Politecnia e apropriações teórico-metodológicas no ensino médio integrado do IF Goiano – Campus Ceres

Autores

  • Ramayane Bonacin Braga Instituto Federal Goiano - Campus Ceres, Goiânia, Goiás, Brasil https://orcid.org/0000-0002-2543-4011
  • Sarah Elayne de Freitas Rezende Instituto Federal Goiano - Campus Ceres, Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica https://orcid.org/0000-0002-9247-1170
  • Marcos de Moraes Sousa Instituto Federal Goiano - Campus Ceres, Goiânia, Goiás, Brasil
  • Mirelle Amaral de São Bernardo Instituto Federal Goiano - Campus Ceres, Goiânia, Goiás, Brasil https://orcid.org/0000-0003-3537-7273
  • José Carlos Moreira de Sousa Instituto Federal Goiano - Campus Ceres, Goiânia, Goiás, Brasil https://orcid.org/0000-0002-1532-779X

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2023.v13.37659

Palavras-chave:

Educação profissional e tecnológica, Ensino médio integrado, IF Goiano, Politecnia

Resumo

Este trabalho utilizou análise bibliográfica, visando um recorte histórico, tanto da rede de educação profissional e tecnológica quanto do conceito de politecnia, exercida pelo Campus Ceres do Instituto Federal Goiano. A história do Campus Ceres é marcada por um ensino inicialmente agrário expandido em diferentes áreas, oferecendo uma educação profissional pública, gratuita e de qualidade. Os Institutos Federais representam uma concepção de escola unitária e politécnica de formação omnilateral. Tais características exprimem que a educação tem o poder de transformar e emancipar cidadãos que não teriam outras oportunidades se não pelas políticas públicas aplicadas à educação. As conclusões evidenciam que, apesar da longa história de uma educação brasileira dual, os Institutos Federais quebram tais barreiras com uma escola politécnica, promovendo ações e políticas institucionais que garantem uma educação integradora, alinhando ações sociais, culturais e políticas ao ensino propedêutico e educação profissional.

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Biografia do Autor

Ramayane Bonacin Braga, Instituto Federal Goiano - Campus Ceres, Goiânia, Goiás, Brasil

Graduada em Sistemas de Informação (UEG). Especialista com MBA em Governança em TI (UNICEUMA). Professora do Instituto Federal Goiano – Campus Ceres.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1546759042373798

Sarah Elayne de Freitas Rezende, Instituto Federal Goiano - Campus Ceres, Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica

Graduada em Administração (FaSeM). Graduada em Pedagogia (UEG). Especialista em Gestão e Docência no Ensino Superior (FaSeM). Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica (FABEC).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8360199467133040

Marcos de Moraes Sousa, Instituto Federal Goiano - Campus Ceres, Goiânia, Goiás, Brasil

Graduado em Administração (FACER). Mestre em Agronegócio (UFG). Doutor em Administração (UnB). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal Goiano – Campus Ceres.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2038056571074237

Mirelle Amaral de São Bernardo, Instituto Federal Goiano - Campus Ceres, Goiânia, Goiás, Brasil

Graduada em Letras-Português/Inglês (UEG). Mestre em Linguística Aplicada (UnB). Doutora em Linguística (UFSCAR). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal Goiano – Campus Ceres.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1487117671763782

José Carlos Moreira de Sousa, Instituto Federal Goiano - Campus Ceres, Goiânia, Goiás, Brasil

Graduado em Licenciatura em Geografia (UNEB). Mestre em Educação Agrícola (UFRRJ). Doutor em Educação (UFG). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal Goiano – Campus Ceres.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3304933426514766

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Publicado

2023-12-01

Como Citar

Braga, R. B., Rezende, S. E. de F., Sousa, M. de M. ., Bernardo, M. A. de S., & Sousa, J. C. M. de. (2023). Politecnia e apropriações teórico-metodológicas no ensino médio integrado do IF Goiano – Campus Ceres. Pesquisa E Debate Em Educação, 13, 1–16, e37659. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2023.v13.37659

Edição

Seção

Pesquisa aplicada