Contribuições do Peer Instruction para o ensino de Ciências
uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2022.v12.34042Palavras-chave:
Alfabetização científica, Aprendizagem conceitual, Atitude científica, Instrução por pares, Metodologias ativasResumo
Esta pesquisa objetivou mapear artigos nas plataformas Scielo e Google Acadêmico, no período entre 2010 e março de 2021, o qual buscou identificar e analisar as contribuições da metodologia de ensino Peer Instruction no ensino de Ciências. Trata-se de uma pesquisa exploratória a partir de uma Revisão Sistemática da Literatura, com análise do nível de ensino; região; disciplina; conteúdo abordado; ferramentas e recursos tecnológicos; avaliação e, contribuições. Os resultados da pesquisa indicam que a maioria dos artigos tiveram como público-alvo o Ensino Médio, mas afirma-se que o Peer Instruction está em ascensão, principalmente no Ensino Superior. Conclui-se que é necessário investir na formação inicial do professor para que este mude toda uma cadeia de ensino e aprendizagem que a muito tempo vem formatando o professor na sua formação. Diante disso, o Peer Instruction se mostrou capaz de agir em prol da promoção de atitudes científicas e de uma aprendizagem conceitual.
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