O conselho de classe em um curso de ensino médio integrado à educação profissional
análise da perspectiva dos conselheiros
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2023.v13.38634Palavras-chave:
Conselho de classe, Avaliação, Ensino médio integrado, Educação profissional e tecnológicaResumo
Partindo da perspectiva de avaliação como prática pedagógica constituinte de um processo de formação humana integral, buscou-se analisar a percepção de docentes, discentes e equipe pedagógica sobre a concepção e função do conselho de classe em um curso de Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Santa Catarina. Em interlocução com autores como Dalben (2010), Cruz (2005), Hoffmann (2009), Pizoli (2009), Luckesi (2011), Vasconcellos (1998), Freire (2005), Ramos (2014) e Saviani (2014), discute-se a concepção de conselho alinhada à proposta de Ensino Médio Integrado, considerando a função e o lugar de seus agentes no desenvolvimento dessa prática educativa em um Instituto Federal. Trata-se de um estudo de caso, sendo os dados coletados por meio de questionário online e pesquisa documental. Conclui-se que os conselhos têm dificultado aos estudantes a tomada de consciência de seu desenvolvimento e, aos docentes e equipe pedagógica, a realização de um trabalho pedagógico crítico e integrado.
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