O currículo do curso de licenciatura em química da Universidade Federal do Triângulo Mineiro
uma perspectiva através do ENADE
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2023.v13.36779Palavras-chave:
ENADE, Licenciatura em química, Currículo, Formação de professores em químicaResumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de iniciação científica que teve como foco o estudo das questões de 5 avaliações (ano de 2005 à 2017) do ENADE, componente referente à Licenciatura em Química. O trabalho se encaminha na perspectiva metodológica da pesquisa qualitativa do tipo documental e exploratória. Tivemos como objetivos: 1) Verificar se os conteúdos manifestos nas avaliações estão em consonância com o currículo do curso; 2) Identificar quais são os conteúdos mais frequentes nas avaliações; 3) Identificar se há tendências nas questões. Com a interpretação dos quadros ilustrativos de cada avaliação do ENADE, observa-se que o currículo do curso de licenciatura em Química da instituição está em consonância com os conteúdos das provas, visto que, foi possível encontrar todas as categorias durante as questões do exame ao longo dos anos. É notável também uma certa frequência e tendência de conteúdos que se repetem ao longo das edições.
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