A escola e suas contribuições no processo da alfabetização científica e tecnológica

Autores

  • Andreia Cristina Pontarolo Lidoino Universidade do Vale do Taquari, Programa de Pós-Graduação em Ensino, Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Geilson de Arruda Reis Universidade do Vale do Taquari, Programa de Pós-Graduação em Ensino, Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil https://orcid.org/0000-0002-8137-8544
  • Nilcéia Frausino da Silva Pinto Universidade do Vale do Taquari, Programa de Pós-Graduação em Ensino, Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2022.v12.33233

Palavras-chave:

Alfabetização científica e tecnológica, Ensino, Ambiente educativo, Formação continuada de professores

Resumo

Este artigo traz em seu bojo reflexões acerca da Alfabetização Científica e Tecnológica no âmbito da Educação Básica. Objetivou-se abordar conceitos da Alfabetização Científica e Tecnológica, tecendo relações com o ensino no contexto escolar e com a formação continuada de professores. Para tanto, este estudo, de cunho qualitativo, valendo-se de pesquisa bibliográfica, fez uso de textos de autores como Chassot (2011); Fourez (1995); Sasseron (2018); Sasseron e Carvalho (2011; 2008), entre outros. As leituras e análises enfatizam as contribuições da escola, do currículo e da prática docente como elementos oportunos para a promoção da Alfabetização Científica e Tecnológica durante o processo de escolarização dos estudantes. O presente estudo propicia também a problematização e o diálogo com todos os sujeitos educadores que vislumbram na Alfabetização Científica e Tecnológica as possibilidades de múltiplas leituras, interpretações, aprendizagens e transformações da realidade do mundo em que se vive.

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Biografia do Autor

Andreia Cristina Pontarolo Lidoino, Universidade do Vale do Taquari, Programa de Pós-Graduação em Ensino, Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil

Graduada em Pedagogia (UNIFLOR). Especialista em Neuropsicopedagogia e Educação Inclusiva (Censupeg).  Mestra em Ensino (Univates). Professora efetiva da rede estadual de ensino de Mato Grosso e na Faculdade de Alta Floresta (FAF). Publicações de artigos na área de Ensino e Educação. Experiência em atuar com formação continuada de professores para Educação Infantil, 1º ao 5º ano, com os temas: Currículo, planejamento, avaliação, transtornos e deficiências. Possui certificação de participação e ministrante em cursos, minicursos, oficinas e palestras voltados para a área de atuação da Educação Básica, Educação Especial e Ensino Superior.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4443174939100106.

Geilson de Arruda Reis, Universidade do Vale do Taquari, Programa de Pós-Graduação em Ensino, Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil

Graduado em Geografia e Pedagogia (UEMA). Especialista em Educação em Direitos Humanos (UFMA). Mestre em Ensino (Univates). Doutorando em Ensino (Univates). Integrante do grupo de pesquisa "Currículo, Espaço e Movimento" (CNPq) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino (Univates). Professor Formador da rede pública do município de Imperatriz/ MA.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1909110566580324.

Nilcéia Frausino da Silva Pinto, Universidade do Vale do Taquari, Programa de Pós-Graduação em Ensino, Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil

Graduada em LETRAS, pela Uniflor-União das Faculdades de Alta Floresta, Especialização em Educação Especial/ Educação Inclusiva pela UNEMAT Campus Universitário de Sinop/MT. Mestranda em Ensino (Univates). Autora do Livro Síndrome de Down e amor de uma mãe vencendo Barreira e Quebrando paradigmas e Acreditar e Agir. Integrante do grupo de pesquisa "Currículo, Espaço e Movimento" (CNPq) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino (Univates). Professora Formadora na rede estadual do Estado de Mato Grosso.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5325171747037626.

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Publicado

2022-04-02

Como Citar

Lidoino, A. C. P., Reis, G. de A., & Pinto, N. F. da S. (2022). A escola e suas contribuições no processo da alfabetização científica e tecnológica. Pesquisa E Debate Em Educação, 12(1), 1–16, e33233. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2022.v12.33233

Edição

Seção

Pesquisa aplicada