Livro didático e a percepção dos professores no âmbito da etnobotânica
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2023.v13.38720Palavras-chave:
Ensino de ciências, Ferramenta educacional, Prática educativa, Saber comumResumo
O uso de recursos didáticos tem facilitado a compreensão de conceitos específicos e auxiliado o professor na mediação do conhecimento. O estudo objetivou verificar a abordagem dos temas biodiversidade brasileira e etnobotânica nos livros didáticos de Ciências dos anos finais do ensino fundamental e analisar a concepção dos professores de Ciências sobre o tema etnobotânica e sua aplicação no ensino. Analisaram-se as coleções de livros didáticos de Ciências entre 2013 a 2018 e uma pesquisa com nove professores atuantes na área de Ciências. Os livros didáticos abordam os temas em estudos de forma superficial, por meio de conceitos específicos, e apresentam métodos que direcionam o conhecimento na linguagem do estudante, e os professores abordam brevemente os temas da botânica e do saber local. Neste viés, os livros didáticos e os professores apresentam um ensino deficitário com subsídios que possibilitam a condução do conhecimento, para uma possível promoção do ensino e aprendizagem.
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