Retos educativos en tiempos de clases a distancia:
acciones del Campus Palmas del Instituto Federal de Tocantins (IFTO) en periodo de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2022.v12.32915Palabras clave:
Clases remotas, Pandemia, IFTOResumen
El objetivo de este trabajo es analizar los retos y acciones desarrolladas por el Instituto Federal de Tocantins, Campus Palmas, para continuar los cursos presenciales en el periodo de pandemia de covid-19. La metodología utilizada se basó en una revisión bibliográfica y documental, la primera con el objetivo de identificar el conocimiento disponible
sobre el tema, para la contextualización y profundización del tema, priorizando los artículos científicos recientemente publicados (Adorno, 2020; Castamán; Rodrigues, 2020; Colemarx 2020; Lagares, 2020, Martins, 2020, Damas, 2020) y
el segundo permitió el acceso a documentos normativos, a nivel federal e institucional (leyes, ordenanzas, decretos, edictos) relacionados con la docencia en tiempos de pandemia. Las principales alternativas encontradas por la Institución para minimizar los impactos de la pandemia fueron la adopción de acciones de educación a distancia y
asistencia estudiantil. Sin embargo, no satisfacen completamente la demanda de acceso y permanencia de los estudiantes, lo que requiere una evaluación y mejora constantes, con la participación de la comunidad académica.
Descargas
Citas
ADORNO, Sérgio. Desigualdade social torna o combate à COVID-19 ainda mais difícil. Disponível em: <http://agencia.fapesp.br/desigualdade-social-torna-o-combate-a-covid-19-ainda-mais-dificil/32969/>. Acesso em: 20 set. 2020.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação (CNE). Parecer sobre a reorganização dos calendários escolares e realização de atividades pedagógicas não presenciais durante o período da pandemia da COVID-19. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=144511-texto-referencia-reorganizacao-dos-calendarios-escolares-pandemia-da-covid-19&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192> Acesso em: 17 set. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Disponível em: <http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376> Acesso em: 03 set. 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. Plano de Contingência da Fiocruz diante da pandemia da doença pelo SARS-CoV-2 (Covid-19). Disponível em: <https://portal.fiocruz.br/sites/portal.fiocruz.br/files/documentos/plano_de_contigencia_covid19_fiocruzv1.4.pdf> Acesso em: 27 ago. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n° 934, de 01 de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Disponível em: <http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020-250710591> Acesso em: 03 set. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Disponível em: <http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872> Acesso em: 03 set. 2020.
CASTAMAN, Ana Sara; RODRIGUES, Ricardo Antônio. Educação a Distância na crise COVID - 19: um relato de experiência.Research, SocietyandDevelopment, v. 9, n. 6, 2020.
CASTRO, Maurílio. A pandemia do coronavírus (COVID-19) e o trabalho de assistentes sociais na saúde. Disponível em<http://www.cress-es.org.br/wp-content/uploads/2020/04/Artigo-A-pandemia-do-coronav%C3%ADrus-COVID-19-e-o-trabalho-de-assistentes-sociais-na-sa%C3%BAde-2.pdf> Acesso em 19 de junho de 2020.
CETIC. TIC Domicílios – 2019. Disponível em: <https://www.cetic.br/pt/pesquisa/domicilios/indicadores/> Acesso em: 05 de set. 2020.
COLEMARX. Em defesa da educação pública comprometida com a igualdade social: por que os trabalhadores não devem aceitar aulas remotas. Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: http://www.colemarx.com.br/wpcontent/ uploads/2020/04/Colemarx-texto-cr%C3%ADtico-EaD-2.pdf. Acesso em: 22/05/2020.
FÁVERO, Eunice. Aproximações ao contexto da pandemia, da realidade social e do exercício profissional da/o assistente social. In: PUC/SP. O exercício profissional da/o assistente social em espaços sócio-ocupacionais do sociojurídico no contexto da pandemia e do teletrabalho. Disponível em <https://www.neca.org.br/wp-content/uploads/O-exerc%C3%ADcio-profissional-do-assistente-social-em-espa%C3%A7os-socio-ocupacionais-do-Sociojur%C3%ADdico-no-contexto-da-pandemia-e-do-teletrabalho-20-05-2020.pdf> Acesso em 19 de junho de 2020.
FURTADO, Celso. Reflexões sobre a crise brasileira. In: ARBIX, Glauco; ZILBOVICIUS, Mauro; ABRAMOVAY, Ricardo. Razões e ficções do desenvolvimento. UNESP, 2001.
