Programa Mais IDEB no Maranhão

formação continuada de professores do ensino médio que ensinam matemática e língua portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2023.v13.35574

Palavras-chave:

Gestão educacional, Avaliação educacional, Ideb

Resumo

A pesquisa examina o Programa Mais IDEB formulado pela Secretaria de Estado de Educação do Maranhão aos professores de matemática e língua portuguesa do ensino médio visando a qualificação docente. A pesquisa é documental e qualitativa, que se utiliza da base de dados da secretaria, bem como do material oriundo das formações. O propósito é examinar a produtividade desse programa com os professores que ensinam matemática e língua portuguesa do ensino médio visando melhorias dos indicadores de qualidade educacional do Maranhão. No decorrer do projeto, os professores sentiram-se estimulados a participar das oficinas de elaboração de itens, o que lhes possibilitou elaborá-los a partir dos dados emergentes da formação. Os resultados evidenciam que as atividades favoreceram o entendimento do formato do item em matemática e língua portuguesa. Ademais, tais tarefas proporcionaram efetiva participação dos docentes no tocante às discussões, compreensão do formato do item e sua aplicação em avaliações escolares.

 

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Biografia do Autor

Jacy Pires dos Santos, Secretaria de Educação do Estado do Maranhão, São Luís, Maranhão, Brasil

Graduada em Ciências Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (2001). Especialista em Tecnologias em Educação pela PUC RIO (2007). Mestra em Ensino de Ciências Exatas pelo Centro Universitário UNIVATES - Lajeado/RS (2016). Professora da Educação Básica pela Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (SEDUC-MA).

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/7648470908402948

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

Santos, J. P. dos . (2023). Programa Mais IDEB no Maranhão: formação continuada de professores do ensino médio que ensinam matemática e língua portuguesa. Pesquisa E Debate Em Educação, 13, p. 1–16, e35574. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2023.v13.35574