Um olhar sobre a educação financeira em documentos que norteiam o trabalho pedagógico de duas escolas públicas do Paraná

Autores

  • Daiany dos Reis Santana Universidade Estadual do Norte do Paraná, Programa de Pós-graduação em Educação – Mestrado Profissional em Educação Básica, Jacarezinho, Paraná, Brasil https://orcid.org/0000-0002-4610-2921
  • Jonis Jecks Nervis Universidade Estadual do Norte do Paraná, Programa de Pós-graduação em Educação – Mestrado Profissional em Educação Básica, Jacarezinho, Paraná, Brasil https://orcid.org/0000-0003-3651-2975

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2022.v12.34344

Palavras-chave:

Educação financeira, Base Nacional Comum Curricular, Referencial Curricular do Paraná, Projeto Político Pedagógico, Educação Básica

Resumo

Este trabalho tem como objetivo identificar como a educação financeira é abordada na Base Nacional Comum Curricular, no Referencial Curricular do Paraná e no Projeto Político Pedagógico de duas instituições estaduais de ensino, localizadas no Norte do Paraná. A pesquisa qualitativa utilizou a análise documental dos referidos textos, que norteiam o currículo do sistema de ensino nacional, estadual e institucional. Constata a relevância da educação financeira ser tratada como uma habilidade que compõe as aprendizagens essenciais no currículo, embora ainda seja pouco o que os Projetos Político Pedagógicos analisados trazem para ser desenvolvido sobre o tema, seja em projetos ou ações que as escolas realizam.

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Biografia do Autor

Daiany dos Reis Santana, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Programa de Pós-graduação em Educação – Mestrado Profissional em Educação Básica, Jacarezinho, Paraná, Brasil

Graduada em Licenciatura em Matemática (FAFIJA); em Pedagogia (FAPI) e em Serviço Social (UNESA). Especialista em Ensino de Matemática (UTFPR); em Gestão Educacional (UEPG) e Educação Especial Inclusiva (FSB). Mestre em Educação (UENP Jacarezinho). Professora de Matemática e Pedagoga da Rede Estadual de Educação do Estado do Paraná.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7455178082791842   

Jonis Jecks Nervis, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Programa de Pós-graduação em Educação – Mestrado Profissional em Educação Básica, Jacarezinho, Paraná, Brasil

Graduado em Matemática (UTFPR). Especialista em Estatística (UEL). Mestre em Engenharia de Produção (UNESP Bauru). Doutor em Energia na Agricultura (UNESP Botucatu). Professor do Departamento de Matemática da Universidade Estadual do Norte do Paraná e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPEd/UENP). Líder do Grupo de Pesquisa em Matemática e Ensino de Ciências GPMEC.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6264346791195609   

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Publicado

2022-05-20

Como Citar

Santana, D. dos R., & Nervis, J. J. . (2022). Um olhar sobre a educação financeira em documentos que norteiam o trabalho pedagógico de duas escolas públicas do Paraná. Pesquisa E Debate Em Educação, 12(1), 1–15, e34344. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2022.v12.34344

Edição

Seção

Pesquisa aplicada