Itens digitais para avaliação da oralidade em Língua Portuguesa
considerações sobre design de itens digitais na plataforma TAO
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2022.v12.33452Palavras-chave:
Itens digitais, Avaliação, Oralidade em Língua Portuguesa, Design, Plataforma TAOResumo
O objetivo desta pesquisa aplicada é apresentar considerações teóricas e práticas sobre a produção de itens digitais voltados para a avaliação da oralidade em Língua Portuguesa. Esta pesquisa faz parte do projeto “Do papel para a tela: proposição de novas formas de avaliar a proficiência em Língua Portuguesa com itens produzidos para plataformas digitais”, financiado pela Fundação Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação/Universidade Federal de Juiz de Fora (doravante Fundação CAEd/UFJF) e desenvolvido ao longo do ano de 2020. Como suporte teórico, parte-se dos pressupostos da oralidade em Língua Portuguesa, bem como os princípios de design de itens de avaliação e de itens digitais, bem como a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Metodologicamente esta é uma pesquisa aplicada, de abordagem exploratória e qualitativa. Para a produção experimental dos protótipos de itens digitais foi utilizada a plataforma TAO (Testing Assisté par Ordinateur). A partir da produção dos protótipos de itens digitais, realizou-se uma análise qualitativa sobre o design de itens digitais e sua possibilidade de aplicação em avaliações de larga escala. Como resultados parciais, aponta-se que a produção de itens digitais permite a exploração de suportes multimídia e hipermídia, que permitem a avaliação de habilidades de compreensão da escuta, que não são consideradas em instrumentos de avaliação impressos.
Downloads
Referências
ARAUJO, Eutalia Aparecida Candido de; ANDRADE, Dalton Francisco de; BORTOLOTTI, Silvana Ligia Vincenzi. Teoria da Resposta ao Item. Rev. Esc. Enferm. USP, 2009; 43(Esp):1000-8. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v43nspe/a03v43ns.pdf. Acesso em: 3 jan. 2021.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997 [1979]. p. 278-326.
BELLER, Michael. Technologies in Large-Scale Assessments: New Directions, Challenges, and Opportunities. In: DAVIER, Matthias von; GONZALEZ, Eugenio; KIRSCH, Irwin; YAMAMOTO, Kentaro (orgs.). The Role of International Large-Scale Assessments: Perspectives from Technology, Economy, and Educational Research. London, New York: Springer Science, 2013.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (versão final). 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 17 jan. 2021.
BRAUN, Henry. Prospects for the Future: A Framework and Discussion of Directions for the Next Generation of International Large-Scale Assessments. In: DAVIER, Matthias von; GONZALEZ, Eugenio; KIRSCH, Irwin; YAMAMOTO, Kentaro (orgs.). The Role of International Large-Scale Assessments: Perspectives from Technology, Economy, and Educational Research. London, New York: Springer Science, 2013.
CAED/UFJF. Guia de elaboração de itens. Língua Portuguesa. Disponível em: http://www.portalavaliacao.caedufjf.net/wp-content/uploads/2012/02/Guia_De_-Elabora%C3%A7%C3%A3o_De_Itens_LP.pdf. Acesso em: 18 nov. 2020.
GIERL, Mark J.; LAI, Hollis. The Role of Cognitive Models in Automatic Item Generation. In: RUPP, André A.; LEIGHTON, Jacqueline P. The Handbook of Cognition and Assessment. Oxford: Wiley Blackwell, 2017.
GOMES, Leonardo da Silva. A Teoria de Resposta ao Item na avaliação em larga escala. 2014. 78 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, Rio de Janeiro, RJ, 2014.
ISTRATE, O. Visual and pedagogical design of eLearning content. eLearning Papers, n. 17, 2009, p. 1-12.
LEMKE, J.L. Travels in Hypermodality. Visual Communication, v. 1, n.3, p. 299-325, 2002.
MAGALHÃES, Tânia Guedes. Concepção de oralidade: a teoria dos PCN e no PNLD X a prática nos livros didáticos. 2007. 208 f. Tese (Doutorado em Letras – Estudos da Linguagem). Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói – RJ.
MAGALHÃES, Tânia Guedes; CARVALHO, Thalita de Almeida Bessa. Análise do eixo da oralidade na Proposta Curricular de Língua Portuguesa da rede municipal de ensino de Juiz de Fora (MG). Rev. bras. Estud. pedagog., Brasília, v. 99, n. 251, p. 111-131, jan./abr. 2018.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita. Atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001.
MAYER, R. E. Multimedia Learning. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.
MAYER, R. E.; CLARK, Ruth Colvin. E-Learning and the Science of Instruction: Proven Guidelines for Consumers and Designers of Multimedia Learning. San Francisco, CA: Jossey-Bass/Pfeiffer, 2003.
NASCENTES, Renata Maria Moschen; CONTI, Celso Luiz Aparecido; LIMA, Emília Freitas de. Macro e micro regulações da/na escola: avaliações externas em foco. Educação - Revista do Centro de Educação, vol. 42, núm. 1, pp. 99-112, 2017. Universidade Federal de Santa Maria, RS. Disponível em: https://www.redalyc.org/jatsRepo/1171/117150748008/html/index.html. Acesso em: 15 de jul. 2020.
ONG, Walter. Orality and Literacy: The Technologizing of the Word. London and New York: Routledge, 2012 [30th Anniversary of First Edition in 1982, with additional chapters by John Hartley].
Plataforma TAO (versão 3.3.0 usada pelo CAEd). Disponível em: https://bancodeitens-legado.caeddigital.net/. Acesso em: 15 a 24 de ago. 2020.
STREET, B. V. Literacy in theory and practice. Cambridge; New York and Melbourne: Cambridge University Press, 1984.
STREET, B. V. What’s new in New Literacy Studies? Critical approaches to literacy in theory and practice. Current Issues in Comparative Education, Teachers College, Columbia University, vol. 5, n. 2, 2003, p. 77-91.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Fabiano Santos Saito
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.