Materiais didáticos de matemática bilíngues para a educação escolar indígena no âmbito da rede básica de ensino mato-grossense
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2023.v13.36695Palavras-chave:
Educação indígena, Livro didático, Mato GrossoResumo
Este ensaio objetiva, a partir das concepções teóricas e práticas educacionais interculturais que orientam a educação escolar indígena, tecer comentários sobre a apresentação de conteúdos por livros didáticos de matemática pela Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso (SEDUC-MT). As discussões levantadas neste trabalho foram instigadas a partir dos estudos acerca da diversidade linguística e cultural existente em Mato Grosso e no Brasil e os princípios para a educação indígena assinalados pelos documentos oficiais. Para esse fim, analisamos estudos teóricos sobre educação indígena e os documentos oficiais que conduzem as práticas escolares. Como resultado deste ensaio, verificamos a grande diversidade linguística existente no estado de Mato Grosso e no Brasil, apesar da interferência da globalização. Salienta-se ainda que diante do compromisso educacional de respeitar e valorizar todas as culturas e línguas, faz-se necessário o estudo dessa temática e sua atuação no âmbito da formação de professores.
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