O Programa Parlamento Jovem em Câmaras Municipais como mecanismo na implementação da nova Base Nacional Comum Curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2022.v12.34378

Palavras-chave:

Parlamento Jovem, Juventudes, Escolas do legislativo, BNCC

Resumo

O Programa Parlamento Jovem tem potencial para criar oportunidades de participação democrática e contribuir com os elementos curriculares previstos na nova Base Nacional Comum Curricular - BNCC. De modo comparativo analisou-se duas experiências pedagógicas sobre este Programa executado por duas Câmaras Municipais. O objetivo foi traçar paralelos entre estes programas de modo a ilustrar seus limites e possibilidades, do ponto de vista pedagógico e de efetividade em seu potencial formativo para cidadania, participação e compreensão sobre política. Foi destacada a relação com a vida escolar, compreensão de cidadania e trabalho e protagonismo juvenil a partir de entrevistas realizadas com as responsáveis pedagógicas atuais de cada Programa. O programa agrega-se à instituição escolar como um mecanismo de apoio e suporte para a construção das competências e habilidades sobre cidadania, política e participação social. A efetividade político-pedagógica destes programas pode ser maior com apoio da Câmara, parcerias institucionais e compreensão das necessidades dos estudantes.

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Biografia do Autor

Eloise Medice Colontonio, Instituto Federal de Minas Gerais, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil

Graduada em Pedagogia pela UFPR. Especialista em Docência e Educação Básica pelo IFMG. Mestra em Educação pela UFPR.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5863159191357052

Luciano Miguel Moreira dos Santos, Instituto Federal de Minas Gerais, Departamento de Metalurgia, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil

Graduado em Engenharia Metalúrgica (UFMG). Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (IFMG). Mestre em Engenharia Metalúrgica e de Minas (UFMG). Doutor em Engenharia Metalúrgica e de Minas (UFMG). Professor Titular do Departamento de Metalurgia, do Instituto Federal de Minas Gerais-Campus Ouro Preto.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7363728885483248

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Publicado

2022-03-30

Como Citar

Colontonio, E. M., & Santos, L. M. M. dos. (2022). O Programa Parlamento Jovem em Câmaras Municipais como mecanismo na implementação da nova Base Nacional Comum Curricular. Pesquisa E Debate Em Educação, 12(1), 1–15, e34378. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2022.v12.34378

Edição

Seção

Pesquisa aplicada