Politecnia e apropriações teórico-metodológicas no ensino médio integrado do IF Goiano – Campus Ceres
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2023.v13.37659Palavras-chave:
Educação profissional e tecnológica, Ensino médio integrado, IF Goiano, PolitecniaResumo
Este trabalho utilizou análise bibliográfica, visando um recorte histórico, tanto da rede de educação profissional e tecnológica quanto do conceito de politecnia, exercida pelo Campus Ceres do Instituto Federal Goiano. A história do Campus Ceres é marcada por um ensino inicialmente agrário expandido em diferentes áreas, oferecendo uma educação profissional pública, gratuita e de qualidade. Os Institutos Federais representam uma concepção de escola unitária e politécnica de formação omnilateral. Tais características exprimem que a educação tem o poder de transformar e emancipar cidadãos que não teriam outras oportunidades se não pelas políticas públicas aplicadas à educação. As conclusões evidenciam que, apesar da longa história de uma educação brasileira dual, os Institutos Federais quebram tais barreiras com uma escola politécnica, promovendo ações e políticas institucionais que garantem uma educação integradora, alinhando ações sociais, culturais e políticas ao ensino propedêutico e educação profissional.
Downloads
Referências
BRASIL. Câmara dos Deputados. Legislação. Decreto nº 7.566, de 23 de setembro de 1909. Crêa nas capitaes dos Estados da Republica Escolas de Aprendizes Artifices, para o ensino profissional primario e gratuito. Diário Official - 26/9/1909, p.6975 (Publicação Original). Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1900-1909/decreto-7566-23-setembro-1909-525411-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 2 jan. 2022.
BRASIL. Censo Escolar. Educação básica teve 47,3 milhões de matrículas em 2020. Notícias, Educação e Pesquisa, GOV.BR., 2021. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/educacao-e-pesquisa/2021/01/educacao-basica-teve-47-3-milhoes-de-matriculas-em-2020. Acesso em: 2 jan. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Federal do Espírito Santo. ProfEPT, histórico. 2019. Disponível em: https://profept.ifes.edu.br/sobreprofept. Acesso: 5 set. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Plataforma abrigará dados sobre a educação profissional no Brasil. Plataforma Nilo Peçanha, GOV.BR. 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/plataforma-nilo-pecanha. Acesso em: 25 ago. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Histórico da EPT. Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica SETEC/MEC, 2021. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/educacao-profissional-e-tecnologica-ept/historico-da-ept. Acesso em: 24 ago. 2021.
BRASIL. Plataforma Nilo Peçanha. Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica SETEC/MEC, 1.1. Instituições, 2021. Disponível em: http://plataformanilopecanha.mec.gov.br/2021.html. Acesso em: 5 set. 2021.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. DOU de 30.12.2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 12 jul. 2021.
BRASIL. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica Goiano, 2018. Plano de desenvolvimento institucional – PDI. Disponível em: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/42_-_PDI_2019-2023.pdf. Acesso: 13 de abril de 2021.
CIAVATTA, Maria. O ensino integrado, a politecnia e a educação omnilateral. Por que lutamos?/The integrated education, the polytechnic and the omnilateral education. Why do we fight?. Trabalho & educação, Belo Horizonte, v. 23, n.1, p.187-205, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9303. Acesso em: 28 mar. 2022.
FONSECA, João José Saraiva. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.
FONTANA, Felipe. Técnicas de pesquisa. In: MAZUCATO, Thiago. (org.). Metodologia da pesquisa e do trabalho científico. Penápolis, SP: FUNEPE, 2018. p.59-78. Disponível em: http://funepe.edu.br/arquivos/publicacoes/metodologia-pesquisa-trabalho-cientifico.pdf. Acesso em: 30 ago. 2021.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A Polissemia da Categoria Trabalho na batalha das ideias na sociedade de classe. Revista brasileira de educação, v. 14, n. 40, p. 168-194, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/QFXsLx9gvgFvHTcmfNbQKQL/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 set. 2021.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. O trabalho como princípio educativo no projeto de educação integral de trabalhadores–Excertos. São Paulo: Secretaria Nacional de Formação – CUT, 2005. Disponível em: https://docplayer.com.br/63451908-O-trabalho-como-principio-educativo-no-projeto-de-educacao-integral-de-trabalhadores-excertos.html. Acesso em: 20 set. 2021.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Volume 2: Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo. Tradução Carlos Nelson Coutinho. Editores: Carlos Nelson Coutinho, Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000. Disponível em: https://marxismo21.org/wp-content/uploads/2014/08/Gramsci.pdf. Acesso em: 3 jan. 2022.
GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Trad. Carlos N. Coutinho. 8ª edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991. Disponível em: https://cesarmangolin.files.wordpress.com/2010/02/gramsci-os-intelectuais-e-a-organizacao-da-cultura1.pdf. Acesso em: 5 jan. 2022.
