Estratégias de ensino
algumas concepções na aplicação do GV/GO e do Brainstorming com acadêmicos de Pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2022.v12.34684Palavras-chave:
Estratégia de Ensino, Brainstorming, GV/GOResumo
Este trabalho tem por escopo apresentar a aplicação e os resultados das estratégias de ensino GV/GO e Brainstorming, provenientes da realização de uma prática pedagógica, desenvolvida com discentes do Curso de Licenciatura em Pedagogia de uma Universidade Estadual, localizada na cidade de Macapá - AP. As atividades foram realizadas em seis aulas da disciplina de Estatística Aplicada à Educação, no ano letivo de 2018. Na discussão, problematização e exploração, utilizamos como tendência de ensino a Filosofia da Educação Matemática, por meio de estratégias de ensino com temas envolvendo a alfabetização matemática. Os resultados corroboraram para verificar que os discentes desconheciam a estratégia de ensino GV/GO e tinham participado em atividades usando o Brainstorming. Constatamos que os discentes apresentaram maior articulação e compreensão do domínio teórico dos conhecimentos de matemática e sua importância no processo de ensino e de aprendizagem, quando empregadas estratégias diferenciadas.
Downloads
Referências
ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos et al. Estratégias de ensinagem. Processos de ensinagem na universidade. Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula, v. 3, p. 67-100, 2004. Disponível em: https://moodle.ufsc.br/pluginfile.php/1390223/mod_resource/content/1/anastasiou.pdf. Acesso em: 10 jun.2020.
BUCHELE, Gustavo Tomaz et al. Métodos, técnicas e ferramentas para inovação: o uso do brainstorming no processo de design contribuindo para a inovação. Pensamento & Realidade. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração-FEA. ISSN 2237-4418, v. 1, n. 1, p. 61, 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/pensamentorealidade/article/view/28373. Acesso em: 11 jun.2020.
COLINS, Fabio; MORAES, Patrícia Pena; JÚNIOR, Arthur Gonçalves Machado. Prática pedagógica integrada de alfabetização matemática e literatura infantil. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 2, n. 1, p. 84-98, 2019. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rbecm/article/view/9153. Acesso em: 11 jun.2020.
CURI, Edda. A formação matemática de professores dos anos iniciais do ensino fundamental face às novas demandas brasileiras. Revista Iberoamericana de Educación, v. 37, n. 5, p. 1-10, 2005. Disponível em: https://rieoei.org/historico/deloslectores/1117Curi.pdf. Acesso em: 07 jun.2020.
DA SILVEIRA, Sílvia Raquel Islabão; ALVES, Antônio Mauricio Medeiros. Formação PNAIC 2014 e os Saberes Docentes de Matemática de um Grupo de Professoras Alfabetizadoras. RELACult-Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 5, n. 4, 2019. Disponível em: https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1115. Acesso em: 07 jun.2020.
DOS SANTOS SILVA, Carlos Evaldo. Alfabetização Matemática na Perspectiva da Linguagem. REMATEC, v. 14, n. 31, p. 28-48, 2019. Disponível em: http://rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/186. Acesso em: 07 jun.2020.
DOS SANTOS SILVA, Carlos Evaldo; DA SILVA MELO, Luciano Augusto. Jogos de linguagem na alfabetização matemática. Revista BOEM, v. 7, n. 14, p. 22-42, 2019. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/16813. Acesso em: 07 jun.2020.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo. Editora Atlas SA, 2008.
NETO, Estevão Ovando; DA ROSA, Claudia Carreira. Saberes Docentes e Currículo: Um ensaio a partir da modelagem nas aulas de matemática. Revista Ensin@ UFMS, v. 1, n. 4, p. 12-28, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/anacptl/article/view/10446. Acesso em: 10 jun.2020.
OLIVEIRA, Denise Abadia Pereira. 02) Promovendo Aprendizagens de Forma Democrática. Folha Acadêmica do CESG| FAC|, n. 4, p. 03, 2015. Disponível em: https://periodicos.cesg.edu.br/index.php/folhaacademica/article/view/183. Aceso em: 10 jun.2020.
PASTANA, Claudionor de Oliveira; REHFELDT, Márcia Jussara Hepp; SCHUCK, Rogério José. Ensinar a aprender, aprender a ensinar: um olhar sobre uma prática pedagógica. Revista EDaPECI, v. 16, n. 1, p. 132-142, 2016. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/4509. Aceso em: 09 jun.2020.
Downloads
Publicado
Versões
- 2022-09-26 (2)
- 2022-05-25 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Claudionor de Oliveira Pastana; Danielly Foro do Espírito Santo; Isete da Silva Sousa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.