Reformas curriculares em contexto de influência e de produção de texto
proposições para o ensino de ciências no ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.34019/2237-9444.2019.v9.31133Palavras-chave:
Reformas curriculares, Ensino Médio, Cíclo de Políticas, Ensino de Ciências, Integração curricularResumo
Este trabalho faz parte de uma pesquisa de mestrado e tem como objetivo analisar o movimento das reformas curriculares para o Ensino Médio, após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN/96, nos contextos de influência e de produção de texto, de modo a problematizar, na área de Ciências da Natureza, o princípio de integração curricular ao contexto da prática. A análise documental aponta que as políticas curriculares são constituídas por diferentes agendas nacionais e internacionais em relações híbridas de cunho global com proposições e princípios pedagógicos que fundamentam o pensamento neoliberal, ao passo que, a integração curricular tem se mostrado fragilizada.