Reflexões teóricas sobre o lugar e o papel das tecnologias digitais na formação inicial de professores em Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2022.v12.35328

Palavras-chave:

Competências Digitais, Competências Pedagógicas, Formação inicial de professores

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise do desenvolvimento de competências digitais na formação inicial de professores em Portugal, tendo como base o cruzamento entre os parâmetros propostos pela União Europeia e pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico e as pesquisas científicas realizadas no país. Nele se dá conta das políticas e propostas para a efetivação deste aprendizado e sua integração em sala de aula, das principais estratégias implementadas, mas também das dificuldades encontradas na integração das competências digitais no processo de formação inicial dos professores. Os resultados mostram que Portugal possui políticas públicas impulsionadas pelas diretrizes estabelecidas pela União Europeia e que, apesar do fraco desempenho em alguns indicadores, é possível identificar indícios na literatura de que as Instituições que formam professores estão caminhando no sentido de fortalecer a aquisição destas competências tão essenciais na sociedade em que vivemos hoje.

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Biografia do Autor

Wender Antonio da Silva, Universidade Estadual de Roraima, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Boa Vista, Roraima, Brasil

Graduado em Sistemas de Informação (ILES/ULBRA). Especialista em Docência Universitária (ILES/ULBRA). Mestre em Engenharia Elétrica (UFU). Doutor em Educação em Ciências e Matemática (UFMT). Pós-Doutor em Educação (IE/ULisboa). Professor do Departamento de Ciência da Computação e do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima (UERR). Desenvolve pesquisas na área das tecnologias educacionais, com foco nas metodologias, competências e tecnologias digitais utilizadas no processo de ensino-aprendizagem.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4974310773340420

Fernando Albuquerque Costa, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Lisboa, Portugal

Graduado em Psicologia (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação /Universidade de Lisboa). Doutor em Ciências da Educação (Universidade de Lisboa). Professor Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, onde integra a Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação. Coordena a Licenciatura em Educação e Formação e o Curso de Mestrado em Educação e Formação, especialização em e-Learning e Formação a Distância. Desenvolve pesquisas na área de: Currículo e tecnologias digitais; Tecnologias digitais e inovação de práticas e processos educacionais; Competências digitais de alunos, educadores, professores e formadores.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5386931382045339

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Publicado

2022-04-25

Como Citar

Silva, W. A. da, & Costa, . F. A. . (2022). Reflexões teóricas sobre o lugar e o papel das tecnologias digitais na formação inicial de professores em Portugal . Pesquisa E Debate Em Educação, 12(1), 1–20, e35328. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2022.v12.35328

Edição

Seção

Pesquisa aplicada