Desafios educacionais em tempos de aulas remotas
as ações do Campus Palmas do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) no período da pandemia
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2022.v12.32915Palavras-chave:
Aulas remotas, Pandemia, IFTOResumo
O objetivo do trabalho consiste em analisar os desafios e ações desenvolvidas pelo Instituto Federal do Tocantins, Campus Palmas, para continuidade dos cursos presenciais no período da pandemia da COVID-19. A metodologia utilizada foi baseada em revisão bibliográfica e documental, a primeira visando identificar o conhecimento disponível sobre o assunto, para contextualização e aprofundamento da temática, priorizando artigos científicos publicados recentemente (Adorno, 2020; Castaman; Rodrigues, 2020; Colemarx 2020; Lagares, 2020, Martins, 2020, Senhoras, 2020) e a segunda permitiu o acesso aos documentos regulamentadores, em âmbito federal e institucional (leis, portarias, decretos, editais) relacionados ao ensino em tempos de pandemia. As principais alternativas encontradas pela Instituição para minimizar os impactos da pandemia foram a adoção do ensino remoto e de ações de assistência
estudantil. No entanto, não suprem de forma completa a demanda de acesso e permanência dos discentes, exigindo constante avaliação e aprimoramento, com a participação da comunidade acadêmica.
Downloads
Referências
ADORNO, Sérgio. Desigualdade social torna o combate à COVID-19 ainda mais difícil. Disponível em: <http://agencia.fapesp.br/desigualdade-social-torna-o-combate-a-covid-19-ainda-mais-dificil/32969/>. Acesso em: 20 set. 2020.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação (CNE). Parecer sobre a reorganização dos calendários escolares e realização de atividades pedagógicas não presenciais durante o período da pandemia da COVID-19. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=144511-texto-referencia-reorganizacao-dos-calendarios-escolares-pandemia-da-covid-19&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192> Acesso em: 17 set. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Disponível em: <http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376> Acesso em: 03 set. 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. Plano de Contingência da Fiocruz diante da pandemia da doença pelo SARS-CoV-2 (Covid-19). Disponível em: <https://portal.fiocruz.br/sites/portal.fiocruz.br/files/documentos/plano_de_contigencia_covid19_fiocruzv1.4.pdf> Acesso em: 27 ago. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n° 934, de 01 de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Disponível em: <http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020-250710591> Acesso em: 03 set. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Disponível em: <http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872> Acesso em: 03 set. 2020.
CASTAMAN, Ana Sara; RODRIGUES, Ricardo Antônio. Educação a Distância na crise COVID - 19: um relato de experiência.Research, SocietyandDevelopment, v. 9, n. 6, 2020.
CASTRO, Maurílio. A pandemia do coronavírus (COVID-19) e o trabalho de assistentes sociais na saúde. Disponível em<http://www.cress-es.org.br/wp-content/uploads/2020/04/Artigo-A-pandemia-do-coronav%C3%ADrus-COVID-19-e-o-trabalho-de-assistentes-sociais-na-sa%C3%BAde-2.pdf> Acesso em 19 de junho de 2020.
CETIC. TIC Domicílios – 2019. Disponível em: <https://www.cetic.br/pt/pesquisa/domicilios/indicadores/> Acesso em: 05 de set. 2020.
COLEMARX. Em defesa da educação pública comprometida com a igualdade social: por que os trabalhadores não devem aceitar aulas remotas. Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: http://www.colemarx.com.br/wpcontent/ uploads/2020/04/Colemarx-texto-cr%C3%ADtico-EaD-2.pdf. Acesso em: 22/05/2020.
FÁVERO, Eunice. Aproximações ao contexto da pandemia, da realidade social e do exercício profissional da/o assistente social. In: PUC/SP. O exercício profissional da/o assistente social em espaços sócio-ocupacionais do sociojurídico no contexto da pandemia e do teletrabalho. Disponível em <https://www.neca.org.br/wp-content/uploads/O-exerc%C3%ADcio-profissional-do-assistente-social-em-espa%C3%A7os-socio-ocupacionais-do-Sociojur%C3%ADdico-no-contexto-da-pandemia-e-do-teletrabalho-20-05-2020.pdf> Acesso em 19 de junho de 2020.
FURTADO, Celso. Reflexões sobre a crise brasileira. In: ARBIX, Glauco; ZILBOVICIUS, Mauro; ABRAMOVAY, Ricardo. Razões e ficções do desenvolvimento. UNESP, 2001.
