Potencial democrático da Internet
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2022.v12.35998Palavras-chave:
Educação, Internet, Andrew Feenberg, Filosofia da tecnologiaResumo
Esta produção trata sobre a revisão de literatura realizada em pesquisa de doutoramento com a temática “Educação e Tecnologia”, para demonstrar que a Internet possui implicações políticas significativas. O estudo possui natureza teórica, com abordagem qualitativa e fundamentação fenomenológica baseadas nas contribuições de Bicudo (2011), cujo recorte teórico perpassa as obras de Feenberg (1986; 1995; 2010; 2017), Feenberg e Barney (2003), Feenberg e Friesen (2012) e Marx (2004; 2008). Nota-se que a ação humana, e não a tecnologia, decidirá o futuro da Internet, pois, quando as tecnologias são entendidas como terrenos de luta, e não como elementos fixos e acabados, elas são desqualificadas e expostas a críticas e transformações. Desse modo, o aspecto mais inovador da Internet é a capacidade de apoiar uma reflexão coletiva sobre os interesses dos participantes em todos os domínios da vida.
Downloads
Referências
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
ABBATE, Janete. Inventing the Internet. Cambridge; London: The MIT Press, 1999.
BAKARDJIEVA, Maria. Internet society: the Internet in everyday life. [s. l.]: Sage, 2005.
BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. (Org.). Pesquisa qualitativa segundo a visão fenomenológica. São Paulo: Cortez, 2011.
FEENBERG, Andrew. A polêmica educação online e o futuro da universidade. Tradução de Maureen Mourning. [s. l.]: [s. n.], 2017. Disponível em: https://www.sfu.ca/~andrewf/a%20polemica.pdf. Acesso em: 3 mar. 2021.
FEENBERG, Andrew. Alternative modernity: the technical turn in philosophy and social theory. Berkeley: University of California Press, 1995.
FEENBERG, Andrew. Between reason and experience: essays in technology and modernity. Cambridge: The MIT Press, 2010.
FEENBERG, Andrew. Lukács, Marx, and the sources of critical theory. New York: Oxford University Press, 1986.
FEENBERG, Andrew. Technosystem: the social life of reason. Cambridge: Harvard University Press, 2017.
FEENBERG, Andrew. Tecnologia e educação. Brasília: UnBTV, 14 abr. 2014. 1 vídeo (2 min 43 s). Disponível em: http://unbfuturo.unb.br/videoteca/zapping/122-andrew-feenberg-tecnologia-e-educacao. Acesso em: 2 maio 2021.
FEENBERG, Andrew; BARNEY, Darin. (Eds.). Community in the digital age: philosophy and practice. Ithaca: Rowman & Littlefield Publishers, 2003.
FEENBERG, Andrew; FRIESEN, Norm (Eds.). (Re)Inventing the Internet: critical case studies. Rotterdam: Sense Publishers, 2012.
SIMONDON, Gilbert. On the mode of existence of technical objects. Tradução de Cecile Malaspina e John Rogove. Washington: Univocal, 2017. Disponível em: https://livingindigitalarchives.files.wordpress.com/2018/07/gilbert-simondon-on-the-mode-of-existence-of-technical-objects.pdf. Acesso em: 10 fev. 2021.
MARCUSE, Herbert. A ideologia da sociedade industrial: o homem unidimensional. 4. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. 22. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.
MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. Tradução e introdução de Florestan Fernandes. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2008.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. Tradução de Luciano Cavini Martorano, Nélio Schneider e Rubens Enderle. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2007.
NEDER, Ricardo T. (Org.). Andrew Feenberg: racionalização democrática, poder e tecnologia. Brasília: Observatório do Movimento pela Tecnologia Social na América Latina; CDS; UnB; Capes, 2010.