Desafios educacionais em tempos de aulas remotas

as ações do Campus Palmas do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) no período da pandemia

Autores

  • Cássia Araújo Moraes Braga Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil https://orcid.org/0000-0002-2804-8546
  • Patrícia Aguiar Tavares Universidade Federal do Maranhão, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas, São Luís, Maranhão, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-9444.2022.v12.32915

Palavras-chave:

Aulas remotas, Pandemia, IFTO

Resumo

O objetivo do trabalho consiste em analisar os desafios e ações desenvolvidas pelo Instituto Federal do Tocantins, Campus Palmas, para continuidade dos cursos presenciais no período da pandemia da COVID-19. A metodologia utilizada foi baseada em revisão bibliográfica e documental, a primeira visando identificar o conhecimento disponível sobre o assunto, para contextualização e aprofundamento da temática, priorizando artigos científicos publicados recentemente (Adorno, 2020; Castaman; Rodrigues, 2020; Colemarx 2020; Lagares, 2020, Martins, 2020, Senhoras, 2020) e a segunda permitiu o acesso aos documentos regulamentadores, em âmbito federal e institucional (leis, portarias, decretos, editais) relacionados ao ensino em tempos de pandemia. As principais alternativas encontradas pela Instituição para minimizar os impactos da pandemia foram a adoção do ensino remoto e de ações de assistência
estudantil. No entanto, não suprem de forma completa a demanda de acesso e permanência dos discentes, exigindo constante avaliação e aprimoramento, com a participação da comunidade acadêmica. 

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Biografia do Autor

Cássia Araújo Moraes Braga, Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil

Graduada em Serviço Social (UFT). Especialista em Gestão Pública e Sociedade (UFT). Mestra em Desenvolvimento Regional (UFT). Doutoranda em Desenvolvimento Regional (UFT). Assistente Social no Instituto Federal do Tocantins (IFTO). 

Patrícia Aguiar Tavares, Universidade Federal do Maranhão, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas, São Luís, Maranhão, Brasil

Graduada em Serviço Social (UFMA). Especialista em Educação Pobreza e Desigualdade Social (UFT). Mestra em Desenvolvimento Regional (UFT). Doutoranda em Políticas Públicas (UFMA). Assistente Social no Ministério Público do Maranhão (MPE-MA).

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Publicado

2022-09-01

Como Citar

Braga, C. A. M., & Tavares, P. A. (2022). Desafios educacionais em tempos de aulas remotas: as ações do Campus Palmas do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) no período da pandemia. Pesquisa E Debate Em Educação, 12(2), 1–16, e32915. https://doi.org/10.34019/2237-9444.2022.v12.32915

Edição

Seção

Pesquisa aplicada