O conselho de classe em um curso de ensino médio integrado à educação profissional

análise da perspectiva dos conselheiros

Autores

  • Viviane Grimm Instituto Federal Catarinense, Campus Blumenau, Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Blumenau, Santa Catarina, Brasil https://orcid.org/0000-0002-9759-4807
  • Débora Magna Santos Costa de Souza Instituto Federal Catarinense, Campus Blumenau, Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Blumenau, Santa Catarina, Brasil https://orcid.org/0000-0001-9147-6183

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2023.v13.38634

Palavras-chave:

Conselho de classe, Avaliação, Ensino médio integrado, Educação profissional e tecnológica

Resumo

Partindo da perspectiva de avaliação como prática pedagógica constituinte de um processo de formação humana integral, buscou-se analisar a percepção de docentes, discentes e equipe pedagógica sobre a concepção e função do conselho de classe em um curso de Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Santa Catarina. Em interlocução com autores como Dalben (2010), Cruz (2005), Hoffmann (2009), Pizoli (2009), Luckesi (2011), Vasconcellos (1998), Freire (2005), Ramos (2014) e Saviani (2014), discute-se a concepção de conselho alinhada à proposta de Ensino Médio Integrado, considerando a função e o lugar de seus agentes no desenvolvimento dessa prática educativa em um Instituto Federal. Trata-se de um estudo de caso, sendo os dados coletados por meio de questionário online e pesquisa documental. Conclui-se que os conselhos têm dificultado aos estudantes a tomada de consciência de seu desenvolvimento e, aos docentes e equipe pedagógica, a realização de um trabalho pedagógico crítico e integrado.

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Biografia do Autor

Viviane Grimm, Instituto Federal Catarinense, Campus Blumenau, Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Blumenau, Santa Catarina, Brasil

Graduada em Pedagogia (FURB). Mestra em Educação (FURB). Doutora e Educação (UDESC). Professora no Instituto Federal Catarinense (IFC), Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica e Licenciatura em Pedagogia, Campus Blumenau. Pesquisadora do grupo de pesquisa Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina. Pesquisadora do grupo de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2558624064834423  

Débora Magna Santos Costa de Souza, Instituto Federal Catarinense, Campus Blumenau, Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Blumenau, Santa Catarina, Brasil

Graduada em Letras (UNIVALI). Especialista em Coordenação Pedagógica (UFSC). Mestra em Educação Profissional e Tecnológica (IFC). Atuou como docente da área de Língua Portuguesa por aproximadamente 20 anos. Foi mediadora em cursos e oficinas de formação docente em Educação de Jovens e Adultos. Técnica em Assuntos Educacionais, na Coordenação Pedagógica do Instituto Federal de Santa Catarina, IFSC, Campus Itajaí, setor que atuou como coordenadora entre 2014 e 2018.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9912914558570757

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Publicado

2023-12-13

Como Citar

Grimm, V., & Souza, D. M. S. C. de . (2023). O conselho de classe em um curso de ensino médio integrado à educação profissional: análise da perspectiva dos conselheiros. Pesquisa E Debate Em Educação, 13, 1–16, e38634. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2023.v13.38634

Edição

Seção

Pesquisa aplicada