Índice de infraestrutura das escolas estaduais de ensino médio de Roraima e as desigualdades territoriais
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2023.v13.35603Palavras-chave:
Infraestrutura escolar, Efeito escola, Ensino médio, Equidade educacional, RoraimaResumo
A infraestrutura das escolas brasileiras ainda é um fator relevante no efeito da escola sobre o desempenho dos estudantes e essa condição é fortemente influenciada pela localização das escolas. Nesse contexto, este artigo objetivou caracterizar a infraestrutura das escolas de ensino médio da Rede Pública Estadual de Ensino de Roraima, por meio de um indicador de infraestrutura escolar. Para isso, foi realizada uma análise exploratória dos dados do Censo Escolar 2019, utilizando estatística descritiva e análise de componentes principais. Os dados foram relacionados com a localização das escolas, permitindo o estabelecimento de uma classificação entre as quatro regiões definidas no estudo. Os resultados obtidos sobre infraestrutura escolar possibilitaram caracterizar as desigualdades existentes na Rede Pública Estadual de Ensino de Roraima e apontar os desafios decorrentes para a implementação de políticas educacionais inovadoras como a do Novo Ensino Médio.
Downloads
Referências
ALVES, Maria Teresa Gonzaga; XAVIER, Flavia Pereira; PAULA; Túlio Silva de. Modelo conceitual para avaliação da infraestrutura escolar no ensino fundamental. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 100 n. 255, 2019. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3734. Acesso em: 13 set. 2020.
ANDRADE, Renato Júdice de.; SOARES, José Francisco. O efeito da escola básica brasileira. Estudos em Avaliação Educacional, v. 19, n. 41, set. /dez. 2008. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/eae/article/view/2067/2025. Acesso em: 20 fev. 2021.
BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, que altera as Lei nº 9.394 e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm. Acesso em: 30 ago. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2018a. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso: 13 abr. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Portaria Nº 649, de 10 de julho de 2018. Institui o Programa de Apoio ao Novo Ensino Médio. Brasília: MEC/SEB, 2018b. Disponível em: http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/29495231/do1-2018-07-11-portaria-n-649-de-10-de-julho-de-2018-29495216. Acesso: 13 abr. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar. Brasília: MEC/INEP, 2020. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/censo-escolar. Acesso em: 06 ago. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação, Universidade Federal de Juiz de Fora. Novo Ensino Médio. Brasília: MEC/UFJF/CAED, 2021. Disponível em: http://novoensinomedio.mec.gov.br/#!/pagina-inicial. Acesso em: 17 jan. 2021.
CASTRO, Elianice Silva. A infraestrutura escolar brasileira como indicador para políticas públicas e para um padrão de qualidade em educação. Tese (Doutorado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional) Programa De Pós-Graduação Em Desenvolvimento, Sociedade E Cooperação Internacional, Universidade de Brasília: Brasília – DF. 2018. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/34625. Acesso em: 13 set. 2020.
CPTE. A trajetória do Novo Ensino Médio. NEXO Políticas Públicas, 17 ago. 2020. Disponível em: https://pp.nexojornal.com.br/linha-do-tempo/2020/A-trajet%C3%B3ria-do-Novo-Ensino-M%C3%A9dio. Acesso em: 10 fev. 2021.
HAMMER, Oyvind, HARPER, David, RYAN, Paul. PAST: Paleontological statistics software package for education and data analysis. Palaeontologia Electrônica, 4(1): 9pp. 2001. Disponível em: http://palaeo-electronica.org/2001_1/past/issue1_01.htm. Acesso em: 15 jan. 2021.
HONGYU, Kuang.; SANDANIELO, Vera Lúcia Martins; JUNIOR, Gilmar Jorge de Oliveira. Análise de Componentes Principais: Resumo Teórico, Aplicação e Interpretação. E&S Engineering and Science, [s. l.], v. 5, n. 1, p. 83-90, 2016. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/eng/article/view/3398. Acesso em: 04 fev. 2021.
KAISER, Henry. The varimax criterion for analytic rotation in fator analysis. Psychometrika, v. 23, n. 3. p. 187-200, 1958.
KARINO, Camila Akemi; LAROS, Jacob Arie. Estudos brasileiros sobre eficácia escolar: uma revisão de literatura. Revista Examen, Brasília, v. 1, n. 1, jul. /dez., 2017, p. 95-126. Disponível em: https://examen.emnuvens.com.br/rev/article/view/25/3. Acesso em: 20 fev. 2021.
MARRI, Izabel; RACCHUMI, Julio; FILOCRE, João Saraiva; GUIMARÃES, Vanessa. Infraestrutura escolar e desempenho educacional em minas gerais: possíveis associações. In: Congreso de la Asociacíon Latinoamericana de Población, V, Montevideo, Anais […] Montevideo. ALAP: 2012. Disponível em: https://docplayer.com.br/54964746-Infraestrutura-escolar-e-desempenho-educacional-em-minas-gerais-possiveis-associacoes-1-izabel-marri-2.html. Acesso em: 08 set. 2020.
MERCHÁN, Catherine Rojas; JOBIM, Rita. Novo Ensino Médio: balanço e lições sobre implementação. NEXO Políticas Públicas, 01 fev. 2021. Disponível em: https://pp.nexojornal.com.br/opiniao/2021/Novo-Ensino-M%C3%A9dio-balan%C3%A7o-e-li%C3%A7%C3%B5es-sobre implementa%C3%A7%C3%A3o?fbclid=IwAR2s8P0O1_GOh7cqW0bt8FsUXQdiV0_ori-ME-xkGezul8OtjVw_t8-Tnpw. Acesso em: 10 fev. 2021.
OLIVEIRA, Marcos Ruben de; LAROS, Jacob Arie. Construtos mensurados no Censo Escolar 2002 – Ensino Fundamental. Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, v. 5, n. 2, 2007. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/551/55150215.pdf . Acesso em: 25 set. 2020.
SÁTYRO, Natália; SOARES, Sergei. A infraestrutura das escolas brasileiras de ensino fundamental: um estudo com base nos censos escolares de 1997 a 2005. Brasília: MPOGIIPEA, 2007. Texto para discussão n. 1267. Disponível em: https://ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=4494:td-1267-a-infra-estrutura-das-escolas-brasileiras-de-ensino-fundamental-um-estudo-com-base-nos-censos-escolares-de-1997-a-2005&catid=307:2007&directory=1. Acesso em: 23 set. 2020
SOARES NETO, Joaquim José; JESUS, Girlene Ribeiro de; KARINO, Camila Akemi; ANDRADE, Dalton Francisco de. Uma escala para medir a infraestrutura escolar. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 24, n. 54, p. 78-99, 2013. Disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1786/1786.pdf. Acesso em: 23 set. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Diego Araújo de Almeida; Solange Mussato
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.