O Programa Parlamento Jovem em Câmaras Municipais como mecanismo na implementação da nova Base Nacional Comum Curricular
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2022.v12.34378Palavras-chave:
Parlamento Jovem, Juventudes, Escolas do legislativo, BNCCResumo
O Programa Parlamento Jovem tem potencial para criar oportunidades de participação democrática e contribuir com os elementos curriculares previstos na nova Base Nacional Comum Curricular - BNCC. De modo comparativo analisou-se duas experiências pedagógicas sobre este Programa executado por duas Câmaras Municipais. O objetivo foi traçar paralelos entre estes programas de modo a ilustrar seus limites e possibilidades, do ponto de vista pedagógico e de efetividade em seu potencial formativo para cidadania, participação e compreensão sobre política. Foi destacada a relação com a vida escolar, compreensão de cidadania e trabalho e protagonismo juvenil a partir de entrevistas realizadas com as responsáveis pedagógicas atuais de cada Programa. O programa agrega-se à instituição escolar como um mecanismo de apoio e suporte para a construção das competências e habilidades sobre cidadania, política e participação social. A efetividade político-pedagógica destes programas pode ser maior com apoio da Câmara, parcerias institucionais e compreensão das necessidades dos estudantes.
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