Textbook and teachers’ perception em the contexto and ethnobotâny

Authors

  • Francieli Luana Sganzerla Federal University of Pampa - UNIPAMPA, Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brazil. https://orcid.org/0000-0002-7022-1525
  • Renata Godinho Soares Federal University of Pampa - UNIPAMPA, Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brazil. https://orcid.org/0000-0002-2386-2020
  • Vanderlei Formes Federal University of Pampa - UNIPAMPA, Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brazil. https://orcid.org/0000-0001-6940-9080
  • Ailton de Jesus Dinardi Federal University of Pampa - UNIPAMPA, Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brazil. https://orcid.org/0000-0002-5625-1787
  • Mara Regina Bonini Marzari Federal University of Pampa - UNIPAMPA, Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brazil.

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2023.v13.38720

Keywords:

Science teaching, Educational tool, Educational practice, Common knowledge

Abstract

The use of didactic resources has facilitated the understanding of specific concepts and helped the teacher in the mediation of knowledge. This study aimed to verify the approach to Brazilian biodiversity and ethnobotany in Science textbooks for the final years of elementary school and to analyze the conception of Science teachers on the subject of ethnobotany and its application in teaching. The collections of Science textbooks between 2013 and 2018 were analyzed, and a questionnaire was applied to nine teachers who work in the Science area. The textbooks approach the studied themes in a superficial way, through specific concepts, and present methods that direct knowledge in the student's language, and the teachers briefly address the themes of botany and local knowledge. In this bias, textbooks and teachers present a deficient teaching with subsidies that allow the conduction of knowledge, for a possible promotion of teaching and learning.

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Author Biographies

Francieli Luana Sganzerla, Federal University of Pampa - UNIPAMPA, Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brazil.

Graduada em Ciências Biológicas – Licenciatura (URI). Especialista em Ensino de Ciências: práticas e processos educativos (UNIPAMPA). Mestra em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UNIPAMPA). Doutoranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UNIPAMPA). Integrante e pesquisadora do Grupo de Estudos em Nutrição, Saúde e Qualidade de Vida (GENSQ).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3790018796944610

Renata Godinho Soares, Federal University of Pampa - UNIPAMPA, Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brazil.

Graduada em Educação Física - Licenciatura (URCAMP). Especialista em Atividade Física e Saúde (UNIPAMPA). Mestra em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UNIPAMPA). Doutoranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UNIPAMPA). Pesquisadora do Grupo Colaborativo Flexilhas (UNIPAMPA). Pesquisadora do Ciênciaemflor. Pesquisadora do Grupo de estudo e pesquisa ensino em movimento (UFSM). Tem experiência na área de Formação de Professores e Processos de Ensino-Aprendizagem utilizando Metodologias Ativas.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6313625186292501  

Vanderlei Formes, Federal University of Pampa - UNIPAMPA, Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brazil.

Graduado em Fisioterapia e Letras - Português/Inglês (UNIP). Especialista em Atendimento Escolar Especializado (FAEL). Mestre em Educação em Ciências (URGS). Doutor em Ciências Biológicas (UFSM). Professor Associado na Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana- RS. Tem experiência nas áreas de Educação em Ciências e Bioquímica, atuando principalmente com os seguintes temas: Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem e Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8135232309980269

Ailton de Jesus Dinardi, Federal University of Pampa - UNIPAMPA, Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brazil.

Graduado em Ciências Biológicas (UNISAGRADO). Especialista em Educação Ambiental (UNESP). Mestre em Educação para Ciências (UNESP). Doutor em Ciência Florestal (UNESP). Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus de Uruguaiana-RS. Docente Permanente do Programa de Pós-graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UNIPAMPA). Coordena o Curso de Especialização em Educação Ambiental (UNIPAMPA). Coordena o Curso de Ciências da Natureza (UNIPAMPA). Atua como pesquisador do COMCIÊNCIA, grupo de pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências. Compõe o Banco de Avaliadores do INEP - Basis.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0473681435809042

Mara Regina Bonini Marzari, Federal University of Pampa - UNIPAMPA, Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brazil.

Graduada em Química Licenciatura (UFSM). Especialista em Metodologia do Ensino de Química (UNINTER). Mestra em Química (UFSM). Doutora em Ciências - Área de concentração Química Orgânica (UFSM). Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus de Uruguaiana-RS. Atua no curso de graduação em Ciências da Natureza - Licenciatura e no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UNIPAMPA).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2047536712039793  

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Published

2023-12-08

How to Cite

Sganzerla, F. L., Soares, R. G., Folmer, V., Dinardi, A. de J., & Marzari, M. R. B. . (2023). Textbook and teachers’ perception em the contexto and ethnobotâny. Pesquisa E Debate Em Educação, 13, p. 1–17, e38720. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2023.v13.38720

Issue

Section

Applied research