Educação mediada por tecnologias digitais

novas perspectivas e desafios

Autores

  • Regina Célia Alves Cunha Instituto Tecnológico de Goiás, Faculdade Metropolitana de Anápolis, Anápolis, Goiás, Brasil https://orcid.org/0000-0002-7727-2720

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.32922

Palavras-chave:

Educação, Tecnologia, Docência

Resumo

Este ensaio propõe refletir sobre o uso das tecnologias digitais nas práticas educacionais, de modo que os participantes da escola incorporem as TICs de forma crítica e reflexiva, correlacionando-as com o contexto vivido por eles. Nele irá se discutir mediação com o uso de ferramentas digitais, com base na metodologia transdisciplinar citada pelo autor Basarab Nicolescu e o pensamento complexo proposto por Edgar Morin. Trata-se de compreender os espaços e as pessoas que integram o contexto educacional e nele considerem o uso de instrumentos digitais na mediação pedagógica dentro de cada realidade presente nos âmbitos educacionais. Diante do cenário, nota-se a necessidade de uma educação com autonomia e liberdade para o viver; escolhas e pensamentos que partem de movimentos singulares para a comunidade, no que tange à “ecologia da ação”, conceito abarcado também na obra de Morin, na qual ele explica que escolhas demandam consciência pois há um contexto onde irá ressoar e escapará de seus propósitos originais.

Palavras-chave: Educação. Tecnologia. Docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Célia Alves Cunha, Instituto Tecnológico de Goiás, Faculdade Metropolitana de Anápolis, Anápolis, Goiás, Brasil

Graduada em Psicologia (UCG). Especialista em Psicologia organizacional, gestão de pessoas e coaching pela Faculdade Católica de Anápolis. Especialista em Ensino de Língua Inglesa (UEG). Mestra em Educação. Tecnologia e Linguagem (UEG).

Currículo Lattes : http://lattes.cnpq.br/3465070137227087.

Referências

BARBOSA, Alexandre F. Pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil: TIC Kids online Brasil 2014. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2015.

BRASILAGRO. O uso da internet no Brasil cresce, e 70% da população está conectada. São Paulo: Tecnologia, informações e eventos, 2019. Disponível em:https://www.brasilagro.com.br/conteudo/uso-da-internet-no-brasil-cresce-e-70-da- populacao-esta-conectada.

CUNHA, Regina. Compreensão de uma prática pedagógica transdisciplinar: reflexões com base em cenário formativo. 2017. 134 páginas. Dissertação de Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias, Universidade Estadual de Goiás – UEG, Anápolis-GO. 2017.

FREIRE, Paulo. Política e educação: ensaios. São Paulo: Cortez, 1995.

GAJARDO, Marcela. Ivan Illich. Recife: Fundação Joaquim Nabuco; Editora Massangana, 2010.

GEERTZ, Clifford. A interpretação de culturas. Rio de janeiro: Guanabara Kogan, 1989.

MASETTO, Marcos T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006. p. 133-173.

MORAES, Maria Cândida. Novas tendências para o uso das tecnologias da informação na educação. 1998. Disponível em: http://www.edutec.net/Textos/Alia/MISC/edmcand2.htm

MORAES, Maria Cândida. Ecologia dos saberes: complexidade, transdisciplinaridade e educação: novos fundamentos para iluminar novas práticas educacionais. São Paulo: Antakarana/WWH- Willis Harman House, 2008.

MORAN, José Manuel. Mudanças na comunicação pessoal. São Paulo: Paulinas, 1998.

MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audivisuais e telemáticas. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Mrcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 12. ed. Campinas,SP: Papirus. 2006. p. 11-66.

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, S.P: Papirus, 2000.

MORIN, Edgar. Educar na era planetária – o pensamento complexo como método de aprendizagem pelo erro e incerteza humana. / Elaborado para a UNESCO por Edgar Morin, Emilio Roger Ciurana, Raul Domingo Mota; tradução sandraTrabuccoValenzuela. 2 ed. São Paulo: Cortez, Brasília, DF: UNESCO, 2007.

NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: TRIOM, 1999.

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

MANNHEIM, Karl. O problema sociológico das gerações. In: FORACCHI, Marialice M. (org.). Karl Mannheim: Sociologia. São Paulo: Ática, 1982. p. 67‐95.

SUANNO, João Henquique. A criatividade na educação infantil: um olhar complexo e transdisciplinar. In: TORRE, Saturnino de La; PUJOL, M.A., RAJADELL, N.; BORJA, M. (coords.). Innovación y creatividad (CD-ROM). Barcelona, 2010.

VALENTE, Jonas. Brasil é o quinto país em ranking de uso diário de celulares no mundo. Brasília: Agência Brasil, 2019. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2019-01/brasil-foi-5o-pais-em-ranking-de- uso-diario-de-celulares-no-mundo

VARELA, Francisco J. O caminhar faz a trilha. In: THOMPSON, William INWIN. Gaia: uma teoria do conhecimento. São Paulo: Gaia, 2000.

TORRE, Saturnino de La; MORAES, Maria Candida; TEJADA, José; PUJOL, Maria Antonia. Decálogo sobre transdisciplinaridade e ecoformação. In: TORRE, Saturnino de La; MORAES, Maria Candida; PUJOL, Maria Antonia. Transdisciplinaridade e Ecoformação: um novo olhar sobre a educação. Tradução: Suzana Vidigal. São Paulo: Triom, 2008. p. 19-61.

TOSHI, Mirza Seabra. Comunicação mediada por dispositivo indutor: elemento novo nos processos educativos. In: Didática e escola em uma sociedade complexa/ Org. José Carlos Libâneo e Marilza Vanessa Rosa Suanno. Goiânia: CEPED, 2011.

Downloads

Publicado

2021-07-20

Como Citar

Cunha, R. C. A. (2021). Educação mediada por tecnologias digitais: novas perspectivas e desafios. Pesquisa E Debate Em Educação, 11(2), 1–11, e32922. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.32922

Edição

Seção

Pesquisa aplicada