LIMA, Júlio César França; NEVES, Lúcia Maria Wanderley (org.). Fundamentos da educação escolar do Brasil contemporâneo [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2006, 320p. ISBN: 978-85-7541-612-9. doi: 10.7476/9788575416129. Disponível em: https://books.scielo.org/id/j5cv4/pdf/lima-9788575416129.pdf. Acesso em: 22 set. 2021.
MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. Tradução Newton Ramos-de-Oliveira São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1991, 195p. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-622170. Acesso em: 5 jan. 2022.
MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. Tradução Jesus Ranieri. Lisboa: Edições 70, 1964, 91p. Disponível em: https://marcosfabionuva.files.wordpress.com/2011/08/manuscritos-econc3b4mico-filosc3b3ficos.pdf. Acesso em: 10 jan. 2022.
MARX, Karl; ENGELS, Engels. Manifesto do partido comunista. São Paulo: Expressão Popular, 2008, 67p. Disponível em: https://www.expressaopopular.com.br/loja/wp-content/uploads/2020/02/manifesto-comunista-EP.pdf. Acesso em: 5 jan. 2022.
MELO, Maria Lúcia; RODRIGUES, Denise Simões. Gramsci e a educação. 2016. Disponível em: https://paginas.uepa.br/gcpi/wpcontent/uploads/GRAMSCI_E_A_EDUCACAO_ARTIGO.pdf. Acesso em: 5 jan. 2022.
MONASTA, Attilio. Antonio Gramsci: a questão meridional. Tradução e organização Paolo Nosella, 154 p. (Coleção Educadores, MEC), Ministério da Educação | Fundação Joaquim Nabuco, Rio de Janeiro (RJ): Paz e Terra, 1988. ISBN 978-85-7019-554-8 Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4660.pdf. Acesso em: 3 jan. 2022.
MOURA, Dante Henrique. Educação básica e educação profissional e tecnológica: dualidade histórica e perspectivas de integração. Holos, ano 23, v. 2, p. 4-30, 2007. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/viewFile/11/110. Acesso em: 22 set. 2021.
MOURA, Dante Henrique. Trabalho e formação docente na educação profissional [recurso eletrônico]/Dados eletrônicos (1 arquivo: 586 kilobytes). – Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. - (Coleção formação pedagógica; v. 3). ISBN 978-85-8299-029-2 2014. Disponível em: http://proedu.rnp.br/handle/123456789/1321. Acesso em: 21 set. 2021.
PACHECO, Eliezer. Fundamentos político-pedagógicos dos Institutos Federais: diretrizes para uma educação profissional e tecnológica transformadora – Natal: IFRN, 2015, 67p. ISBN 978-85-8333-146-9. Disponível em: https://memoria.ifrn.edu.br/bitstream/handle/1044/1018/Fundamentos%20Poli%CC%81tico-Pedago%CC%81gicos%20dos%20Institutos%20Federais%20-%20Ebook.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 2 out. 2021.
PACHECO, Eliezer Moreira. Os institutos federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Ebook.pdf. Brasil: Editora IFRN, 2010, 28p. Disponível em: http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1013. Acesso em: 23 set. 2021.
RAMOS, Marise. Concepção do ensino médio integrado. Texto apresentado em seminário promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Pará nos dias 8 e 9 de maio de 2008. Disponível em: http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org.br.go/files/concepcao_do_ensino_medio_integrado5.pdf. Acesso em: 10 nov. 2021.
RAMOS, Marise Nogueira. História e política da educação profissional [recurso eletrônico] – Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014 - (Coleção formação pedagógica, v. 5). ISBN 978-85-8299-031-5, 121p., 2014. Disponível em: https://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2016/05/Hist%C3%B3ria-e-pol%C3%ADtica-da-educa%C3%A7%C3%A3o-profissional.pdf. Acesso em: 5 nov. 2021.
RODRIGUES, José. A educação politécnica no brasil. Niteroi: EdUFF, 1998, 120p. ISBN: 85-228-0243-2. Disponível em: http://www.midias.epsjv.fiocruz.br/upload/d/Educacao_Politecnica.pdf. Acesso em: 26 ago. 2021.
SAVIANI, Dermeval. O choque teórico da politecnia. Debate trabalho, educação e saúde, v. 1, n.1, p. 131-152, mar. 2003. Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. SciELO - Scientific Electronic Library Online. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1981-77462003000100010. Acesso em: 3 out. 2021.
SAVIANI, Dermeval. Trabalho e Educação: Fundamentos ontológicos e históricos. Revista brasileira de educação, v. 12 , n.34, jan./abr. 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000100012. Acesso em: 10 set. 2021.
TUMOLO, Paulo Sergio. O significado do trabalho no capitalismo e o trabalho como princípio educativo: ensaio de análise crítica. Revista trabalho necessário, v., n.1, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.22409/tn.1i1.p2919. Acesso em: 28 ago. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ramayane Bonacin Braga; Sarah Elayne de Freitas Rezende; Marcos de Moraes Sousa; Mirelle Amaral de São Bernardo; José Carlos Moreira de Sousa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.