Mediadores linguísticos e educacionais no ensino de surdos no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2023.v13.38195Palavras-chave:
Ensino Superior, Aluno Surdo, Libras, Profissionais, InclusãoResumo
A inclusão do surdo no ensino superior perpassa o reconhecimento do papel dos profissionais envolvidos no processo de acessibilidade do estudante. Diante disso, esse texto apresenta os papeis do professor, do Tradutor Intérprete de Libras, do monitor e do monitor inclusivo nas atividades de ensino promovidas pela universidade. O estudo, pautado em documentos legais e na literatura científica, buscou desvelar a função de cada educador citado e os dados oriundos dessa investigação foram analisados em uma abordagem qualitativa. Como resultados, identificamos que ao professor cabe planejar, executar e avaliar as atividades propostas; ao Tradutor Intérprete de Libras, compreende a mediação linguística entre usuários e não usuários da Libras; ao monitor é incumbido o papel de acompanhar o professor nas atividades de ensino com atuação junto à turma e ao monitor inclusivo observar e propor adaptações que visem a participação do estudante surdo nas atividades de ensino.
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