IFTO, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins. Portaria nº 766/2020/REI/IFTO, de 18 de agosto de 2020. Dispõe sobre orientações e procedimentos acerca das atividades de ensino, pesquisa, pós-graduação, inovação, extensão e assuntos estudantis no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins considerando a Declaração de Emergência em Saúde Pública pelo Ministério da Saúde em decorrência da infecção humana pelo novo coronavírus (Covid-19). Disponível em: < http://www.ifto.edu.br/noticias/ifto-mantem-ensino-remoto-para-o-segundo-semestre-letivo/sei_ifto-1058781-portaria.pdf> Acesso em: 27 set. 2020.
______. Portaria nº 331/2020/REI/IFTO, de 18 de março de 2020. Dispõe sobre medidas preventivas e protetivas, no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, decorrentes da Declaração de Emergência em Saúde Pública pelo Ministério da Saúde, em decorrência de infecção humana pelo novo coronavírus (COVID-19), em complemento às disposições constantes na Portaria nº 317/2020/REI/IFTO, de 13 de março de 2020, nas Instruções Normativas SGP/SEDGG nº 19, 20 e 21 de 12, 13 e 16 de março de 2020, e observados os termos da Portaria MS nº 356, de 11 de março de 2020. Disponível em: < http://www.ifto.edu.br/ifto/comite-de-risco-coronavirus/portarias> Acesso em 28 set. 2020.
______. Portaria nº 337/2020/REI/IFTO, de 18 de março de 2020. Dispõe sobre orientações e procedimentos acerca das atividades de ensino, pesquisa, pós-graduação, inovação e extensão, e de assuntos estudantis no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins decorrentes da Declaração de Emergência em Saúde Pública pelo Ministério da Saúde e situação de pandemia por infecção humana pelo novo coronavírus (Covid-19). Disponível em: < http://www.ifto.edu.br/ifto/comite-de-risco-coronavirus/portarias> Acesso em 28 set. 2020.
______. Portaria nº 317/2020/REI/IFTO, de 13 de março de 2020. Dispõe sobre as medidas preventivas e protetivas, no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, decorrentes da Declaração de Emergência em Saúde Pública pelo Ministério da Saúde, em decorrência da Infecção Humana pelo novo coronavírus (COVID-19). Disponível em: < http://www.ifto.edu.br/ifto/comite-de-risco-coronavirus/portarias/portaria-317-2020-reitoria-ifto.pdf/view> Acesso em 28 set. 2020.
_____. Edital nº 15/2020/PAL/REI/IFTO, de 09 de abril de 2020. Dispõe sobre a seleção para concessão de auxílio emergencial covid-19 do Programa Nacional de Assistência Estudantil 2020 do Campus Palmas/IFTO. Disponível em http://www.ifto.edu.br/palmas/campus-palmas/seletivos-palmas Acesso em
Disponível em acesso em 26 nov. 2020.
_____. Edital nº 29/2020/PAL/REI/IFTO, de 07 de agosto de 2020. Dispõe sobre a seleção para concessão de auxílio emergencial covid-19 do Programa Nacional de Assistência Estudantil 2020 do Campus Palmas/IFTO. Disponível em <http://www.ifto.edu.br/palmas/campus-palmas/seletivos-palmas> Acesso em 26 nov. 2020.
_____. Edital nº 40/2020/PAL/REI/IFTO, de 22 de setembro de 2020. Dispõe sobre a seleção para concessão de auxílio emergencial covid-19 da Política de Assistência Estudantil 2020 do Campus Palmas/IFTO. Disponível em <http://www.ifto.edu.br/palmas/campus-palmas/seletivos-palmas> Acesso em 26 nov. 2020.
_____. Política de Assistência Estudantil do IFTO. Aprovada pela Resolução nº 24/2020/CONSUP/IFTO, de 13 de agosto de 2020. Disponível em <http://portal.ifto.edu.br/ifto/colegiados/consup/documentos-aprovados/regulamentos/assistencia-estudantil/politica-de-assistencia-estudantil.pdf/view> Acesso em 03 dez. 2020.
_____. Relatório de Gestão do IFTO – Ano 2019. Aprovado pela Resolução n.º 35/2020/CONSUP/IFTO, de 31 de agosto de 2020. Disponível em <http://www.ifto.edu.br/ifto/colegiados/consup/documentos-aprovados/relatorios/relatorios-de-gestao/relatorio-de-gestao-2019-ifto.pdf/view> Acesso em 03 nov. 2020.
