Materiais didáticos de matemática bilíngues para a educação escolar indígena no âmbito da rede básica de ensino mato-grossense

Autores

  • Gabriel Marchetto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Parauapebas, Pará, Brasil https://orcid.org/0000-0003-2535-1723
  • Raiane Ferreira Sombra Pires de Campos Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso, Várzea Grande, Mato Grosso, Brasil https://orcid.org/0000-0003-1399-8159

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2023.v13.36695

Palavras-chave:

Educação indígena, Livro didático, Mato Grosso

Resumo

Este ensaio objetiva, a partir das concepções teóricas e práticas educacionais interculturais que orientam a educação escolar indígena, tecer comentários sobre a apresentação de conteúdos por livros didáticos de matemática pela Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso (SEDUC-MT). As discussões levantadas neste trabalho foram instigadas a partir dos estudos acerca da diversidade linguística e cultural existente em Mato Grosso e no Brasil e os princípios para a educação indígena assinalados pelos documentos oficiais. Para esse fim, analisamos estudos teóricos sobre educação indígena e os documentos oficiais que conduzem as práticas escolares. Como resultado deste ensaio, verificamos a grande diversidade linguística existente no estado de Mato Grosso e no Brasil, apesar da interferência da globalização. Salienta-se ainda que diante do compromisso educacional de respeitar e valorizar todas as culturas e línguas, faz-se necessário o estudo dessa temática e sua atuação no âmbito da formação de professores.

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Biografia do Autor

Gabriel Marchetto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Parauapebas, Pará, Brasil

Graduado em Letras – Português e Inglês (UEMS). Mestre em Estudos de Linguagem (UFMT). Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará campus Parauapebas.

Raiane Ferreira Sombra Pires de Campos, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso, Várzea Grande, Mato Grosso, Brasil

Graduada em Letras-Português/Inglês (UFMT). Mestre em Estudos da Linguagem (UFMT). Professora de Língua Inglesa – SEDUC/MT.

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Publicado

2023-11-01

Como Citar

Marchetto, G., & Campos, R. F. S. P. de . (2023). Materiais didáticos de matemática bilíngues para a educação escolar indígena no âmbito da rede básica de ensino mato-grossense. Pesquisa E Debate Em Educação, 13, 1–12, e36695. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2023.v13.36695

Edição

Seção

Pesquisa aplicada