IFTO, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins. Portaria nº 766/2020/REI/IFTO, de 18 de agosto de 2020. Dispõe sobre orientações e procedimentos acerca das atividades de ensino, pesquisa, pós-graduação, inovação, extensão e assuntos estudantis no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins considerando a Declaração de Emergência em Saúde Pública pelo Ministério da Saúde em decorrência da infecção humana pelo novo coronavírus (Covid-19). Disponível em: < http://www.ifto.edu.br/noticias/ifto-mantem-ensino-remoto-para-o-segundo-semestre-letivo/sei_ifto-1058781-portaria.pdf> Acesso em: 27 set. 2020.
______. Portaria nº 331/2020/REI/IFTO, de 18 de março de 2020. Dispõe sobre medidas preventivas e protetivas, no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, decorrentes da Declaração de Emergência em Saúde Pública pelo Ministério da Saúde, em decorrência de infecção humana pelo novo coronavírus (COVID-19), em complemento às disposições constantes na Portaria nº 317/2020/REI/IFTO, de 13 de março de 2020, nas Instruções Normativas SGP/SEDGG nº 19, 20 e 21 de 12, 13 e 16 de março de 2020, e observados os termos da Portaria MS nº 356, de 11 de março de 2020. Disponível em: < http://www.ifto.edu.br/ifto/comite-de-risco-coronavirus/portarias> Acesso em 28 set. 2020.
______. Portaria nº 337/2020/REI/IFTO, de 18 de março de 2020. Dispõe sobre orientações e procedimentos acerca das atividades de ensino, pesquisa, pós-graduação, inovação e extensão, e de assuntos estudantis no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins decorrentes da Declaração de Emergência em Saúde Pública pelo Ministério da Saúde e situação de pandemia por infecção humana pelo novo coronavírus (Covid-19). Disponível em: < http://www.ifto.edu.br/ifto/comite-de-risco-coronavirus/portarias> Acesso em 28 set. 2020.
______. Portaria nº 317/2020/REI/IFTO, de 13 de março de 2020. Dispõe sobre as medidas preventivas e protetivas, no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, decorrentes da Declaração de Emergência em Saúde Pública pelo Ministério da Saúde, em decorrência da Infecção Humana pelo novo coronavírus (COVID-19). Disponível em: < http://www.ifto.edu.br/ifto/comite-de-risco-coronavirus/portarias/portaria-317-2020-reitoria-ifto.pdf/view> Acesso em 28 set. 2020.
_____. Edital nº 15/2020/PAL/REI/IFTO, de 09 de abril de 2020. Dispõe sobre a seleção para concessão de auxílio emergencial covid-19 do Programa Nacional de Assistência Estudantil 2020 do Campus Palmas/IFTO. Disponível em http://www.ifto.edu.br/palmas/campus-palmas/seletivos-palmas Acesso em
Disponível em acesso em 26 nov. 2020.
_____. Edital nº 29/2020/PAL/REI/IFTO, de 07 de agosto de 2020. Dispõe sobre a seleção para concessão de auxílio emergencial covid-19 do Programa Nacional de Assistência Estudantil 2020 do Campus Palmas/IFTO. Disponível em <http://www.ifto.edu.br/palmas/campus-palmas/seletivos-palmas> Acesso em 26 nov. 2020.
_____. Edital nº 40/2020/PAL/REI/IFTO, de 22 de setembro de 2020. Dispõe sobre a seleção para concessão de auxílio emergencial covid-19 da Política de Assistência Estudantil 2020 do Campus Palmas/IFTO. Disponível em <http://www.ifto.edu.br/palmas/campus-palmas/seletivos-palmas> Acesso em 26 nov. 2020.
_____. Política de Assistência Estudantil do IFTO. Aprovada pela Resolução nº 24/2020/CONSUP/IFTO, de 13 de agosto de 2020. Disponível em <http://portal.ifto.edu.br/ifto/colegiados/consup/documentos-aprovados/regulamentos/assistencia-estudantil/politica-de-assistencia-estudantil.pdf/view> Acesso em 03 dez. 2020.
_____. Relatório de Gestão do IFTO – Ano 2019. Aprovado pela Resolução n.º 35/2020/CONSUP/IFTO, de 31 de agosto de 2020. Disponível em <http://www.ifto.edu.br/ifto/colegiados/consup/documentos-aprovados/relatorios/relatorios-de-gestao/relatorio-de-gestao-2019-ifto.pdf/view> Acesso em 03 nov. 2020.
