Índice de infraestrutura das escolas estaduais de ensino médio de Roraima e as desigualdades territoriais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2023.v13.35603

Palavras-chave:

Infraestrutura escolar, Efeito escola, Ensino médio, Equidade educacional, Roraima

Resumo

A infraestrutura das escolas brasileiras ainda é um fator relevante no efeito da escola sobre o desempenho dos estudantes e essa condição é fortemente influenciada pela localização das escolas. Nesse contexto, este artigo objetivou caracterizar a infraestrutura das escolas de ensino médio da Rede Pública Estadual de Ensino de Roraima, por meio de um indicador de infraestrutura escolar. Para isso, foi realizada uma análise exploratória dos dados do Censo Escolar 2019, utilizando estatística descritiva e análise de componentes principais. Os dados foram relacionados com a localização das escolas, permitindo o estabelecimento de uma classificação entre as quatro regiões definidas no estudo. Os resultados obtidos sobre infraestrutura escolar possibilitaram caracterizar as desigualdades existentes na Rede Pública Estadual de Ensino de Roraima e apontar os desafios decorrentes para a implementação de políticas educacionais inovadoras como a do Novo Ensino Médio.

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Biografia do Autor

Diego Araújo de Almeida, Secretaria de Estado da Educação e Desporto, Boa Vista, Roraima, Brasil

Graduado em Ciências Biológicas (UFPE). Especialista em Gestão de Hemocentros (FIOCRUZ). Especialista em Estatísticas e Avaliação Educacional (UFJF). Mestre em Recursos Naturais (UFRR). Doutorando em Educação (UFMG). Professor de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação de Roraima (SEED-RR).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3539772666461751  

Solange Mussato, Secretaria de Estado da Educação e Desporto, Boa Vista, Roraima, Brasil

Graduada em Licenciatura Matemática (UFMS). Especialista em Educação Matemática (UFMS). Especialista em Estatísticas e Avaliação Educacional (UFJF). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (ULBRA). Doutora em Ensino de Ciências e Matemática (ULBRA). Professora de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação de Roraima (SEED-RR). Professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (UERR).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4522114741755237

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

Almeida, D. A. de ., & Mussato, S. (2023). Índice de infraestrutura das escolas estaduais de ensino médio de Roraima e as desigualdades territoriais. Pesquisa E Debate Em Educação, 13, p. 1–18, e35603. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2023.v13.35603