O currículo do curso de licenciatura em química da Universidade Federal do Triângulo Mineiro

uma perspectiva através do ENADE

Autores

  • Janaina Farias de Ornellas Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Instituto de química, Uberaba. Minas Gerais, Brasil
  • César Augusto Pereira Izidoro Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Instituto de química, Uberaba. Minas Gerais, Brasil https://orcid.org/0000-0001-7570-297X

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2023.v13.36779

Palavras-chave:

ENADE, Licenciatura em química, Currículo, Formação de professores em química

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de iniciação científica que teve como foco o estudo das questões de 5 avaliações (ano de 2005 à 2017) do ENADE, componente referente à Licenciatura em Química. O trabalho se encaminha na perspectiva metodológica da pesquisa qualitativa do tipo documental e exploratória. Tivemos como objetivos: 1) Verificar se os conteúdos manifestos nas avaliações estão em consonância com o currículo do curso; 2) Identificar quais são os conteúdos mais frequentes nas avaliações; 3) Identificar se há tendências nas questões.  Com a interpretação dos quadros ilustrativos de cada avaliação do ENADE, observa-se que o currículo do curso de licenciatura em Química da instituição está em consonância com os conteúdos das provas, visto que, foi possível encontrar todas as categorias durante as questões do exame ao longo dos anos. É notável também uma certa frequência e tendência de conteúdos que se repetem ao longo das edições.

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Biografia do Autor

Janaina Farias de Ornellas, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Instituto de química, Uberaba. Minas Gerais, Brasil

Graduada em Licenciatura em Química (UNESP). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (UNESP). Doutora em Ensino de Ciências – Química pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (USP) Professora do Curso de Licenciatura em Química, vinculada ao Departamento de Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Campus Uberaba/MG.

César Augusto Pereira Izidoro, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Instituto de química, Uberaba. Minas Gerais, Brasil

Graduando em Licenciatura em Química (UFTM)

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Publicado

2023-12-01

Como Citar

Ornellas, J. F. de, & Izidoro, C. A. P. (2023). O currículo do curso de licenciatura em química da Universidade Federal do Triângulo Mineiro: uma perspectiva através do ENADE. Pesquisa E Debate Em Educação, 13, 1–15, e36779. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2023.v13.36779

Edição

Seção

Pesquisa aplicada