Educação mediada por tecnologias digitais
novas perspectivas e desafios
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.32922Palavras-chave:
Educação, Tecnologia, DocênciaResumo
Este ensaio propõe refletir sobre o uso das tecnologias digitais nas práticas educacionais, de modo que os participantes da escola incorporem as TICs de forma crítica e reflexiva, correlacionando-as com o contexto vivido por eles. Nele irá se discutir mediação com o uso de ferramentas digitais, com base na metodologia transdisciplinar citada pelo autor Basarab Nicolescu e o pensamento complexo proposto por Edgar Morin. Trata-se de compreender os espaços e as pessoas que integram o contexto educacional e nele considerem o uso de instrumentos digitais na mediação pedagógica dentro de cada realidade presente nos âmbitos educacionais. Diante do cenário, nota-se a necessidade de uma educação com autonomia e liberdade para o viver; escolhas e pensamentos que partem de movimentos singulares para a comunidade, no que tange à “ecologia da ação”, conceito abarcado também na obra de Morin, na qual ele explica que escolhas demandam consciência pois há um contexto onde irá ressoar e escapará de seus propósitos originais.
Palavras-chave: Educação. Tecnologia. Docência.
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