O IDEB e o SAEB
uma análise e interpretação dos seus resultados
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2022.v12.34598Palavras-chave:
Avaliações Externas, IDEB, SAEB, Interpretação pedagógicaResumo
O objetivo deste artigo é discutir e exemplificar como interpretar os resultados do IDEB e do SAEB de uma escola, considerando que tal análise pode contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Especialmente com os resultados do IDEB, temos assistido, por parte da mídia e dos governos e secretarias, a divulgação de rankings entre as escolas, como se esse fosse o principal objetivo do sistema de avaliação, em detrimento da análise substantiva do significado daquele índice para aquela escola. Através de uma abordagem qualitativa, utilizamos a análise documental como instrumento de produção dos dados. Compreendemos que, a análise dos resultados dessas avaliações pode possibilitar interpretações pedagógicas, oportunizando a oferta de um ensino de melhor qualidade para todos os alunos, conforme preleciona a Constituição brasileira.
Downloads
Referências
ALMEIDA, C. L; DALBEN, A.; FREITAS, L. C. de. O Ideb: limites e ilusões de uma política educacional. Educação & Sociedade, Campinas, v. 34, n. 125, p. 1153-1174. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v34n125/08.pdf. Acesso em: 20 mar. 2021.
ALVES, M. T. G; SOARES, J. F. Contexto escolar e indicadores educacionais: condições desiguais para a efetivação de uma política de avaliação educacional. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 1, p. 177-194, jan./mar.2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/PkVXrTbnCJDktQxLZNK7dDj/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 mar. 2021.
ALVES, M. T. G; FERRÃO, M. E. Uma década da Prova Brasil: evolução do desempenho e da aprovação. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 30, n. 75, p. 688-720, set./dez. 2019. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/eae/article/view/6298/3901. Acesso em: 20 mar. 2021.
BONAMINO, A.; ALVES, F.; FRANCO, C.; CAZELLI, S. Os efeitos das diferentes formas de capital no desempenho escolar: um estudo à luz de Bourdieu e de Coleman. RBE - Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 15, n. 45, p. 487-594, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/GbzRVcsL7L6PVNx3mxtdFkQ/?lang=pt. Acesso em: 20 mar. 2021.
BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. A Reprodução. Petrópolis: Vozes, 2009.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2021]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 1 mar. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. PDE/SAEB: Plano de Desenvolvimento da Educação 2011. Brasília, DF: MEC, 131. p. 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/saeb_matriz2.pdf. Acesso em: 20 mar. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. PDE/Prova Brasil: Plano de Desenvolvimento da Educação Básica. Brasília, DF: MEC/; SEB; INEP, 2008b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7619-provabrasil-matriz-pdf&category_slug=fevereiro-2011-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 20 mar. 2021.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: linha de base. Brasília, DF: Inep, 2015. 404 p. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/informacao-da-publicacao/-/asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/493812. Acesso em: 20 mar. 2021.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação PNE e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 6 mai. 2021.
BROOKE, N.; SOARES, J. F. Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008.
FERNANDES, R. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Brasília: INEP, 2007. (Texto para discussão, n. 26). Disponível em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/485287/%C3%8Dndice+de+Desenvolvimento+da+Educa%C3%A7%C3%A3o+B%C3%A1sica+%28Ideb%29/26bf6631-44bf-46b0-9518-4dc3c310888b?version=1.4. Acesso em: 2 abr. 2021.
FERNANDES, R.; GREMAUD, A. P. Avaliação educacional em larga escala e accountability: uma breve análise da experiência brasileira. Revista Pesquisa e Debate em Educação, Juiz de Fora, v. .10, n. 1, p. 1103-1137, jan./jun. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.34019/2237-9444.2020.v10.32023. Acesso em: 2 abr. 2021.
FONTANIVE, N. S.; ELLIOT, L. G.; KLEIN, R. Os desafios da apresentação dos resultados da avaliação de sistemas escolares a diferentes públicos. REICE - Revista Electrónica Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, Madri, v. 5, n. 2e, p. 262-273, Jan. 2007. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/28154294_Os_Desafios_da_Apresentacao_dos_Resultados_da_Avaliacao_de_Sistemas_Escolares_a_Diferentes_Publicos. Acesso em: 2 abr. 2021.
FRANCO, C. O SAEB - Sistema de Avaliação da Educação Básica: potencialidades, problemas e desafios. Espaço Aberto - Rev. Bras. Educ. n.17, ago. 2001.
FREITAS, L. C. de. Eliminação adiada: o ocaso das classes populares no interior da escola e a ocultação da (má) qualidade do ensino. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, p. 965-987, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/h8RgCZ6JvYpJNLr8MXxvNMf/abstract/?lang=pt. Acesso em: 2 abr. 2021.
GOVERNO DO CEARÁ, 2020. Ceará lidera ranking nacional do IDEB 2019. Disponível em: https://www.ceara.gov.br/2020/09/15/ceara-lidera-ranking-nacional-do-ideb-2019/. Acesso em: 22 set. 2021.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Nota técnica: índice de desenvolvimento da educação básica-Ideb. Brasília, 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/portal_ideb/o_que_e_o_ideb/Nota_Tecnica_n1_concepcaoIDEB.pdf. Acesso em: 21 abr. 2021.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sistema de Avaliação da Educação Básica: documentos de referência. Brasília, 2021a. Versão preliminar. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_basica/saeb_documentos_referencia_versao_preliminar.pdf. Acesso em: 07 mai. 2021.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. SAEB: resultados finais: boletim. Brasília, 2021b. Portal no INEP. Disponível em: http://saeb.inep.gov.br/saeb/resultado-final-externo/boletim?anoProjeto=2019&coEscola=31023787. Acesso em: 20 abr. 2021.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. IDEB por escola: EE Matta Machado. Brasília, 2021c. Portal INEP. Disponível em: http://idebescola.inep.gov.br/ideb/escola/dadosEscola/31023787. Acesso em: 20 abr. 2021.
ORTIGÃO, M. I. R. O ensino de matemática e as avaliações sistêmicas: o desafio de
apresentar os resultados a professores. In: DALBEN, A.; LEAL, L.; SANTOS, L. (org.).
Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 630-646.
PACHECO, A. C. Fatores associados ao desempenho da Escola Estadual Matta Machado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). 2017. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2017. Disponível em: http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/1618. Acesso em: 2 abr. 2021.
SOARES, J. F.; COLLARES, A. C. M. Recursos familiares e o desempenho cognitivo dos alunos do ensino básico brasileiro. Dados: Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, Brasil, v. 49, n. 3, p. 615-650, out. 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0011-52582006000300007. Acesso em: 2 abr. 2021.
SOARES, J. F.; Alves, M. T. G. Desigualdades raciais no sistema brasileiro de educação básica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 29, n. 1, p. 147-165, jan./jun. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/JDpHpqdd5J57TxPhXW8mLcg/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 2 abr. 2020.
SOARES, J. F.; XAVIER, F. P. Pressupostos educacionais e estatísticos do Ideb. Educação & Sociedade, Campinas, v. 34, n. 124, p. 903-923, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v34n124/13.pdf. Acesso em: 20 abr. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Alessandra Cristina Pacheco Santos; Stella Maris Lemos Nunes; Adriana Assis Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.