IBGE. PNAD Contínua 2018: 10% da população concentram 43,1% da massa de rendimentos do país. Disponível em <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/25700-pnad-continua-2018-10-da-populacao-concentram-43-1-da-massa-de rendimentos-do-paisAcesso em 28 nov.2020.
LAGARES, Rosilene. A educação no Tocantins no cenário da pandemia do novo coronavírus: desvelamento de desigualdades. Revista Educação Básica em Foco, Anpae, p. 1-5, 2020. Disponível em: < https://educacaobasicaemfoco.net.br/NumeroAtual/Artigos.html> Acesso em: 28 ago. 2020.
LANCET. COVID-19 in Brazil: “So what?” Disponível em <https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(20)31095-3/fulltext> Acesso em 19 de junho de 2020.
MACEDONI, Miguel Yuri; ORNELLASII Joaquim Lemos; BONFIM, Helder Freitas. COVID-19 no Brasil: o que se espera para população subalternizada? Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade - Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 01-10, jan./dez. 2020.
MARTINS, Ronei Ximenes. A Covid-19 e o fim da Educação a Distância: um ensaio.EmRede, v. 7, n. 1, p. 242-256, jan./jun. 2020
OLIVEIRA, Gilson Batista. Uma discussão sobre o conceito de desenvolvimento. Revista FAE, Curitiba, v. 5, n. 2, p. 37-48, mai/ago. 2002.
OXFAM, Brasil. A distância que nos une. Publicado em 25 de setembro de 2017. Brief Comunicação. Disponível em: <https://www.oxfam.org.br/publicacoes/> Acesso em: 03 set. 2020.
OXFAM, Brasil. Quem paga a conta?. Publicado em julho de 2020. Oxfam internacional. Disponível em: <https://www.oxfam.org.br/publicacoes/> Acesso em: 03 set. 2020.
RICUPERO, Rubens. A busca de sentido para a economia e o desenvolvimento. In: ARBIX, Glauco; ZILBOVICIUS, Mauro; ABRAMOVAY, Ricardo. Razões e ficções do desenvolvimento. UNESP, 2001.
ROSA, Thiago Mendes; GONÇALVES, Flávio Oliveira; FERNANDES, Adriana Sibicca. Estratificação socioeconômica: uma proposta a partir do consumo. 2014. Disponível em <https://www.bnb.gov.br/documents/160445/226386/ss4_mesa4_artigos2014_ESTRATIFICACAO_SOCIOECONOMICA_UMA_PROPOSTA_PARTIR_CONSUMO.pdf/fbbd77ab-e78c-4885-973f-a841a26ab49e>Acesso em 28 nov.2020
SACHS, Ignacy. Repensando o crescimento econômico e o progresso social: o âmbito da política. In: ARBIX, Glauco; ZILBOVICIUS, Mauro; ABRAMOVAY, Ricardo. Razões e ficções do desenvolvimento. UNESP, 2001.
SANTOS, Boaventura Sousa. A globalização e as ciências sociais. 2002.
SENHORAS, Elói Martins. Coronavírus e Educação: análise dos impactos assimétricos. Boletim de Conjuntura (Boca) ano II, vol. 2, n. 5, Boa Vista, 2020
SOTERO, Eliane; COUTINHO, Brenda. Memes, tecnologias e educação:‘conversas’ com professoras em tempos de pandemia. ReDoc, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 67-84, 2020. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/50564> Acesso em: 15 set. 2020.
SOUZA, Nali de Jesus de. Desenvolvimento econômico. 6ª Ed. São Paulo, Altlas, 2012.
STREETEN, Paul. Globalização: ameaça ou oportunidade?. In: ARBIX, Glauco; ZILBOVICIUS, Mauro; ABRAMOVAY, Ricardo. Razões e ficções do desenvolvimento. UNESP, 2001.
UNESCO. Educação: da interrupção à recuperação. Disponível em <https://pt.unesco.org/covid19/educationresponse> Acesso em 21 de junho de 2020.
VIEIRA, Edson Trajano; SANTOS, Moacir José dos. Desenvolvimento econômico regional – uma revisão história e teórica. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, Taubaté – SP, v. 8, n. 2, p. 344-369, mai,-ago. 2012.