IBGE. PNAD Contínua 2018: 10% da população concentram 43,1% da massa de rendimentos do país. Disponível em <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/25700-pnad-continua-2018-10-da-populacao-concentram-43-1-da-massa-de rendimentos-do-paisAcesso em 28 nov.2020.
LAGARES, Rosilene. A educação no Tocantins no cenário da pandemia do novo coronavírus: desvelamento de desigualdades. Revista Educação Básica em Foco, Anpae, p. 1-5, 2020. Disponível em: < https://educacaobasicaemfoco.net.br/NumeroAtual/Artigos.html> Acesso em: 28 ago. 2020.
LANCET. COVID-19 in Brazil: “So what?” Disponível em <https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(20)31095-3/fulltext> Acesso em 19 de junho de 2020.
MACEDONI, Miguel Yuri; ORNELLASII Joaquim Lemos; BONFIM, Helder Freitas. COVID-19 no Brasil: o que se espera para população subalternizada? Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade - Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 01-10, jan./dez. 2020.
MARTINS, Ronei Ximenes. A Covid-19 e o fim da Educação a Distância: um ensaio.EmRede, v. 7, n. 1, p. 242-256, jan./jun. 2020
OLIVEIRA, Gilson Batista. Uma discussão sobre o conceito de desenvolvimento. Revista FAE, Curitiba, v. 5, n. 2, p. 37-48, mai/ago. 2002.
OXFAM, Brasil. A distância que nos une. Publicado em 25 de setembro de 2017. Brief Comunicação. Disponível em: <https://www.oxfam.org.br/publicacoes/> Acesso em: 03 set. 2020.
OXFAM, Brasil. Quem paga a conta?. Publicado em julho de 2020. Oxfam internacional. Disponível em: <https://www.oxfam.org.br/publicacoes/> Acesso em: 03 set. 2020.
RICUPERO, Rubens. A busca de sentido para a economia e o desenvolvimento. In: ARBIX, Glauco; ZILBOVICIUS, Mauro; ABRAMOVAY, Ricardo. Razões e ficções do desenvolvimento. UNESP, 2001.
ROSA, Thiago Mendes; GONÇALVES, Flávio Oliveira; FERNANDES, Adriana Sibicca. Estratificação socioeconômica: uma proposta a partir do consumo. 2014. Disponível em <https://www.bnb.gov.br/documents/160445/226386/ss4_mesa4_artigos2014_ESTRATIFICACAO_SOCIOECONOMICA_UMA_PROPOSTA_PARTIR_CONSUMO.pdf/fbbd77ab-e78c-4885-973f-a841a26ab49e>Acesso em 28 nov.2020
SACHS, Ignacy. Repensando o crescimento econômico e o progresso social: o âmbito da política. In: ARBIX, Glauco; ZILBOVICIUS, Mauro; ABRAMOVAY, Ricardo. Razões e ficções do desenvolvimento. UNESP, 2001.
SANTOS, Boaventura Sousa. A globalização e as ciências sociais. 2002.
SENHORAS, Elói Martins. Coronavírus e Educação: análise dos impactos assimétricos. Boletim de Conjuntura (Boca) ano II, vol. 2, n. 5, Boa Vista, 2020
SOTERO, Eliane; COUTINHO, Brenda. Memes, tecnologias e educação:‘conversas’ com professoras em tempos de pandemia. ReDoc, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 67-84, 2020. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/50564> Acesso em: 15 set. 2020.
SOUZA, Nali de Jesus de. Desenvolvimento econômico. 6ª Ed. São Paulo, Altlas, 2012.
STREETEN, Paul. Globalização: ameaça ou oportunidade?. In: ARBIX, Glauco; ZILBOVICIUS, Mauro; ABRAMOVAY, Ricardo. Razões e ficções do desenvolvimento. UNESP, 2001.
UNESCO. Educação: da interrupção à recuperação. Disponível em <https://pt.unesco.org/covid19/educationresponse> Acesso em 21 de junho de 2020.
VIEIRA, Edson Trajano; SANTOS, Moacir José dos. Desenvolvimento econômico regional – uma revisão história e teórica. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, Taubaté – SP, v. 8, n. 2, p. 344-369, mai,-ago. 2012.