La escuela y sus contribuciones al proceso de alfabetización científica y tecnológica

Autores/as

  • Andreia Cristina Pontarolo Lidoino Universidade do Vale do Taquari, Programa de Pós-Graduação em Ensino, Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil
  • Geilson de Arruda Reis Universidade do Vale do Taquari, Programa de Pós-Graduação em Ensino, Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil https://orcid.org/0000-0002-8137-8544
  • Nilcéia Frausino da Silva Pinto Universidade do Vale do Taquari, Programa de Pós-Graduação em Ensino, Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2022.v12.33233

Palabras clave:

Alfabetización científica y tecnológica, Enseñando, Entorno educativo, Formación continua del profesorado

Resumen

Este artículo trae reflexiones sobre la Alfabetización Científica y Tecnológica en el contexto de la Educación Básica. El objetivo fue acercar conceptos de Alfabetización Científica y Tecnológica, tejiendo relaciones con la docencia en el contexto escolar y con la formación continua de los docentes. Por tanto, este estudio cualitativo, basado en investigaciones bibliográficas, utilizó textos de autores como Chassot (2011); Fourez (1995); Sasseron (2018); Sasseron y Carvalho (2011; 2008), entre otros. Las lecturas y análisis enfatizan los aportes de la escuela, el currículo y la práctica docente como elementos oportunos para la promoción de la Alfabetización Científica y Tecnológica durante el proceso de escolarización de los estudiantes. El presente estudio también favorece el cuestionamiento y el diálogo con todos los educadores que ven en la Alfabetización Científica y Tecnológica las posibilidades de múltiples lecturas, interpretaciones, aprendizajes y transformaciones de la realidad del mundo en que viven.

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Biografía del autor/a

Andreia Cristina Pontarolo Lidoino, Universidade do Vale do Taquari, Programa de Pós-Graduação em Ensino, Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil

Graduada em Pedagogia (UNIFLOR). Especialista em Neuropsicopedagogia e Educação Inclusiva (Censupeg).  Mestra em Ensino (Univates). Professora efetiva da rede estadual de ensino de Mato Grosso e na Faculdade de Alta Floresta (FAF). Publicações de artigos na área de Ensino e Educação. Experiência em atuar com formação continuada de professores para Educação Infantil, 1º ao 5º ano, com os temas: Currículo, planejamento, avaliação, transtornos e deficiências. Possui certificação de participação e ministrante em cursos, minicursos, oficinas e palestras voltados para a área de atuação da Educação Básica, Educação Especial e Ensino Superior.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4443174939100106.

Geilson de Arruda Reis, Universidade do Vale do Taquari, Programa de Pós-Graduação em Ensino, Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil

Graduado em Geografia e Pedagogia (UEMA). Especialista em Educação em Direitos Humanos (UFMA). Mestre em Ensino (Univates). Doutorando em Ensino (Univates). Integrante do grupo de pesquisa "Currículo, Espaço e Movimento" (CNPq) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino (Univates). Professor Formador da rede pública do município de Imperatriz/ MA.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1909110566580324.

Nilcéia Frausino da Silva Pinto, Universidade do Vale do Taquari, Programa de Pós-Graduação em Ensino, Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil

Graduada em LETRAS, pela Uniflor-União das Faculdades de Alta Floresta, Especialização em Educação Especial/ Educação Inclusiva pela UNEMAT Campus Universitário de Sinop/MT. Mestranda em Ensino (Univates). Autora do Livro Síndrome de Down e amor de uma mãe vencendo Barreira e Quebrando paradigmas e Acreditar e Agir. Integrante do grupo de pesquisa "Currículo, Espaço e Movimento" (CNPq) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino (Univates). Professora Formadora na rede estadual do Estado de Mato Grosso.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5325171747037626.

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Publicado

2022-04-02

Cómo citar

Lidoino, A. C. P., Reis, G. de A., & Pinto, N. F. da S. (2022). La escuela y sus contribuciones al proceso de alfabetización científica y tecnológica. Pesquisa E Debate Em Educação, 12(1), 1–16, e33233. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2022.v12.33233

Número

Sección

Pesquisa aplicada