Perfil do professor do Rio Grande do Norte

o que revelam os dados do Inep

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2023.v13.35549

Palavras-chave:

Dados estatísticos, Formação docente, Perfil do professor, Políticas públicas

Resumo

Este estudo buscou traçar o perfil dos docentes do Rio Grande do Norte, analisando os dados de formação de professores, no período de 2010 a 2020. Para tanto, foram utilizadas informações coletadas pelo Censo Escolar e publicadas pelo INEP em sinopses estatísticas e indicadores de percentual de docente por grupo de adequação da formação à disciplina que leciona (2013 a 2020) e de docentes com curso superior (2011 a 2020). Os dados foram cotejados com as políticas nacionais e estaduais e com a literatura para construção de hipóteses. Após análise dos dados, conclui-se que ainda há um caminho a ser percorrido, pois existe um número significativo de professores no Estado, tanto do ensino fundamental quanto médio, fora do grupo de docentes com formação superior de licenciatura na mesma área da disciplina que leciona.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosângela Maria Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil

Licenciada em Letras (UFRN). Especialista em Tecnologias em Educação (PUC-Rio). Especialista em Estatísticas e Avaliação Educacional (UFJF). Professora Perm. Nível IV / Classe J. Coordenadora Estadual do Censo Escolar da Educação Básica no RN, atua no Grupo Auxiliar de Estatísticas Educacionais (GAEE), grupo ligado à Assessoria Técnica e de Planejamento (ATP), Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do esporte e do Lazer (SEEC) no RN.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1842782225650776

Referências

BRASIL/MEC. Resolução CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf. Acesso em: 16 nov. 2020.

BRASIL. Resolução nº 02/2002, de 19 de fevereiro de 2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos e formação de professores da educação, em nível superior. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CPO22002.pdf. Acesso em: 16 nov. 2020.

Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Inep 80 anos: 1937-2017/ Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira -- Brasília: Viva Editora, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394/96 de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional Anísio Teixeira – INEP. Nota Técnica nº 04/2020. Atualiza a metodologia de cálculo do Indicador de Adequação da Formação do Docente. Brasília, DF: INEP, mar 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional Anísio Teixeira – INEP. Nota Técnica nº 020/2014. Indicador de adequação da formação do docente da educação básica. Brasília, DF: INEP

GATTI, B. A; BARRETTO, E. S. de S. (Coord). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.

MELO, Maria Teresa Leitão de. Programas Oficiais para Formação dos Professores da Educação Básica. Revista Educação e Sociedade, ano XX nº 68. Campinas, dez. 1999.

RAPOSO, Conceição. A Trajetória da Formação Docente e suas Relações com a Educação Básica. In. NETO, A. C.; NASCIMENTO, I. V. do; LIMA, R. N. (Orgs.) Política Pública de Educação no Brasil. Porto Alegre. RS: Sulina. 2006. P. 249 - 272

ROMANELLI, Otaíza de O. História da Educação no Brasil. 24. ed. Petrópolis -RJ. Editora Vozes, 2000.

SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos do problema no contexto brasileiro. Rev. Bras. Educ. [online]. 2009. Vol.14, n. 40, pp. 143-155.

TAVARES, Andrezza Maria Batista do Nascimento; FRANÇA, Magna. Política de formação de professores: o Probásica – UFRN e a formação profissional. Revista Educação em Questão, Natal, v. 26, n. 12, p. 106-134, maio/ago. 2006.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANE DO NORTE. Relatório do Seminário de Avaliação do Probásica. Natal: UFRN. 2003.

Downloads

Publicado

2023-04-10

Como Citar

Silva, R. M. (2023). Perfil do professor do Rio Grande do Norte: o que revelam os dados do Inep. Pesquisa E Debate Em Educação, 13, 1–15, e35549. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2023.v13.35549

Edição

Seção

Pesquisa aplicada