Livro didático e a percepção dos professores no âmbito da etnobotânica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2023.v13.38720

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Ferramenta educacional, Prática educativa, Saber comum

Resumo

O uso de recursos didáticos tem facilitado a compreensão de conceitos específicos e auxiliado o professor na mediação do conhecimento. O estudo objetivou verificar a abordagem dos temas biodiversidade brasileira e etnobotânica nos livros didáticos de Ciências dos anos finais do ensino fundamental e analisar a concepção dos professores de Ciências sobre o tema etnobotânica e sua aplicação no ensino. Analisaram-se as coleções de livros didáticos de Ciências entre 2013 a 2018 e uma pesquisa com nove professores atuantes na área de Ciências. Os livros didáticos abordam os temas em estudos de forma superficial, por meio de conceitos específicos, e apresentam métodos que direcionam o conhecimento na linguagem do estudante, e os professores abordam brevemente os temas da botânica e do saber local. Neste viés, os livros didáticos e os professores apresentam um ensino deficitário com subsídios que possibilitam a condução do conhecimento, para uma possível promoção do ensino e aprendizagem.

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Biografia do Autor

Francieli Luana Sganzerla, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil

Graduada em Ciências Biológicas – Licenciatura (URI). Especialista em Ensino de Ciências: práticas e processos educativos (UNIPAMPA). Mestra em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UNIPAMPA). Doutoranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UNIPAMPA). Integrante e pesquisadora do Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida (GENSQ).

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Renata Godinho Soares, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil.

Graduada em Educação Física - Licenciatura (URCAMP). Especialista em Atividade Física e Saúde (UNIPAMPA). Mestra em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UNIPAMPA). Doutoranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UNIPAMPA). Pesquisadora do Grupo Colaborativo Flexilhas (UNIPAMPA). Pesquisadora do Ciênciaemflor. Pesquisadora do Grupo de estudo e pesquisa ensino em movimento (UFSM). Tem experiência na área de Formação de Professores e Processos de Ensino-Aprendizagem utilizando Metodologias Ativas.

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Vanderlei Folmer, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil.

Graduado em Fisioterapia e Letras - Português/Inglês (UNIP). Especialista em Atendimento Escolar Especializado (FAEL). Mestre em Educação em Ciências (URGS). Doutor em Ciências Biológicas (UFSM). Professor Associado na Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana- RS. Tem experiência nas áreas de Educação em Ciências e Bioquímica, atuando principalmente com os seguintes temas: Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem e Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências.

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Ailton de Jesus Dinardi, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil.

Graduado em Ciências Biológicas (UNISAGRADO). Especialista em Educação Ambiental (UNESP). Mestre em Educação para Ciências (UNESP). Doutor em Ciência Florestal (UNESP). Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus de Uruguaiana-RS. Docente Permanente do Programa de Pós-graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UNIPAMPA). Coordena o Curso de Especialização em Educação Ambiental (UNIPAMPA). Coordena o Curso de Ciências da Natureza (UNIPAMPA). Atua como pesquisador do COMCIÊNCIA, grupo de pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências. Compõe o Banco de Avaliadores do INEP - Basis.

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Mara Regina Bonini Marzari, Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil.

Graduada em Química Licenciatura (UFSM). Especialista em Metodologia do Ensino de Química (UNINTER). Mestra em Química (UFSM). Doutora em Ciências - Área de concentração Química Orgânica (UFSM). Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus de Uruguaiana-RS. Atua no curso de graduação em Ciências da Natureza - Licenciatura e no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UNIPAMPA).

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Publicado

2023-12-08

Como Citar

Sganzerla, F. L., Soares, R. G., Folmer, V., Dinardi, A. de J., & Marzari, M. R. B. . (2023). Livro didático e a percepção dos professores no âmbito da etnobotânica. Pesquisa E Debate Em Educação, 13, p. 1–17, e38720. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2023.v13.38720

Edição

Seção

Pesquisa aplicada