, Instituto Federal de Minas Gerais Campus Arcos

Graduado e Mestre em Engenharia Mecânica (UFSJ). Especialista em Segurança do Trabalho (FAVENI). Doutorando em Educação pela Universidade de Girona (UdG). Professor efetivo do Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Arcos (IFMG). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Científica e Ambiental (GRECA). Linhas de pesquisa centradas na educação STEAM, na engenharia em idade escolar e na formação de professores.

Marcela Silva-Hormazábal, Universidad Austral de Chile

Graduada em Educação (ULA), mestra em Educação (UDEC). Doutoranda em Educação (UdG). Professora efetiva do Departamento de Especialidades Pedagógicas (UACh). Membra do Grupo de Pesquisa em Educação Científica e Ambiental (GRECA). Pesquisa centradas na educação matemática nas primeiras idades e na formação de professores de matemática do Ensino Fundamental.

Ángel Alsina, Universidade de Girona

Doutor em Psicologia pela Universidade Autônoma de Barcelona (UAB). Professor titular do Departamento de Didática das Matemáticas da Universidade de Girona (UdG). Investigador Principal do Grupo de Pesquisa em Educação Científica e Ambiental (GRECA). Linhas de pesquisa centradas no ensino e aprendizagem da matemática desde a infância e na formação de professores.

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

Rodrigues-Silva, J., Silva-Hormazábal, M., & Alsina, Ángel. (2023). Colocando a engenharia sobre a mesa: uma atividade STEAM de engenharia reversa e matemática. Pesquisa E Debate Em Educação, 13, 1–19, e38877. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2023.v13.38877

Edição

Seção

Pesquisa aplicada