Educação mediada por tecnologias digitais

novas perspectivas e desafios

Autores

  • Regina Célia Alves Cunha Instituto Tecnológico de Goiás, Faculdade Metropolitana de Anápolis, Anápolis, Goiás, Brasil https://orcid.org/0000-0002-7727-2720

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.32922

Palavras-chave:

Educação, Tecnologia, Docência

Resumo

Este ensaio propõe refletir sobre o uso das tecnologias digitais nas práticas educacionais, de modo que os participantes da escola incorporem as TICs de forma crítica e reflexiva, correlacionando-as com o contexto vivido por eles. Nele irá se discutir mediação com o uso de ferramentas digitais, com base na metodologia transdisciplinar citada pelo autor Basarab Nicolescu e o pensamento complexo proposto por Edgar Morin. Trata-se de compreender os espaços e as pessoas que integram o contexto educacional e nele considerem o uso de instrumentos digitais na mediação pedagógica dentro de cada realidade presente nos âmbitos educacionais. Diante do cenário, nota-se a necessidade de uma educação com autonomia e liberdade para o viver; escolhas e pensamentos que partem de movimentos singulares para a comunidade, no que tange à “ecologia da ação”, conceito abarcado também na obra de Morin, na qual ele explica que escolhas demandam consciência pois há um contexto onde irá ressoar e escapará de seus propósitos originais.

Palavras-chave: Educação. Tecnologia. Docência.

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Biografia do Autor

Regina Célia Alves Cunha, Instituto Tecnológico de Goiás, Faculdade Metropolitana de Anápolis, Anápolis, Goiás, Brasil

Graduada em Psicologia (UCG). Especialista em Psicologia organizacional, gestão de pessoas e coaching pela Faculdade Católica de Anápolis. Especialista em Ensino de Língua Inglesa (UEG). Mestra em Educação. Tecnologia e Linguagem (UEG).

Currículo Lattes : http://lattes.cnpq.br/3465070137227087.

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Publicado

2021-07-20

Como Citar

Cunha, R. C. A. (2021). Educação mediada por tecnologias digitais: novas perspectivas e desafios. Pesquisa E Debate Em Educação, 11(2), 1–11, e32922. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.32922

Edição

Seção

Pesquisa aplicada